Pular para o conteúdo principal
rea: Português



Atividade: Criação de uma reportagem
Objetivos
  • Conhecer a estrutura da reportagem e desenvolver a capacidade de escrita no nível culto da linguagem.
Introdução
A publicação de uma reportagem implica trabalho de pesquisa, capacidade de seleção de informações e de organização textual.


  1. Atividades de pré-leitura. Perguntar aos alunos o que entendem por “reportagem”. Solicitar que exponham algumas que viram na TV e acharam interessante. Pedir que falem a respeito de reportagens lidas em revistas ou jornais.
  2. Atividades de leitura.
    1. Pedir à classe que leia o texto. Depois, por meio de perguntas, permitir que os alunos percebam a estrutura de uma reportagem: Do que trata o texto? Qual é o título? Há subtítulo? De onde foi retirado o texto? No corpo do texto, quantos subtítulos há? Quais são? Que pessoas são citadas no texto? Por quê? Que informações interessantes o texto trouxe para você?
    2. Dizer aos alunos que o texto tem a estrutura de uma reportagem. Perguntar se notam diferença entre notícia e reportagem. A notícia, normalmente, é mais curta e comporta temas atuais. A reportagem pode tratar de algo que já exista há algum tempo, mas que, por ser interessante, merece uma matéria.
  3. 3. Atividades de produção de texto.
    1. Escolher um tema e um assunto que envolva algo ou alguém da comunidade e montar uma reportagem.
    2. Dividir a sala em grupos e atribuir tarefas: entrevista, coleta de dados, divisão do assunto em pequenos temas, redação de cada um desses temas, revisão geral do texto produzido, ilustração, criação de título e subtítulos.
    3. Depois de pronta e revista, a reportagem pode ser copiada para distribuição entre colegas de outras salas; pode ser afixada no mural da escola, publicada em blogs pessoais ou sites, pode ser enviada para o jornal da cidade ou da escola.
Tempo sugerido: 12 horas

Resultados esperados:
Trabalhar com diversos gêneros textuais é objetivo do ensino de línguas. No caso, o aluno, além da produção de reportagem, é encaminhado para a pesquisa, reconhecimento da estrutura do texto, necessidade de escolher um registro lingüístico adequado e, ainda, de compromissar-se para a boa produção textual.

Dicas do professor:
Como usar outras linguagens em sala de aula, de Beatriz Marcondes et alii (Contexto).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...