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Área: Português



Atividade: Receita poética

Objetivos
  • Transformar texto instrucional em poema.
Introdução
Você sabe a receita para formar um péssimo cidadão? Quantas xícaras de desrespeito são necessárias? Quantos gramas de preconceito? Quantas colheres de má educação?

  1. Ler as receitas com os alunos. Verificar quais conhecem e quais desconhecem. Quem já saboreou as receitas pode comentar o que achou. Se alguém souber fazer uma delas, pode-se solicitar à classe os ingredientes e, num dia especial, prová-la, num jantar coletivo.
  2. Mostrar que as receitas são textos instrucionais, que precisam ser cuidadosamente ordenados, para evitar erros na execução da tarefa.
  3. Ler com os alunos, na íntegra, o texto Feijoada à minha moda, de Vinícius de Moraes (facilmente encontrado na Internet). Estes são alguns fragmentos: Feijoada à Minha Moda (Melhor do que nunca!) este poeta/ Segundo manda a boa ética/ Envia-lhe a receita (poética)/ De sua feijoada completa/ Em atenção ao adiantado/ Da hora em que abrimos o olho/ O feijão deve, já catado/ Nos esperar, feliz, de molho/ E a cozinheira, por respeito/ À nossa mestria na arte/ Já deve ter tacado peito/ E preparado e posto à parte/ Os elementos componentes/ De um saboroso refogado/ Tais: cebolas, tomates, dentes/ De alho — e o que mais for azado.
  4. Ler, também, a receita de Vatapá, criada por Dorival Caymmy: “Quem quiser vatapá, que procure fazer. Primeiro o fubá, depois o dendê, procure uma nega baiana. Que saiba mexer” (também facilmente encontrável na Internet).
  5. Pedir aos alunos que, como fizeram Vinícius e Caymmi, criem uma “receita poética” a partir das receitas lidas ou outras, à vontade.
  6. Num segundo momento, pedir que criem receitas para formar “um bom cidadão”, “um excelente presidente de empresa”, etc.
Tempo sugerido: 3 horas

Resultados esperados: Ampliação da capacidade de escrever textos em diversos registros e gêneros.

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