Pular para o conteúdo principal


Área: Português



Atividade: Criação de uma reportagem
Objetivos
  • Conhecer a estrutura da reportagem e desenvolver a capacidade de escrita no nível culto da linguagem.
Introdução
A publicação de uma reportagem implica trabalho de pesquisa, capacidade de seleção de informações e de organização textual.


  1. Atividades de pré-leitura. Perguntar aos alunos o que entendem por “reportagem”. Solicitar que exponham algumas que viram na TV e acharam interessante. Pedir que falem a respeito de reportagens lidas em revistas ou jornais.
  2. Atividades de leitura.
    1. Pedir à classe que leia o texto. Depois, por meio de perguntas, permitir que os alunos percebam a estrutura de uma reportagem: Do que trata o texto? Qual é o título? Há subtítulo? De onde foi retirado o texto? No corpo do texto, quantos subtítulos há? Quais são? Que pessoas são citadas no texto? Por quê? Que informações interessantes o texto trouxe para você?
    2. Dizer aos alunos que o texto tem a estrutura de uma reportagem. Perguntar se notam diferença entre notícia e reportagem. A notícia, normalmente, é mais curta e comporta temas atuais. A reportagem pode tratar de algo que já exista há algum tempo, mas que, por ser interessante, merece uma matéria.
  3. 3. Atividades de produção de texto.
    1. Escolher um tema e um assunto que envolva algo ou alguém da comunidade e montar uma reportagem.
    2. Dividir a sala em grupos e atribuir tarefas: entrevista, coleta de dados, divisão do assunto em pequenos temas, redação de cada um desses temas, revisão geral do texto produzido, ilustração, criação de título e subtítulos.
    3. Depois de pronta e revista, a reportagem pode ser copiada para distribuição entre colegas de outras salas; pode ser afixada no mural da escola, publicada em blogs pessoais ou sites, pode ser enviada para o jornal da cidade ou da escola.
Tempo sugerido: 12 horas

Resultados esperados:
Trabalhar com diversos gêneros textuais é objetivo do ensino de línguas. No caso, o aluno, além da produção de reportagem, é encaminhado para a pesquisa, reconhecimento da estrutura do texto, necessidade de escolher um registro lingüístico adequado e, ainda, de compromissar-se para a boa produção textual.

Dicas do professor:
Como usar outras linguagens em sala de aula, de Beatriz Marcondes et alii (Contexto).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno