Área: Português |
Objetivos
- Desenvolver a habilidade de uso da língua em situações comunicativas diversificadas.
Introdução
Será que seus alunos conseguem ordenar direitinho uma receita de bolo? E ensinar as regras para um jogo de cartas?
Será que seus alunos conseguem ordenar direitinho uma receita de bolo? E ensinar as regras para um jogo de cartas?
- Atividade de Leitura: discutir o texto com os alunos. Mostrar, por meio dele, a importância social da escrita. A escrita fixa uma idéia ou informação no tempo. Perguntar aos alunos se têm uma “receita de família” que, pela escrita, poderia ser transmitida às próximas gerações.
- Atividade de Produção de Textos:
- Pedir a um aluno que se levante e siga os comandos que serão dados por um colega para que se dirija até a porta, abrindo-a. Informe que só poderá mover-se a partir das ordens do colega. Aquele que comanda, portanto, não poderá pular etapas (Ex.: Dê cinco passos para frente, vire à direita, dê dois passos em direção à porta, pare, levante a mão direita até a altura da cintura, abra a porta, etc.).
- Depois da experiência, mostrar que o aluno que comandou a atividade criou, oralmente, um texto instrucional: aquele que contém informações sobre procedimentos ou normas adequadas a um determinado contexto (receita de comida, uso de aparelho eletrônico, jogo etc.). Ressaltar que a linguagem deve ser clara e objetiva, todos os passos precisam ser identificados, assim como devem ser dadas as informações relevantes e os cuidados a serem tomados.
- Iniciar o jogo das instruções: inicie com um jogo simples, já conhecido dos alunos (passa anel, jogo das cadeiras, por exemplo). Depois da atividade, diga aos alunos que você precisa instruir outro professor, que não conhece o jogo, a utilizá-lo em sala de aula. Você precisa fazer isso por escrito. Solicite que escrevam as regras que utilizaram para jogar. Lembre-os de que precisam exercitar a clareza nas regras, determinar precisamente a seqüência das ações e o estabelecimento de critérios de ganhos e perdas. Depois de pronta a tarefa, comparar os diversos textos a fim de verificar se a seqüência está correta em cada um dos trabalhos.
- Para aprofundar o estudo sobre a estrutura do texto instrucional, podem-se analisar receitas de culinária, bulas de remédio, regras de comportamento, outros jogos, manual de instruções de aparelhos eletrônicos ou de manutenção de carros.
Tempo sugerido: 4 horas
Resultados esperados: Ampliação da capacidade de escrever textos instrucionais.
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