Pular para o conteúdo principal
Área: Português


Atividade: Figuras de linguagem

Objetivos
  • Ampliar o conhecimento sobre os recursos poéticos e as figuras de linguagem.
Introdução
Com que se parece uma gravata? E o inverno? É verdade que um cidadão sem gravata é como sopa sem sal?


  1. Atividades de leitura. Depois de discutir o aspecto alegre e crítico do texto, solicite que:
    1. observem como Tom Zé explora as rimas no poema (laçou/enforcou, gravata/lata, degradação/palavrão, moral/sal, inclinado/duplicado, manejar/alegrar, autopunição/coração), os versos que rimam não são regulares.
    2. observem que o poeta poderia construir versos assim: "Um cidadão sem gravata É COMO uma coroa sem lata;/ é COMO um grande palavrão". Eles criaria relações de semelhança por meio de COMPARAÇÃO. Pedir aos alunos que completem, livremente, as seguintes comparações:

      • A barriga do padeiro PARECE _____________.
      • Tua voz ME LEMBRA __________________.

      Mostrar que essas são formas de comparação, usuais na linguagem cotidiana.
    3. observem que o poeta não se vale da comparação no poema, ele estabelece relação entre os pares, sem explicitar os termos de comparação (como, parece, lembra etc.). Vale-se de uma METÁFORA, uma comparação implícita, mais rica, ampla, de caráter pessoal e subjetivo: Gravata É forca portátil/Gravata É um processo freudiano para a auto-punição./ Um cidadão sem gravata É uma dama sem pudor.
    4. transformem as comparações a seguir em metáforas: A casa parece um parque de diversões. - A lua lembra uma senhora prateada. (A casa é um parque de diversões. A lua é uma senhora prateada.)
    5. observem como o poeta atribui ações humanas à gravata: já me enforcou, já me laçou. Esse recurso chama-se PERSONIFICAÇÃO ou PROSOPOPÉIA.
    6. observem os versos, ou parte deles, que se repetem na estrofe: "A gravata já me...", "é a ...", "é um...", "é uma..." Esse recurso chama-se PARALELISMO. Qual efeito o poeta consegue ao repetir os versos ou parte deles?
  2. Atividades de leitura. Escolher um objeto com os alunos e pedir que criem, livremente, comparações. Depois, as transformem em metáforas e, por fim, criem um poema que divirta e critique os costumes.
Tempo sugerido: 3 horas

Resultados esperados:
Familiarização com a metáfora, a comparação e a personificação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...