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Área: Português



Atividade: Jogos de alfabetização: reconhecimento das vogais

Objetivos

  • Reconhecer as vogais de uma palavra; desenvolver a oralidade.
Introdução
É importante que os alunos reconheçam as vogais em uma palavra. O jogo, a seguir, trabalha a competência dos alunos no reconhecimento das vogais, permitindo sua variação com as consoantes também.


  1. Ler o texto com os alunos e perguntar se conhecem a festa descrita no texto. Questionar: por que nem tudo é só festa? Que tipos de empregos são gerados num evento como o de Barretos? Se você fosse o prefeito de Barretos, que tipo de investimento faria na cidade para melhor atender os visitantes da festa? E para a população local?
  2. Jogo do TCHAN, TCHEN, TCHIN, TCHON, TCHUN.
    1. Pedir a seis alunos que escolham uma palavra do texto e a escrevam no quadro.
    2. A seguir, pedir a um aluno que leia uma das seis palavras, de acordo com as instruções a seguir. Instruções: A palavra será soletrada, mas não serão ditas as vogais. No lugar delas, o aluno deverá dizer TCHAN se a vogal for A; TCHEN se a vogal for E e assim por diante. Exemplos: palavra escolhida: “ocupações”, tarefa oral do aluno: TCHON, C, TCHUN, P, TCHAN, Ç, TCHON, TCHEN, S. Palavra escolhida: “chefe”, tarefa do aluno: C, H, TCHEN, F, TCHEN.
  3. A seguir, perguntar a outro aluno qual foi a palavra lida. Se errar, será o próximo a soletrar uma nova palavra. Se acertar, escolherá um aluno para soletrar e outro para adivinhar a nova palavra. E assim por diante.
  4. Se quiser aumentar a dificuldade, pedir ao soletrador que escreva a forma como deverá dizer a palavra e, assim, ampliar a velocidade do falar.
  5. O jogo pode ser modificado para reconhecimento das consoantes. Basta escolher duas ou três letras (R, S, N, por exemplo) e mudar a forma de soletrar: TRAN, TSAN, TNAN). Exemplo: palavra escolhida do texto: “participantes”, tarefa do aluno: P, A, TRAN, T, I, C, I, P, A, TNAN, T, E, TSAN.

Tempo sugerido: 1 hora

Resultados esperados: Estimular, pela atividade lúdica, a observação sobre a grafia dos vocábulos.

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