Área: Português |
Atividade: Cultura, fala e provérbios
Objetivos
Objetivos
- Compreender a concepção de cultura, língua e fala.
Pergunte à turma: Por que alguns querem ser cowboys e não caipiras? Podemos chamar a prática de soltar balões de cultura, mesmo sendo proibida por lei?
- Ler o texto com os alunos. Observar a forma bem-humorada de construção da concepção de cultura. Dar respostas para as perguntas da introdução (observar a pluralidade cultural e sua influência na fala e no pensamento das pessoas. Observar que determinadas práticas culturais podem ser nocivas ao próprio homem, além de proibidas por lei, como soltar balões).
- Dentre os elementos culturais, estão a língua e a fala. Língua é o meio de comunicação verbal de um grupo de pessoas. Fala é o uso individual da língua.
- Perguntar se os provérbios são culturais (são fundamentais na sabedoria popular).
- Uma famosa canção de Chico Buarque (Bom Conselho) subverte os provérbios:
- Espere sentado ou você se cansa.
- Quem espera nunca alcança.
- Faça como eu digo, faça como eu faço.
- Aja duas vezes antes de pensar.
- Eu semeio o vento (...) e bebo a tempestade.
- Solicitar aos alunos que reconstituam a forma cultural, tradicional, original dos provérbios subvertidos na “fala” de Chico Buarque.
- Rememorar o trecho do texto: “Sem a fala, os homens seriam uns macacos, porque não poderiam se entender uns com os outros, para acumular conhecimentos e mudar o mundo como temos mudado”. Com o objetivo de desenvolver a fluência, o humor e despertar a fantasia, sugerir aos alunos: “Imagine que você tem poder absoluto em seu país e sete dias apenas para realizar todas as suas obras. Para piorar, seu país não possui uma língua única: há pelo menos dois grupos com línguas bem diferentes. O que você faria para conseguir realizar suas boas ações?”
- Pedir que escrevam o que ocorreu na atividade 5 em uma carta aos colegas de sala. Rememorar a estrutura da carta pessoal.
Tempo sugerido: 3 horas
Resultado esperado: Ampliação da capacidade de escrever cartas.
Comentários
Postar um comentário