Área: Português |
Atividade: Entrevista - elementos conceituais e afetivos do sentido
Objetivos
- Desenvolver a comunicação escrita, oral e exercitar a criatividade.
Você sabe qual é a verdadeira maionese? Quem é que tem energia que dá gosto? Você contrataria alguém que não fosse uma Brastemp para um trabalho muito bem remunerado?
- Atividades de pré-leitura.
- Perguntar aos alunos o que sabem sobre a vida de Machado de Assis. Explorar os aparentes problemas do autor: ser negro, pobre, gago e epilético. Realçar suas qualidades de escritor.
- Pedir aos alunos que respondam às questões da Introdução. Ressaltar que o slogan apela diretamente às paixões, aos sentimentos, ao entusiasmo por uma idéia ou produto. Rememorar slogans famosos citando só o início. Ex.: Tomou ....... (Doril) a dor sumiu. Indagar o porquê de terem na memória tais slogans e qual o efeito pretendido por eles (dar valor de verdade).
- Atividades de leitura.
- Ler o texto e comentar com os alunos a força das campanhas publicitárias. Perguntar o que vendem as campanhas de vacinação (saúde), de doações para crianças carentes (solidariedade). Destacar que o preconceito impede muito cidadão de encontrar um trabalho.
- Mostrar que a publicidade vende não só produtos, mas também pessoas e idéias.
- Atividades de produção de texto (oral e escrito).
- Organizar grupos para que criem, nos moldes da campanha proposta no texto, slogans e frases publicitárias para demover o preconceito e incitar os empresários a contratarem: jovens inexperientes; mulheres casadas; pessoas com dificuldades visuais ou motoras; pessoas com mais de 60 anos.
- Fazer, com os alunos, criteriosa revisão dos textos e estudar com eles uma forma de expor os cartazes criados.
- Entrevista: o objetivo é que o aluno se expresse oralmente com clareza e responda a perguntas sobre determinado tema.
- Alguns alunos verão os seguintes papéis: idoso, deficiente visual, mulher grávida e outros a critério do professor. Deverão provar aos empregadores que seria vantajoso empregá-los para a função de "telefonista".
- Alguns alunos viverão os "empregadores". Deverão traçar um perfil dos profissionais que querem contratar e elaborar perguntas para verificar a aptidão dos candidatos.
- Determinar as regras e montar o cenário. A classe observa.
Tempo sugerido: 4 horas
Resultados esperados:
fluência na oralidade,criticidade e criatividade na escrita.
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