Pular para o conteúdo principal


Área: Português



Atividade: Características do texto biográfico
Objetivos
  • Ampliar a capacidade de pesquisa, seleção e ordenação de dados para redação de biografia.
Introdução
A atividade pretende que o aluno ganhe autonomia e confiança para ampliar conhecimentos sobre um determinado tema ou pessoa e que entenda a necessidade de um trabalho organizado para a realização desse objetivo.


  1. Atividades de pré-leitura. Em conversa informal, fazer um levantamento, com os alunos, dos heróis, ídolos e figuras importantes no Brasil. Perguntar o porquê de serem famosos ou importantes e discutir os motivos que fazem um homem sair do lugar comum e ganhar status de gênio, herói, ídolo etc. Explicar que uma biografia é uma coleta de dados referentes a uma pessoa. É importante, pois nos ajuda a saber como e por que tornou-se famosa, quem ou que  influenciou em suas realizações, como pensava o mundo, como viveu e como morreu (se for o caso).
  2. Atividades de leitura. Solicitar, por meio de perguntas, as informações que o texto traz a respeito de Zumbi. Sugerir que os alunos ampliem essas informações com uma pesquisa a respeito dele.
  3. Atividades de produção de texto.
    1. Mostrar à classe a necessidade e a importância de uma pesquisa; falar dos meios utilizados para levantamento de dados (internet, bibliotecas,  entrevistas, estudos, cálculos, experimentos etc.).
    2. Orientar a classe na pesquisa, redação e montagem de uma biografia sobre Zumbi. Orientar a pesquisa e a redação dos alunos. Marcar um dia para a apresentação dos resultados da pesquisa. Discutir o conteúdo.
    3. Se os alunos quiserem, além da criação do texto biográfico, podem ilustrar o texto com fotos, gravuras, slides etc. Depois, podem montar um mural para exposição pública do material colhido. 
    4. Se houver interesse da classe, num segundo momento os alunos podem criar sua auto-biografia ou, por meio de entrevistas, criar a biografia de alguma pessoa considerada importante pela comunidade em que vivem, ou de alguma outra personagem famosa.
Materiais indicados: computadores, livros, revistas.
Tempo sugerido: 6 horas

Resultados esperados:
Segurança na condução de uma pesquisa bibliográfica e na produção de textos biográficos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno