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Área: Português

Atividade: A descrição - universo afetivo das personagens

Objetivos
  • Ampliar a capacidade de leitura do texto não verbal e a sensibilidade para produzir textos descritivos (físicos, de ações e psicológicos).
Introdução
Descrever é um exercício que exige capacidade de observação, sensibilidade para a percepção dos detalhes relevantes e ordenação espacial e temporal. A atividade pretende acentuar essas habilidades dos educandos e a criação de textos coesos e coerentes a partir de uma obra de arte.

  1. Atividades de pré-leitura.
    1. Entregar o texto a um único aluno e pedir que, à medida que observa o quadro, vá relatando o que vê e sente para os demais alunos.
    2. Incentivar o aluno com perguntas sobre tonalidades do quadro, cheiros e barulhos possíveis, características singulares do cenário; detalhes, tempo e espaço em que ocorreu o que se vê no quadro.
  2. Atividades de leitura. Mostrar a pintura para toda a sala. Colher impressões sobre a idéia que formaram a partir da descrição do colega e a idéia que formam depois de verem o quadro. Iniciar as atividades de ampliação da percepção e de criatividade:
    1. Solicitar a um aluno que faça:
      • a descrição apenas física da personagem do quadro (tamanho, idade, cor, aparência e outras características visíveis);
      • a descrição das ações da personagem do quadro (o que faz, como faz, com que velocidade faz, com que vontade faz etc.);
      • a descrição psicológica (personalidade, qualidades, defeitos, opiniões, sentimentos etc.).
  3. Atividades de produção de texto. Pedir aos alunos que criem uma história sobre a personagem do quadro e que, ao criá-la, introduzam os detalhes descritivos propostos no exercício anterior. Sugerimos recomendar que as descrições podem aparecer gradativamente e não em um único parágrafo.
  4. Ler as produções e comentá-las.
  5. Atividades de correção. Propor que os alunos troquem os trabalhos feitos. Pedir que leiam e façam a correção formal do texto do colega.
Tempo sugerido: 2 horas

Resultados esperados: Maior acuidade de observação e conhecimento das características da descrição.

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