Pular para o conteúdo principal

Unidade II atividade 2 – plano de aula

Unidade II atividade 2 – plano de aula
Parte inferior do formulário


Unidade II atividade 2 – plano de aula -

Plano de Aula Componente Curricular: Língua Português 6º ao 9º Ano: 2011 Turno: 


Língua Oral

Conteúdo: Escuta e Produção Oral

Objetivos 

- Aprimorar a fala em situação de comunicação oral formal. 

Participar de uma situação de comunicação oral formal.

- Reconhecer algumas das características e funções de uma entrevista. - Ampliar sua capacidade de ler entrevistas.

Conteúdos 

- Características e funções de uma entrevista. - Adequação da fala à situação formal de entrevista. - Adequação das perguntas às respostas dadas pelo entrevistado. - Prática do discurso em situação de interlocução, mantendo o propósito de obter informações.


Utilização de recursos próprios à situação de entrevista.

- Realização de leitura de textos informativos para obter informações sobre o entrevistado e sua obra.


Anos  6º ao 9º ano.  Tempo estimado  17 aulas. 

Desenvolvimento 1ª etapa Compartilhando os objetivos – 1 aula

A partir das informações disponíveis sobre o artista estudado, a entrevista deve surgir como a melhor forma de obter novas informações e aprofundar o conhecimento que se tem. Nesse sentido, a primeira atividade deve ser compartilhar o objetivo com os alunos. PARA QUE se vai realizar a entrevista: obter mais informações sobre a vida e obra do artista.

2ª etapa. Definir o que se quer saber do entrevistado – 3 aulas

Uma vez definido o objetivo da entrevista, orientem os estudantes para organizar o que o grupo já sabe sobre a vida e a obra do artista. Divida os alunos em grupos e distribua as fontes de informações já utilizadas no estudo – material impresso, áudio, vídeo, pesquisas realizadas na internet.

3ª etapa. A Construção de repertório sobre uma boa entrevista – 3 aulas  

Façam várias copias da fita da entrevista e entregue uma para cada grupo, que deverá transcrever cada um, uma parte da entrevista, previamente definida. Ao final, compare as soluções e as dificuldades encontradas pelos grupos.

4ª etapa. Elaborando um roteiro para a entrevista – 3 aulas

Uma vez que todos tenham compartilhado o que já se sabe e o que falta saber, chega a hora de elaborar um roteiro para a entrevista. Na primeira atividade desta etapa, retome a lista “O que queremos saber” que foi feita na segunda etapa. Releia-a com os alunos e verifique se ela está completa. Acrescente novas sugestões. Em seguida, junto com os alunos, agrupe as questões por blocos temáticos: sobre a infância do artista, sobre o início da carreira, sobre a vida pessoal, sobre a vida profissional, sobre a sua obra, curiosidades de sua vida, opiniões do artista, etc.

5ª etapa. Marcando a entrevista e definindo os papéis de cada aluno na realização da entrevista – 1 aula

Após ter o roteiro pronto, já se pode agendar a entrevista. Combine com a classe quem vai entrar em contato e qual a data boa, quando a turma já estiver pronta para a realização da entrevista. Em seguida, defina o que precisará ocorrer na entrevista: fazer as perguntas, gravar, acompanhar e assinalar numa lista as perguntas já feitas. Cada grupo que elaborou as questões por bloco temático deverá definir quantos entrevistadores (pode haver vários, desde que as perguntas sejam feitas de forma organizada e o ritmo da entrevista seja mantido) e deverá haver pelo menos:

6ª etapa. Ensaio da entrevista – 2 aulas

Após ter o roteiro pronto e definidos os papéis de cada um, faça um ensaio com os alunos. Promova uma simulação na qual você será o entrevistado e os alunos, os entrevistadores. Nessa simulação, crie situações possíveis de serem vividas numa entrevista para ver como os alunos se saem, tais como: responda às questões de forma lacônica, com monossílabos; desvie do assunto perguntado; fale sobre muitos assuntos; antecipe um assunto ainda não perguntado, de forma a que eles tenham que ajustar as perguntas previstas no roteiro.

7ª etapa. Realização da entrevista – 1 aula

No dia da realização da entrevista verifique se cada grupo está com os instrumentos necessários para a realização da entrevista: gravador, pilhas extra, lápis ou caneta e papel, prancheta ou caderno para anotar, roteiro da entrevista. Os alunos deverão estar cientes de suas funções. No momento da entrevista, o professor poderá fazer perguntas não prevista no roteiro e sinalizar o grupo caso ocorra repetição de perguntas, por exemplo.

8ª etapa. Avaliação da entrevista – 1 aula

Na primeira aula após a realização da entrevista é importante fazer uma rodada para que todos possam manifestar suas impressões e falar sobre o que acharam da entrevista. Nessa ocasião é muito importante que o professor retome todo o processo, marcando as aprendizagens realizadas, os avanços que os alunos realizaram. Cabe aqui também levantar as falhas que possam ter ocorrido na realização da entrevista e retomar porque elas ocorreram.

9ª etapa. Transcrição – 2 aulas

A transcrição da entrevista, embora trabalhosa, é muito importante, pelas aprendizagens que pode promover, pois consiste em um trabalho de transposição da linguagem oral para a linguagem escrita. Selecione um trecho em que haja a presença de elementos da língua oral que possam ser trabalhados coletivamente com a classe e analise com os alunos de que forma se podem representar, na língua escrita, os recursos que apóiam a língua oral, como por exemplo, os silêncios, os gestos, o tom de voz, as expressões faciais que acompanham uma interjeição.


Outro aspecto que deve ser enfocado é o que pode ser eliminado sem comprometer o conteúdo (as repetições e gaguejos, algumas interjeições como, por exemplo, “né”, ou “então” ou “aí” etc).

Façam várias copias da fita da entrevista e entregue uma para cada grupo, que deverá transcrever cada um, uma parte da entrevista, previamente definida. Ao final, compare as soluções e as dificuldades encontradas pelos grupos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno