Pular para o conteúdo principal


Área: Português



Atividade: Entrevista - elementos conceituais e afetivos do sentido


Objetivos
  • Desenvolver a comunicação escrita, oral e exercitar a criatividade.
Introdução
Você sabe qual é a verdadeira maionese? Quem é que tem energia que dá gosto? Você contrataria alguém que não fosse uma Brastemp para um trabalho muito bem remunerado?


  1. Atividades de pré-leitura.
    1. Perguntar aos alunos o que sabem sobre a vida de Machado de Assis. Explorar os aparentes problemas do autor: ser negro, pobre, gago e epilético. Realçar suas qualidades de escritor.
    2. Pedir aos alunos que respondam às questões da Introdução. Ressaltar que o slogan apela diretamente às paixões, aos sentimentos, ao entusiasmo por uma idéia ou produto. Rememorar slogans famosos citando só o início. Ex.: Tomou ....... (Doril) a dor sumiu. Indagar o porquê de terem na memória tais slogans e qual o efeito pretendido por eles (dar valor de verdade).
  2. Atividades de leitura.
    1. Ler o texto e comentar com os alunos a força das campanhas publicitárias. Perguntar o que vendem as campanhas de vacinação (saúde), de doações para crianças carentes (solidariedade). Destacar que o preconceito impede muito cidadão de encontrar um trabalho.
    2. Mostrar que a publicidade vende não só produtos, mas também pessoas e idéias.
  3. Atividades de produção de texto (oral e escrito).
    1. Organizar grupos para que criem, nos moldes da campanha proposta no texto, slogans e frases publicitárias para demover o preconceito e incitar os empresários a contratarem: jovens inexperientes; mulheres casadas; pessoas com dificuldades visuais ou motoras; pessoas com mais de 60 anos.
    2. Fazer, com os alunos, criteriosa revisão dos textos e estudar com eles uma forma de expor os cartazes criados.
  4. Entrevista: o objetivo é que o aluno se expresse oralmente com clareza e responda a perguntas sobre determinado tema.
    1. Alguns alunos verão os seguintes papéis: idoso, deficiente visual, mulher grávida e outros a critério do professor. Deverão provar aos empregadores que seria vantajoso empregá-los para a função de "telefonista".
    2. Alguns alunos viverão os "empregadores". Deverão traçar um perfil dos profissionais que querem contratar e elaborar perguntas para verificar a aptidão dos candidatos.
    3. Determinar as regras e montar o cenário. A classe observa.
Tempo sugerido: 4 horas

Resultados esperados:
fluência na oralidade,criticidade e criatividade na escrita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...