Pular para o conteúdo principal
Área: Português



Atividade: Estudo de texto de informação. Produção de anúncio.

Objetivos
  • Reconhecer as características de um texto de informação.
Introdução
Pergunte se há alunos na salas que já tenham trabalhado no carnaval, ou em outras festas. Será que imaginam quantas pessoas trabalham nesse período?

  1. Estudo do contexto de produção: Pedir aos alunos que, depois da leitura do texto, respondam:
    1. Quem é o autor do texto? Qual é seu objetivo ao escrever o texto? Qual é seu papel social?
    2. Para quem o autor escreveu o texto?
    3. Com que propósitos o autor escreveu o texto?
    4. Este é um texto literário? Um texto de opinião? Um texto de informação?
    5. Por onde este texto circula? Poderia estar numa revista em quadrinhos? Numa narrativa mítica? Num jornal de grande circulação? Num livro de poesias? Na Internet? Por quê?
  2. Análise da organização interna:
    1. Que tipo de informações o texto apresenta?
    2. De que forma as diferentes informações são apresentadas para o leitor?
    3. Quais são as competências exigidas para se conseguir trabalho no carnaval?
    4. A forma global como o texto foi organizado e o tipo de informações selecionadas para tratar o assunto estão adequados para que o texto possa cumprir sua finalidade? Justifique.
  3. Atividades de Produção de Texto:
    1. Mostrar aos alunos que o texto de informação responde a questões como: Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?
    2. Recortar anúncios de jornal que oferecem empregos. Repetir as questões das partes 1 e 2 e enfatizar que cada gênero exige um tipo de linguagem, um público específico e possui um suporte esperado.
    3. Pedir que criem anúncios para oferta de empregos no carnaval, descrevendo as exigências para admissão e descrevendo os respectivos cursos e funções.
Materiais indicados: anúncios de jornais
Tempo sugerido: 3 horas

Resultados esperados: Ampliação da capacidade de escrever textos informativos e anúncios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...