Área: Português |
Atividade: Teatro em sala de aula
Objetivos
- Estimular a criatividade, o interesse e o espírito crítico; incentivar a leitura, a expressão oral e a integração da classe.
Introdução
Você já pensou em representar? Ou prefere criar cenários ou figurinos para uma peça de teatro? Gostaria de dirigir atores? Iluminar? Há espaço para esses trabalhadores no mundo mágico do teatro.
Ler o texto com os alunos e acentuar as características dramáticas obtidas pela descrição e narração das cenas. Discutir o texto: quem é o autor, em que época o texto foi escrito, quando foi editado e por quem, quem são as personagens principais, que problemas enfrentam, como se desenvolve o enredo, que temas abordam, entre outras questões.
Você já pensou em representar? Ou prefere criar cenários ou figurinos para uma peça de teatro? Gostaria de dirigir atores? Iluminar? Há espaço para esses trabalhadores no mundo mágico do teatro.
Ler o texto com os alunos e acentuar as características dramáticas obtidas pela descrição e narração das cenas. Discutir o texto: quem é o autor, em que época o texto foi escrito, quando foi editado e por quem, quem são as personagens principais, que problemas enfrentam, como se desenvolve o enredo, que temas abordam, entre outras questões.
- Dê noções gerais de teatro: pergunte aos alunos como seria o cenário em que as ações se dão. Como fariam para reproduzi-la em um espaço como a sala de aula? Informar que essa é uma atribuição do cenografista. Haveria música de fundo? De que tipo? Haveria ruídos? Essa seria a função do sonoplasta. Como os atores se vestiriam? Essa seria a ação do figurinista. A luz seria normal ou ganharia tons diferenciados para cada personagem? Essa é a atribuição do iluminador. Como ficariam os atores no espaço cênico? De pé? Em semicírculo? Ressaltar que esse é o papel do diretor.
- Escolha alunos para representarem as diversas personagens. Peça aos alunos que leiam o texto e, durante a leitura, imaginem como as cenas se realizariam num palco (cenário, luz, figurino, música...).
- Verificar se há interesse da sala em “montar” o texto. Em caso positivo, escolha os atores e os auxiliares técnicos. Designe um diretor para conduzir os ensaios.
- Peça a um grupo que confeccione os convites para a peça, com ilustrações ligadas ao tema da encenação. Peça-lhes que façam rigorosa revisão do texto.
- Peça a outro grupo que confeccione cartazes para serem espalhados na escola. O importante é aguçar a curiosidade do eventual público.
Tempo sugerido: 10 horas
Resultados esperados: Ampliar a capacidade de exprimir-se oralmente e por escrito.
Comentários
Postar um comentário