Área: Português |
Objetivos
- Identificar, em textos, vários elementos estruturais da descrição.
Introdução
Pergunte aos alunos: Vocês já visitaram uma estação de trem? Lembram-se do cheiro? Da iluminação? Havia um relógio no final do corredor? E o piso? Rangia a seus pés ou era ladrilhado? Um bom observador descreve bem o que viu e o que vê. Vocês se consideram bons observadores?
Pergunte aos alunos: Vocês já visitaram uma estação de trem? Lembram-se do cheiro? Da iluminação? Havia um relógio no final do corredor? E o piso? Rangia a seus pés ou era ladrilhado? Um bom observador descreve bem o que viu e o que vê. Vocês se consideram bons observadores?
- Ler o texto com os alunos e acentuar as características descritivas. Comentar o poder da industrialização versus as atividades manuais.
- Pedir aos alunos que encontrem no texto o momento em que o autor descreve o processo de produção da farinha de mandioca. Pedir que, oralmente, um deles reproduza para a classe o trecho solicitado e diga os detalhes dessa tarefa.
- Informar que é pela faculdade da observação que distinguimos as características particulares do que observamos. Traduzir essas imagens em palavras é descrever.
- Não é, pois, importante – na descrição – enumerar todos os detalhes, mas, sim, fixar as características distintivas do ser ou da realidade descrita.
- No trecho destacado, o autor diz: “O momento mais alegre da farinhada é a roda das raspadeiras da mandioca”. Ao proceder assim, faz uma descrição SUBJETIVA, pois deixa entrever suas impressões, sensações despertadas pela realidade que descreve.
- Pedir que descrevam o processo usado no preparo do tucupi.
- Pedir que retirem do texto a descrição do preparo da goma para roupas.
- Para que a descrição não se torne cópia cansativa da realidade, o autor pode destacar os cheiros, as cores, as sensações, os barulhos, as formas por meio da escolha de um vocabulário expressivo, capaz de levar o leitor a formar uma imagem da realidade descrita. É preciso que o autor escolha cuidadosamente as palavras, de modo a provocar no leitor impressões sensoriais que o façam, de fato, “sentir” a realidade descrita.
- Pedir que os alunos escrevam um texto incluindo suas impressões sensoriais.
- Pedir aos alunos que descrevam uma cena de carnaval de rua. Solicitar que destaquem o que ouvem, o que vêem, o que sentem, se há instrumentos musicais, o que se destaca em cores e formas, os movimentos, os silêncios e os barulhos...
Tempo sugerido: 4 horas
Resultado esperado: Ampliação da capacidade de descrever objetiva e subjetivamente.
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