Área: Português |
Atividade: Estudo de texto de informação. Produção de anúncio.
Objetivos
- Reconhecer as características de um texto de informação.
Introdução
Pergunte se há alunos na salas que já tenham trabalhado no carnaval, ou em outras festas. Será que imaginam quantas pessoas trabalham nesse período?
Pergunte se há alunos na salas que já tenham trabalhado no carnaval, ou em outras festas. Será que imaginam quantas pessoas trabalham nesse período?
- Estudo do contexto de produção: Pedir aos alunos que, depois da leitura do texto, respondam:
- Quem é o autor do texto? Qual é seu objetivo ao escrever o texto? Qual é seu papel social?
- Para quem o autor escreveu o texto?
- Com que propósitos o autor escreveu o texto?
- Este é um texto literário? Um texto de opinião? Um texto de informação?
- Por onde este texto circula? Poderia estar numa revista em quadrinhos? Numa narrativa mítica? Num jornal de grande circulação? Num livro de poesias? Na Internet? Por quê?
- Análise da organização interna:
- Que tipo de informações o texto apresenta?
- De que forma as diferentes informações são apresentadas para o leitor?
- Quais são as competências exigidas para se conseguir trabalho no carnaval?
- A forma global como o texto foi organizado e o tipo de informações selecionadas para tratar o assunto estão adequados para que o texto possa cumprir sua finalidade? Justifique.
- Atividades de Produção de Texto:
- Mostrar aos alunos que o texto de informação responde a questões como: Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?
- Recortar anúncios de jornal que oferecem empregos. Repetir as questões das partes 1 e 2 e enfatizar que cada gênero exige um tipo de linguagem, um público específico e possui um suporte esperado.
- Pedir que criem anúncios para oferta de empregos no carnaval, descrevendo as exigências para admissão e descrevendo os respectivos cursos e funções.
Materiais indicados: anúncios de jornais
Tempo sugerido: 3 horas
Tempo sugerido: 3 horas
Resultados esperados: Ampliação da capacidade de escrever textos informativos e anúncios.
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