Área: Português |
Atividade: A descrição - universo afetivo das personagens
Objetivos
Objetivos
- Ampliar a capacidade de leitura do texto não verbal e a sensibilidade para produzir textos descritivos (físicos, de ações e psicológicos).
Introdução
Descrever é um exercício que exige capacidade de observação, sensibilidade para a percepção dos detalhes relevantes e ordenação espacial e temporal. A atividade pretende acentuar essas habilidades dos educandos e a criação de textos coesos e coerentes a partir de uma obra de arte.
Descrever é um exercício que exige capacidade de observação, sensibilidade para a percepção dos detalhes relevantes e ordenação espacial e temporal. A atividade pretende acentuar essas habilidades dos educandos e a criação de textos coesos e coerentes a partir de uma obra de arte.
- Atividades de pré-leitura.
- Entregar o texto a um único aluno e pedir que, à medida que observa o quadro, vá relatando o que vê e sente para os demais alunos.
- Incentivar o aluno com perguntas sobre tonalidades do quadro, cheiros e barulhos possíveis, características singulares do cenário; detalhes, tempo e espaço em que ocorreu o que se vê no quadro.
- Atividades de leitura. Mostrar a pintura para toda a sala. Colher impressões sobre a idéia que formaram a partir da descrição do colega e a idéia que formam depois de verem o quadro. Iniciar as atividades de ampliação da percepção e de criatividade:
- Solicitar a um aluno que faça:
- a descrição apenas física da personagem do quadro (tamanho, idade, cor, aparência e outras características visíveis);
- a descrição das ações da personagem do quadro (o que faz, como faz, com que velocidade faz, com que vontade faz etc.);
- a descrição psicológica (personalidade, qualidades, defeitos, opiniões, sentimentos etc.).
- Atividades de produção de texto. Pedir aos alunos que criem uma história sobre a personagem do quadro e que, ao criá-la, introduzam os detalhes descritivos propostos no exercício anterior. Sugerimos recomendar que as descrições podem aparecer gradativamente e não em um único parágrafo.
- Ler as produções e comentá-las.
- Atividades de correção. Propor que os alunos troquem os trabalhos feitos. Pedir que leiam e façam a correção formal do texto do colega.
Tempo sugerido: 2 horas
Resultados esperados: Maior acuidade de observação e conhecimento das características da descrição.
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