Área: Português |
Objetivos
- Reconhecer dubiedade em frases em português e ampliar o vocabulário.
Introdução
Seus alunos sabem o que é léxico? Pergunte que palavras lhes vêm à mente quando ouvem o vocábulo “carnaval”? E quando ouvem “obra de arte”? O que sabem sobre Volpi e Elifas Andreatto?
Seus alunos sabem o que é léxico? Pergunte que palavras lhes vêm à mente quando ouvem o vocábulo “carnaval”? E quando ouvem “obra de arte”? O que sabem sobre Volpi e Elifas Andreatto?
- Atividades de Pré-Leitura:
- Solicitar respostas às perguntas da introdução: Léxico é o conjunto de palavras de uma língua. Dentro desse conjunto podem-se observar “campos lexicais”, subconjuntos formados por palavras pertencentes a uma mesma área de conhecimento ou interesse. Por exemplo, no campo lexical do Direito, poderíamos incluir as seguintes palavras: advogado, juiz, mandado, arrolamento, custas, emolumentos, agravo, alçada, ementa, etc. – Futebol: gol, pênalti, escanteio, zagueiro, trave, bola, etc.
- Ouvir as palavras relacionadas pelos alunos para os termos “carnaval” e “obra de arte”.
- Atividades de Leitura:
- Pedir inferências sobre o título. Perguntar se vêem “dubiedade” no primeiro período do texto (observar que, da forma como está construído, a impressão que se tem é de que os painéis decoravam as paredes APENAS nas noites de sábado. O que o autor quis dizer, sem dúvida, é que AOS SÁBADOS pintava os painéis que decoravam as paredes).
- Conversar sobre “vocação”, “profissão” e sobre o sentido da frase “a sorte bateu em minha porta” (mostrar que, mais do que sorte, Elifas mostrou competência para realizar a tarefa e, por ter trabalhado aos sábados, varrido o salão e estudado, conseguiu realizar a obra atribuída à sorte).
- Atividades de Produção de texto:
- Iniciar a atividade explicando que uma frase ambígua é aquela que tem mais de um significado. A posição do adjunto adverbial pode causar duplo sentido: “Cachorros que comem osso freqüentemente ficam doentes”. Pedir aos alunos para deslocarem o adjunto adverbial com o objetivo de desfazer a ambigüidade. (Cachorros que freqüentemente comem osso ficam doentes. – Cachorros que comem osso ficam doentes freqüentemente.)
- Pedir que eliminem a ambigüidade das seguintes frases: b.1) Ele enterrou as jóias que encontrou no quartinho. b.2) Assinei um contrato para auxiliá-lo no dia 14. b.3) Roubaram a cadeira da sala em que eu costumava trabalhar. b.4) Maria perdeu a chave do cofre de jóias que tinha deixado em cima do armário. b.5) Puseram todos os presentes embaixo do pinheirinho que tínhamos embrulhado na noite anterior. b.6) Ele colocou a peruca na cabeça que estava manchada de azul.
- Dividir a sala em grupos. Cada equipe escreverá palavras que compõem o campo lexical de “estúdio de pintura”. Devem escrever tudo o que souberem sobre um estúdio de pintura e acharem que possui. Professor, monte também, com apenas 10 palavras, a sua lista com esse campo lexical. Inicie o jogo: as equipes dizem o que escreveram e cada alternativa que coincidir com a sua listagem vale um ponto.
Tempo sugerido: 3 horas
Resultado esperado: Explorar e solucionar dubiedades em frases, ampliar o vocabulário.
Comentários
Postar um comentário