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Roteiros de Atividades
Língua Portuguesa - Fundamental - 6º ao 9º

Eixo Temático:
Compreensão e produção de textos e suportes
Tema:
Suportes textuais
Subtema:
0
Tópico:
0

 

Objetivos:
- Credibilidade do suporte jornal: linha editorial, público-alvo e tratamento ideológico-lingüístico da informação.
- Posicionar-se criticamente frente à importância atribuída por um jornal a determinadas matérias.
- Avaliar criticamente o grau de objetividade e credibilidade de um jornal.
- Relacionar linha editorial, público leitor e tratamento ideológico-lingüístico da informação.
Providências para a realização da atividade:
Cadernos principais (1º e 2º) de jornais com diferentes públicos-alvos, preferencialmente do mesmo dia como, por exemplo, Estado de Minas x Diário da Tarde; Hoje em Dia x Notícias populares; Diário do Comércio x Super Notícias; entre outros. Dependendo de sua região, pode ser colocado para os grupos um jornal tradicional, como por exemplo, Estado de Minas e um jornal de sua cidade ou até mesmo do bairro em que se localiza a escola.
Tesoura, cola, papel kraft ou cartolina.
Pré-requisitos:
O aluno, para esse exercício, já deve ter trabalhado com os tópicos 19 e 20 sobre jornal para um melhor aproveitamento da discussão.
Descrição dos procedimentos:

1- O professor divide a turma em grupos para que desenvolvam primeiramente um trabalho de observação.
2- O professor distribui, para cada um dos grupos, dois jornais diferentes e com públicos-alvos distintos (como por exemplo, os já relacionados acima, em providências para a realização da atividade).
3- Esses alunos deverão fazer a seguinte discussão:
- Qual será o público-alvo de cada um dos jornais?
- O que faz com que o grupo chegue a essa conclusão?
- A linguagem é diferente entre cada um dos jornais estudados? Que palavra exemplifica esse tipo de linguagem?
- Algum jornal pesquisado é mais objetivo e conciso nas matérias apresentadas do que o outro?
- Verifique a parte do expediente de cada um dos jornais. Você verifica alguma diferença entre os dois veículos? Quais?
- Observe os cadernos de cada um dos jornais e verifique as diferenças entre eles. Existe alguma grande diferença entre eles (por exemplo, um tem o caderno de economia com o dobro de páginas do que o outro; ou um possui caderno de polícia e o outro as notícias policiais vêm junto com o caderno de gerais; etc)?
- Tente, através dessa pequena discussão, escrever sobre qual público-alvo em cada um dos dois jornais pesquisados.
4- Peça ao grupo para que pesquise e separe duas reportagens sobre o mesmo assunto em cada um dos jornais. (se os jornais forem do mesmo dia, esse tipo de pesquisa fica mais fácil de acontecer). Peça a eles que as recortem. (Caso isso não seja possível, peça aos alunos que recortem a parte de opinião de ambos os jornais e que trabalhem com carta dos leitores ou mesmo editorial do jornal. Nessas partes essa discussão torna-se de fácil visualização). Peça aos alunos que recortem o editorial dos jornais pesquisados e o expediente.
5- Peça aos alunos que verifiquem:
- Quais as principais diferenças entre os dois recortes?
- Que linguagem é utilizada pelos dois jornais? Elas são semelhantes ou algum deles há uma linguagem mais formal ou informal? Por que isso acontece? Que relação essa linguagem pode ter com o público-alvo daquele jornal?
- O tamanho da reportagem sobre o mesmo assunto é igual nos dois jornais? Por que isso deve acontecer? Por que esse assunto tem mais importância para um jornal do que para outro?
- Se for observar o editorial de cada um, qual é o assunto discutido pelos dois jornais pesquisados? E qual é a opinião daqueles jornais sobre esses assuntos?
- A partir de todas essas observações, o grupo acredita que os dois jornais possuem credibilidade junto ao seu público-alvo? Por que?
6- Peça aos seus alunos que façam uma tabela de relação entre os jornais pesquisados no papel para o mural. Cada um dos jornais deverá vir um ao lado do outro, da seguinte forma:



7- Peça aos alunos que façam uma visita à banca mais próxima de suas casas e realizem uma pesquisa de campo. Peça a eles que anotem o nome e a manchete principal de 3 jornais diferentes. Peça que eles tentem, apenas através desses dados, descobrir qual é o seu público-alvo e trazer na próxima aula. Fazer uma discussão sobre o que descobriram.
8- Caso necessite, você poderá utilizar as seguintes reportagens como exemplo:
ESTADO DE MINAS
Prado - Trio acusado de arrombar prédio Paulo Filgueiras/EM



