Pular para o conteúdo principal
Área: Português



Atividade: Estudo de texto de informação. Produção de anúncio.

Objetivos
  • Reconhecer as características de um texto de informação.
Introdução
Pergunte se há alunos na salas que já tenham trabalhado no carnaval, ou em outras festas. Será que imaginam quantas pessoas trabalham nesse período?

  1. Estudo do contexto de produção: Pedir aos alunos que, depois da leitura do texto, respondam:
    1. Quem é o autor do texto? Qual é seu objetivo ao escrever o texto? Qual é seu papel social?
    2. Para quem o autor escreveu o texto?
    3. Com que propósitos o autor escreveu o texto?
    4. Este é um texto literário? Um texto de opinião? Um texto de informação?
    5. Por onde este texto circula? Poderia estar numa revista em quadrinhos? Numa narrativa mítica? Num jornal de grande circulação? Num livro de poesias? Na Internet? Por quê?
  2. Análise da organização interna:
    1. Que tipo de informações o texto apresenta?
    2. De que forma as diferentes informações são apresentadas para o leitor?
    3. Quais são as competências exigidas para se conseguir trabalho no carnaval?
    4. A forma global como o texto foi organizado e o tipo de informações selecionadas para tratar o assunto estão adequados para que o texto possa cumprir sua finalidade? Justifique.
  3. Atividades de Produção de Texto:
    1. Mostrar aos alunos que o texto de informação responde a questões como: Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?
    2. Recortar anúncios de jornal que oferecem empregos. Repetir as questões das partes 1 e 2 e enfatizar que cada gênero exige um tipo de linguagem, um público específico e possui um suporte esperado.
    3. Pedir que criem anúncios para oferta de empregos no carnaval, descrevendo as exigências para admissão e descrevendo os respectivos cursos e funções.
Materiais indicados: anúncios de jornais
Tempo sugerido: 3 horas

Resultados esperados: Ampliação da capacidade de escrever textos informativos e anúncios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno