Pular para o conteúdo principal


Área: Português



Atividade: A noite do rap

Objetivos
  • Produzir textos de diferentes tipos e gêneros, para diferentes interlocutores, em diferentes situações e condições de produção.
Introdução
O que é cultura hip-hop? Você conhece cantores de rap? Considera o rap uma expressão da cultura brasileira? E a dança de rua?


  1. Atividades de pré-leitura. Perguntar: O que sabem sobre a cultura hip-hop? (Movimento cultural, que surgiu no início da década de 1970, nas comunidades afro-americanas, e divulgou os MC - raps -, DJ, grafitti e breaking (dança de rua).
  2. Se possível, pedir que tragam informações mais detalhadas sobre as origens e desenvolvimento dessa cultura e, também, CDs, letras dos raps, para a sala tomar conhecimento.
  3. Atividades de leitura.
    1. Ler o texto com os alunos.
    2. Pedir que retirem do texto as gírias. Informar que a gíria é parte integrante da língua: denota o meio de comunicação de um grupo e o identifica. Esclarecer que a gíria é efêmera e que, por isso, poucos vocábulos se incorporam ao vocabulário dicionarizado. Mostrar que a língua possui vários registros lingüísticos e todos são "língua": registro formal, semiformal e informal.
  4. Atividades de produção de texto.
    1. Analisar o aspecto temático e composicional do rap (chavões, como "a lei da selva é assim" ou "ninguém é mais que ninguém", as longas letras têm força porque são realistas, cruas. Têm retórica, mas é a própria retórica da periferia. A narração, em primeira pessoa, dá um ar de autobiografia cada música.
    2. Solicitar aos alunos que levantem, a partir da análise de sua região, os temas que poderiam fazer parte de uma letra de rap.
    3. Incentivá-los a criar seus próprios raps.
    4. Se os alunos quiserem, organize a Noite Rap na escola, com o objetivo de denunciar os principais problemas de sua região. No evento, os educandos podem apresentar raps conhecidos e, principalmente, suas próprias composições. Podem mostrar seus grafittis e números de dança.
    5. Pedir que elaborem, manualmente, os convites para a apresentação.
Tempo sugerido: 6 horas

Resultados esperados:
Ampliação da capacidade de expressar-se em diversos registros lingüísticos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno