Área: Português |
Atividade: Criação de uma reportagem
Objetivos
- Conhecer a estrutura da reportagem e desenvolver a capacidade de escrita no nível culto da linguagem.
A publicação de uma reportagem implica trabalho de pesquisa, capacidade de seleção de informações e de organização textual.
- Atividades de pré-leitura. Perguntar aos alunos o que entendem por “reportagem”. Solicitar que exponham algumas que viram na TV e acharam interessante. Pedir que falem a respeito de reportagens lidas em revistas ou jornais.
- Atividades de leitura.
- Pedir à classe que leia o texto. Depois, por meio de perguntas, permitir que os alunos percebam a estrutura de uma reportagem: Do que trata o texto? Qual é o título? Há subtítulo? De onde foi retirado o texto? No corpo do texto, quantos subtítulos há? Quais são? Que pessoas são citadas no texto? Por quê? Que informações interessantes o texto trouxe para você?
- Dizer aos alunos que o texto tem a estrutura de uma reportagem. Perguntar se notam diferença entre notícia e reportagem. A notícia, normalmente, é mais curta e comporta temas atuais. A reportagem pode tratar de algo que já exista há algum tempo, mas que, por ser interessante, merece uma matéria.
- 3. Atividades de produção de texto.
- Escolher um tema e um assunto que envolva algo ou alguém da comunidade e montar uma reportagem.
- Dividir a sala em grupos e atribuir tarefas: entrevista, coleta de dados, divisão do assunto em pequenos temas, redação de cada um desses temas, revisão geral do texto produzido, ilustração, criação de título e subtítulos.
- Depois de pronta e revista, a reportagem pode ser copiada para distribuição entre colegas de outras salas; pode ser afixada no mural da escola, publicada em blogs pessoais ou sites, pode ser enviada para o jornal da cidade ou da escola.
Tempo sugerido: 12 horas
Resultados esperados:
Trabalhar com diversos gêneros textuais é objetivo do ensino de línguas. No caso, o aluno, além da produção de reportagem, é encaminhado para a pesquisa, reconhecimento da estrutura do texto, necessidade de escolher um registro lingüístico adequado e, ainda, de compromissar-se para a boa produção textual.
Dicas do professor:
Como usar outras linguagens em sala de aula, de Beatriz Marcondes et alii (Contexto).
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