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Área: Português



Atividade: A noite do rap

Objetivos
  • Produzir textos de diferentes tipos e gêneros, para diferentes interlocutores, em diferentes situações e condições de produção.
Introdução
O que é cultura hip-hop? Você conhece cantores de rap? Considera o rap uma expressão da cultura brasileira? E a dança de rua?


  1. Atividades de pré-leitura. Perguntar: O que sabem sobre a cultura hip-hop? (Movimento cultural, que surgiu no início da década de 1970, nas comunidades afro-americanas, e divulgou os MC - raps -, DJ, grafitti e breaking (dança de rua).
  2. Se possível, pedir que tragam informações mais detalhadas sobre as origens e desenvolvimento dessa cultura e, também, CDs, letras dos raps, para a sala tomar conhecimento.
  3. Atividades de leitura.
    1. Ler o texto com os alunos.
    2. Pedir que retirem do texto as gírias. Informar que a gíria é parte integrante da língua: denota o meio de comunicação de um grupo e o identifica. Esclarecer que a gíria é efêmera e que, por isso, poucos vocábulos se incorporam ao vocabulário dicionarizado. Mostrar que a língua possui vários registros lingüísticos e todos são "língua": registro formal, semiformal e informal.
  4. Atividades de produção de texto.
    1. Analisar o aspecto temático e composicional do rap (chavões, como "a lei da selva é assim" ou "ninguém é mais que ninguém", as longas letras têm força porque são realistas, cruas. Têm retórica, mas é a própria retórica da periferia. A narração, em primeira pessoa, dá um ar de autobiografia cada música.
    2. Solicitar aos alunos que levantem, a partir da análise de sua região, os temas que poderiam fazer parte de uma letra de rap.
    3. Incentivá-los a criar seus próprios raps.
    4. Se os alunos quiserem, organize a Noite Rap na escola, com o objetivo de denunciar os principais problemas de sua região. No evento, os educandos podem apresentar raps conhecidos e, principalmente, suas próprias composições. Podem mostrar seus grafittis e números de dança.
    5. Pedir que elaborem, manualmente, os convites para a apresentação.
Tempo sugerido: 6 horas

Resultados esperados:
Ampliação da capacidade de expressar-se em diversos registros lingüísticos.

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