Área: Português |
Atividade: Influência africana na língua portuguesa e características ortográficas
Objetivos
- Conhecer as contribuições africanas para a língua portuguesa, reconhecer alguns vocábulos herdados e seu significado.
A necessidade de braços que trabalhassem a terra trouxe ao Brasil, logo depois do descobrimento, os negros do grupo guineano-sudanês (Guiné e Sudão Oriental) e banto (África Austral). Das línguas que falavam destacam-se o nagô ou ioruba (grupo sudanês), que se irradiou na Bahia, e o quimbundo (grupo banto) difundido em Pernambuco e outros estados do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
- Atividades de leitura. Discutir o texto com os alunos e explorar as características dos grupos e sua importância para a cultura nacional.
- Reconhecimento e ampliação do vocabulário:
- Informar aos alunos que o português do Brasil incorporou muitos vocábulos das línguas africanas. Para testar o conhecimento prévio (e informar), perguntar se conhecem alguns nomes (sugere-se que o professor escreva-os no quadro, pois a próxima atividade recuperará algumas dessas palavras):
- geográficos (Caxambu, Quilombo);
- que designam divindades, crendices, práticas rituais (Exu, Iemanjá, Ogum, Orixá, Xangô, candomblê, macumba, mandinga);
- de danças e instrumentos musicais (batuque, lundu, maracatu, samba, agogô, afoiê, berimbau, canzá);
- de alimentos, iguarias, bebidas (abará, acarajé, angu, mugunzá, vatapá, cachaça, quitute);
- de animais, aves, insetos: (caxinguelê, camundongo, marimbondo);
- árvores, plantas, legumes, frutas (dendê, inhame, chuchu, jiló, quiabo);
- doenças, estados de alma (calombo, cachumba, cafife, banzo);
- objetos de uso, enfeites, vestes (cachimbo, carimbo, gongá, miçanga).
- edir aos alunos que criem "verbetes de dicionário" para tornar público o significado das seguintes palavras de origem africana (os alunos usarão seu conhecimento prévio e pesquisa):
Exemplo: angu - massa de farinha de trigo, mandioca ou arroz. cachaça (aguardente); dendê (fruto do dendezeiro); maracatu (cortejo carnavalesco); cafuné (carinho na cabeça); canjerê (feitiço, bruxaria); caxumba (doença das glândulas falias); fubá (farinha de milho); quitute (comida fina, iguaria delicada); senzala (alojamento de escravos).
Materiais indicados: dicionários.
Tempo sugerido: 2 horas
Tempo sugerido: 2 horas
Resultados esperados:
Ampliação do vocabulário.
Comentários
Postar um comentário