Pular para o conteúdo principal
Área: Português



Atividade: Jogo dos campos lexicais

Objetivos
  • Reconhecer dubiedade em frases em português e ampliar o vocabulário.
Introdução
Seus alunos sabem o que é léxico? Pergunte que palavras lhes vêm à mente quando ouvem o vocábulo “carnaval”? E quando ouvem “obra de arte”? O que sabem sobre Volpi e Elifas Andreatto?


  1. Atividades de Pré-Leitura:
    1. Solicitar respostas às perguntas da introdução: Léxico é o conjunto de palavras de uma língua. Dentro desse conjunto podem-se observar “campos lexicais”, subconjuntos formados por palavras pertencentes a uma mesma área de conhecimento ou interesse. Por exemplo, no campo lexical do Direito, poderíamos incluir as seguintes palavras: advogado, juiz, mandado, arrolamento, custas, emolumentos, agravo, alçada, ementa, etc. – Futebol: gol, pênalti, escanteio, zagueiro, trave, bola, etc.
    2. Ouvir as palavras relacionadas pelos alunos para os termos “carnaval” e “obra de arte”.
  2. Atividades de Leitura:
    1. Pedir inferências sobre o título. Perguntar se vêem “dubiedade” no primeiro período do texto (observar que, da forma como está construído, a impressão que se tem é de que os painéis decoravam as paredes APENAS nas noites de sábado. O que o autor quis dizer, sem dúvida, é que AOS SÁBADOS pintava os painéis que decoravam as paredes).
    2. Conversar sobre “vocação”, “profissão” e sobre o sentido da frase “a sorte bateu em minha porta” (mostrar que, mais do que sorte, Elifas mostrou competência para realizar a tarefa e, por ter trabalhado aos sábados, varrido o salão e estudado, conseguiu realizar a obra atribuída à sorte).
  3. Atividades de Produção de texto:
    1. Iniciar a atividade explicando que uma frase ambígua é aquela que tem mais de um significado. A posição do adjunto adverbial pode causar duplo sentido: “Cachorros que comem osso freqüentemente ficam doentes”. Pedir aos alunos para deslocarem o adjunto adverbial com o objetivo de desfazer a ambigüidade. (Cachorros que freqüentemente comem osso ficam doentes. – Cachorros que comem osso ficam doentes freqüentemente.)
    2. Pedir que eliminem a ambigüidade das seguintes frases: b.1) Ele enterrou as jóias que encontrou no quartinho. b.2) Assinei um contrato para auxiliá-lo no dia 14. b.3) Roubaram a cadeira da sala em que eu costumava trabalhar. b.4) Maria perdeu a chave do cofre de jóias que tinha deixado em cima do armário. b.5) Puseram todos os presentes embaixo do pinheirinho que tínhamos embrulhado na noite anterior. b.6) Ele colocou a peruca na cabeça que estava manchada de azul.
    3. Dividir a sala em grupos. Cada equipe escreverá palavras que compõem o campo lexical de “estúdio de pintura”. Devem escrever tudo o que souberem sobre um estúdio de pintura e acharem que possui. Professor, monte também, com apenas 10 palavras, a sua lista com esse campo lexical. Inicie o jogo: as equipes dizem o que escreveram e cada alternativa que coincidir com a sua listagem vale um ponto.
Tempo sugerido: 3 horas

Resultado esperado: Explorar e solucionar dubiedades em frases, ampliar o vocabulário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...