Uma mulher e dois rapazes foram presos na tarde de ontem, acusados de tentativa frustrada de assalto a um prédio no Bairro Prado, região Oeste de BH. Foram detidos Bruno Kemper Rodrigues, de 25 anos, Reinaldo de Paulo Gomes, de 25, e Juliana Gonçalves Cândido, de 20 anos (foto). Segundo a Polícia Militar, o trio, junto com dois comparsas, se deu mal quando fugia. Juliana, na sua fuga, tentou fazer-se de vítima, ao ser detida, e gritava “pega ladrão”, mas foi desmascarada por testemunhas. Dentro da bolsa dela foram encontrados um revólver calibre 38 com seis balas e um pé-de-cabra. A intenção da quadrilha, segundo a polícia, era arrombar apartamentos de um edifício no bairro, onde entraram, mas foram surpreendidos por um casal, de quem roubaram um Siena, abandonado logo depois. Eles tentaram fugir de táxi, se desentenderam e correram pelas ruas, mas foram alcançados pela polícia.
Fonte: FILGUEIRAS, Paulo. Prado: trio acusado de arrombar prédio. Estado de Minas. p.3. 21 nov.2006.
DIÁRIO DA TARDE
BAIRRO DO PRADO - Trio preso ao arrombar prédio
Uma mulher e dois rapazes foram presos na tarde de ontem, depois de uma tentativa frustrada de assalto no Bairro do Prado, região Oeste da capital. Os acusados são Bruno Kemper Rodrigues, de 25 anos; Reinaldo de Paulo Gomes, de 25; e Juliana Gonçalves Cândido, de 20. Na fuga, Juliana tentou se passar por vítima e, ao ser detida, gritava sem parar pega ladrão . Entretanto, ela foi desmascarada por testemunhas, que a reconheceram. Para confirmar sua participação na tentativa de roubo, os policiais encontraram dentro de sua bolsa um revólver calibre 38 com seis balas, um pé-de-cabra pequeno (usado para arrombar portas), um telefone celular e vários outros objetos.
O plano dos ladrões era arrombar todos os apartamentos de um prédio de quatro andares na Rua Chapecó, no bairro. Para isso eles verificaram antes se havia algum morador no imóvel. Depois de tocarem todos os interfones e como ninguém atendeu, eles resolveram entrar em ação. Os acusados disseram que aproveitaram o portão aberto e entraram. Entretanto, quando já estavam na garagem foram surpreendidos por um casal de namorados, os advogados T. A.S.M. de 28, e F.M.O, de 24, que chegavam em um Siena prata.
Os assaltantes exigiam que o casal os levasse até o apartamento de onde saíram. No entanto, T.A.S. e sua namorada F.M.O. disseram que a chave estava com outra pessoa. Os ladrões, então, desistiram do roubo. Juliana, que parecia a mais exaltada do trio, mandou o casal entrar no porta-malas do Siena. Os advogados resistiram e os bandidos pegaram as chaves do carro e fugiram em alta velocidade. Pouco depois os acusados abandonaram o veículo no cruzamento da ruas Platina com Diabase, ainda no Prado, a poucos metros do prédio da Academia da Polícia Militar.
Com medo de serem presos, os ladrões tentaram tomar um táxi, mas um policial percebeu algo de anormal e correu em direção ao grupo. Outros policiais foram chamados e os acusados presos pouco depois. Segundo o capitão Cinério Gonçalves Gomes, Juliana foi detida primeiro e tentou se passar por vítima. Ela gritava sem parar , disse. Outros policiais conseguiram prender Bruno e Reinaldo dentro de uma oficina mecânica. Outros dois suspeitos que teriam participado da ação conseguiram fugir. Os acusados foram levados para a 13ª Delegacia Distrital para ser ouvidos.
Fonte: DT ON LINE. Bairro do Prado: trio preso ao arrombar prédio. Disponível em: <http:/www.uai.com.br/dt/policia/112108.htm>. Acesso em: 21 nov.2006.
O que podemos observar nesse exemplo é que aqui foram retiradas duas reportagens sobre o mesmo assunto e veiculadas no mesmo dia por dois jornais, inclusive, de um mesmo sistema de informação (Diários Associados). Porém, toda a discussão anterior pode ser feita também aqui. Trata-se de dois jornais, com diferentes públicos-alvos: o Jornal Estado de Minas possui um público extremamente diversificado, mas que gosta de saber um pouco de tudo e não especificamente sobre um tema. Esse público-alvo está localizado em uma faixa etária extensa e, por isso, o veículo possui cadernos que atendem essa extensão como, por exemplo, os cadernos Gurilândia (para crianças), Feminino, Agropecuário (para o agricultor), Gabarito (para estudantes e vestibulandos), entre outros; além de ter classes sociais bastanbte heterogêneas. Portanto, podemos concluir que esse veículo deve ter uma linguagem mais formal, mas sem palavras de difícil entendimento e técnicas, como acontece em jornais específicos, como Diário do Comércio, entre outros.
O segundo jornal, Diário da Tarde, é um veículo de comunicação com suporte papel que possui um público-alvo mais homogêneo, com faixa etária entre 25 e 45 anos, de classes sociais C e D. Entre seu maior público encontram-se os taxistas. Por isso, esse jornal preocupa-se em ampliar o seu caderno de trânsito, polícia e esporte, incluindo aí o futebol amador, que raramente é tema das páginas do Estado de Minas. As matérias de política e economia, aqui, têm um espaço bem menor que no outro veículo.
Esses dados acima descritos podem ser afirmados com a observação das reportagens mostradas. Trata-se de uma matéria de polícia, onde o espaço utilizado por um e por outro veículo é completamente diferente. Além disso, a descrição usada no Diário da Tarde mostra a preocupação em prender o leitor na reportagem mostrada, o que não acontece no Estado de Mias que apenas expõe o fato através de um lide e foto dos acusados. A própria manchete em ambos os casos demonstra a diferença entre os públicos dos dois veículos: um se preocupa em colocar os bandidos como acusados enquanto o outro os apresenta como bandidos presos.
Possíveis dificuldades:
Acreditamos que uma discussão bem feita dos tópicos 19 e 20 facilitarão, e muito, a execução desta atividade.
Alerta para riscos:
Não há.
Glossário:
Editorial – Parte onde o editor do jornal mostra o ponto de vista do jornal sobre um determinado assunto (normalmente o mais discutido naquele momento). Encontra-se, na maioria dos jornais, na segunda página; em casos de jornais pequenos, acontece de o editorial vir na primeira página.
Expediente – Parte do jornal que contém os principais dados sobre o grupo jornalístico do qual faz parte, a distribuição e os editores e responsáveis pelo órgão. Normalmente encontra-se na parte de opinião ou no caso de jornais de pequeno porte, no rodapé da última página.

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