Área: Português |
Atividade: A noite do rap
Objetivos
- Produzir textos de diferentes tipos e gêneros, para diferentes interlocutores, em diferentes situações e condições de produção.
O que é cultura hip-hop? Você conhece cantores de rap? Considera o rap uma expressão da cultura brasileira? E a dança de rua?
- Atividades de pré-leitura. Perguntar: O que sabem sobre a cultura hip-hop? (Movimento cultural, que surgiu no início da década de 1970, nas comunidades afro-americanas, e divulgou os MC - raps -, DJ, grafitti e breaking (dança de rua).
- Se possível, pedir que tragam informações mais detalhadas sobre as origens e desenvolvimento dessa cultura e, também, CDs, letras dos raps, para a sala tomar conhecimento.
- Atividades de leitura.
- Ler o texto com os alunos.
- Pedir que retirem do texto as gírias. Informar que a gíria é parte integrante da língua: denota o meio de comunicação de um grupo e o identifica. Esclarecer que a gíria é efêmera e que, por isso, poucos vocábulos se incorporam ao vocabulário dicionarizado. Mostrar que a língua possui vários registros lingüísticos e todos são "língua": registro formal, semiformal e informal.
- Atividades de produção de texto.
- Analisar o aspecto temático e composicional do rap (chavões, como "a lei da selva é assim" ou "ninguém é mais que ninguém", as longas letras têm força porque são realistas, cruas. Têm retórica, mas é a própria retórica da periferia. A narração, em primeira pessoa, dá um ar de autobiografia cada música.
- Solicitar aos alunos que levantem, a partir da análise de sua região, os temas que poderiam fazer parte de uma letra de rap.
- Incentivá-los a criar seus próprios raps.
- Se os alunos quiserem, organize a Noite Rap na escola, com o objetivo de denunciar os principais problemas de sua região. No evento, os educandos podem apresentar raps conhecidos e, principalmente, suas próprias composições. Podem mostrar seus grafittis e números de dança.
- Pedir que elaborem, manualmente, os convites para a apresentação.
Tempo sugerido: 6 horas
Resultados esperados:
Ampliação da capacidade de expressar-se em diversos registros lingüísticos.
Comentários
Postar um comentário