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Área: Português



Atividade: Expressão oral de natureza dissertativa

Objetivos
  • Ampliação da capacidade de elocução formal de natureza dissertativa.
Introdução
Para que o aluno tenha o que dizer, é preciso motivá-lo a partir de um assunto ou tema que faça parte de sua realidade. O tratamento dado à velhice merece reflexões e coleta de opiniões.


  1. Atividades de pré-leitura.
    1. Vocês conhecem algum documento que fale dos direitos e deveres dos cidadãos (Constituição Brasileira, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Declaração Universal dos Direitos da Criança)?
    2. O conhecimento ou desconhecimento desses documentos melhora o modo de viver dos envolvidos?
    3. Vocês se lembram de algum comercial ou programa de TV em que apareçam pessoas velhas? Como elas são caracterizadas? Vocês vêem alguma vantagem em ser velho
  2. Atividade de leitura. Relacionar o texto às respostas das atividades de pré-leitura.
  3. Atividades de produção de texto.
    1. Sugerir temas para discussão.

      (A velhice em minha cidade, Há respeito pelos direitos do velho?, Trabalho na velhice, A visão dos velhos pelos jovens, A visão dos velhos pelos velhos). Enfocar os direitos e os deveres éticos e morais para com o outro.
    2. Traçar os objetivos da tarefa, os interlocutores, as condições de produção (reportagem, entrevista, depoimento, síntese de textos e a forma de exposição do texto final (apresentação oral para a sala, exposição em mural, gravação em vídeo, texto para leitura da comunidade).
    3. Buscar informações por meio de leituras, observações da realidade, entrevistas, depoimentos.
    4. Organizar a apresentação. A etapa de correção é fundamental. Feita a apresentação, o grupo faz uma auto-avaliação de sua performance ao longo do processo de criação e exposição final da tarefa. Por fim, a classe avalia o grupo.
Materiais indicados: livros, revistas, gravações de programas de TV, comerciais.
Tempo sugerido: 8 horas

Resultados esperados:
Desinibição no ato de escrever e de oralizar idéias; ampliação da capacidade de solidificar conceitos e de estabelecer juízo crítico sobre os fatos do mundo.

Dicas do professor:
Pedagogia do oral, de Vânia Milanez (Sama).

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