Área: Português |
Atividade: Receita poética
Objetivos
- Transformar texto instrucional em poema.
Introdução
Você sabe a receita para formar um péssimo cidadão? Quantas xícaras de desrespeito são necessárias? Quantos gramas de preconceito? Quantas colheres de má educação?
Você sabe a receita para formar um péssimo cidadão? Quantas xícaras de desrespeito são necessárias? Quantos gramas de preconceito? Quantas colheres de má educação?
- Ler as receitas com os alunos. Verificar quais conhecem e quais desconhecem. Quem já saboreou as receitas pode comentar o que achou. Se alguém souber fazer uma delas, pode-se solicitar à classe os ingredientes e, num dia especial, prová-la, num jantar coletivo.
- Mostrar que as receitas são textos instrucionais, que precisam ser cuidadosamente ordenados, para evitar erros na execução da tarefa.
- Ler com os alunos, na íntegra, o texto Feijoada à minha moda, de Vinícius de Moraes (facilmente encontrado na Internet). Estes são alguns fragmentos: Feijoada à Minha Moda (Melhor do que nunca!) este poeta/ Segundo manda a boa ética/ Envia-lhe a receita (poética)/ De sua feijoada completa/ Em atenção ao adiantado/ Da hora em que abrimos o olho/ O feijão deve, já catado/ Nos esperar, feliz, de molho/ E a cozinheira, por respeito/ À nossa mestria na arte/ Já deve ter tacado peito/ E preparado e posto à parte/ Os elementos componentes/ De um saboroso refogado/ Tais: cebolas, tomates, dentes/ De alho — e o que mais for azado.
- Ler, também, a receita de Vatapá, criada por Dorival Caymmy: “Quem quiser vatapá, que procure fazer. Primeiro o fubá, depois o dendê, procure uma nega baiana. Que saiba mexer” (também facilmente encontrável na Internet).
- Pedir aos alunos que, como fizeram Vinícius e Caymmi, criem uma “receita poética” a partir das receitas lidas ou outras, à vontade.
- Num segundo momento, pedir que criem receitas para formar “um bom cidadão”, “um excelente presidente de empresa”, etc.
Tempo sugerido: 3 horas
Resultados esperados: Ampliação da capacidade de escrever textos em diversos registros e gêneros.
Comentários
Postar um comentário