Área: Português |
Atividade: Expressão oral de natureza dissertativa
Objetivos
- Ampliação da capacidade de elocução formal de natureza dissertativa.
Para que o aluno tenha o que dizer, é preciso motivá-lo a partir de um assunto ou tema que faça parte de sua realidade. O tratamento dado à velhice merece reflexões e coleta de opiniões.
- Atividades de pré-leitura.
- Vocês conhecem algum documento que fale dos direitos e deveres dos cidadãos (Constituição Brasileira, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Declaração Universal dos Direitos da Criança)?
- O conhecimento ou desconhecimento desses documentos melhora o modo de viver dos envolvidos?
- Vocês se lembram de algum comercial ou programa de TV em que apareçam pessoas velhas? Como elas são caracterizadas? Vocês vêem alguma vantagem em ser velho
- Atividade de leitura. Relacionar o texto às respostas das atividades de pré-leitura.
- Atividades de produção de texto.
- Sugerir temas para discussão.
(A velhice em minha cidade, Há respeito pelos direitos do velho?, Trabalho na velhice, A visão dos velhos pelos jovens, A visão dos velhos pelos velhos). Enfocar os direitos e os deveres éticos e morais para com o outro.
- Traçar os objetivos da tarefa, os interlocutores, as condições de produção (reportagem, entrevista, depoimento, síntese de textos e a forma de exposição do texto final (apresentação oral para a sala, exposição em mural, gravação em vídeo, texto para leitura da comunidade).
- Buscar informações por meio de leituras, observações da realidade, entrevistas, depoimentos.
- Organizar a apresentação. A etapa de correção é fundamental. Feita a apresentação, o grupo faz uma auto-avaliação de sua performance ao longo do processo de criação e exposição final da tarefa. Por fim, a classe avalia o grupo.
Materiais indicados: livros, revistas, gravações de programas de TV, comerciais.
Tempo sugerido: 8 horas
Tempo sugerido: 8 horas
Resultados esperados:
Desinibição no ato de escrever e de oralizar idéias; ampliação da capacidade de solidificar conceitos e de estabelecer juízo crítico sobre os fatos do mundo.
Dicas do professor:
Pedagogia do oral, de Vânia Milanez (Sama).
Pedagogia do oral, de Vânia Milanez (Sama).
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