Pular para o conteúdo principal
Área: Português




Atividade: Cultura, fala e provérbios

Objetivos
  • Compreender a concepção de cultura, língua e fala.
Introdução
Pergunte à turma: Por que alguns querem ser cowboys e não caipiras? Podemos chamar a prática de soltar balões de cultura, mesmo sendo proibida por lei?


  1. Ler o texto com os alunos. Observar a forma bem-humorada de construção da concepção de cultura. Dar respostas para as perguntas da introdução (observar a pluralidade cultural e sua influência na fala e no pensamento das pessoas. Observar que determinadas práticas culturais podem ser nocivas ao próprio homem, além de proibidas por lei, como soltar balões).
  2. Dentre os elementos culturais, estão a língua e a fala. Língua é o meio de comunicação verbal de um grupo de pessoas. Fala é o uso individual da língua.
  3. Perguntar se os provérbios são culturais (são fundamentais na sabedoria popular).
  4. Uma famosa canção de Chico Buarque (Bom Conselho) subverte os provérbios:
    1. Espere sentado ou você se cansa.
    2. Quem espera nunca alcança.
    3. Faça como eu digo, faça como eu faço.
    4. Aja duas vezes antes de pensar.
    5. Eu semeio o vento (...) e bebo a tempestade.
    • Solicitar aos alunos que reconstituam a forma cultural, tradicional, original dos provérbios subvertidos na “fala” de Chico Buarque.
  5. Rememorar o trecho do texto: “Sem a fala, os homens seriam uns macacos, porque não poderiam se entender uns com os outros, para acumular conhecimentos e mudar o mundo como temos mudado”. Com o objetivo de desenvolver a fluência, o humor e despertar a fantasia, sugerir aos alunos: “Imagine que você tem poder absoluto em seu país e sete dias apenas para realizar todas as suas obras. Para piorar, seu país não possui uma língua única: há pelo menos dois grupos com línguas bem diferentes. O que você faria para conseguir realizar suas boas ações?”
  6. Pedir que escrevam o que ocorreu na atividade 5 em uma carta aos colegas de sala. Rememorar a estrutura da carta pessoal.
Tempo sugerido: 3 horas

Resultado esperado: Ampliação da capacidade de escrever cartas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno