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Coesão referencial por substituição: pronomes possessivos


Coesão referencial por substituição: pronomes possessivos
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Final
Língua Portuguesa
Análise linguística: léxico e redes semânticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo
Língua Portuguesa
Análise linguística
Ensino Médio
Língua Portuguesa
Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final
Língua Portuguesa
Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio
Língua Portuguesa
Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender que os pronomes possessivos, além de serem determinantes dos nomes, são mecanismos de coesão referencial.
  • Empregar os pronomes possessivos com função remissiva.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos deverão conhecer:
- a noção de coesão textual e alguns de seus mecanismos;
- a noção de ambiguidade.
Estratégias e recursos da aula
  • Laptop UCA;
  • Internet;
  • tira humorística;
  • vídeo do Youtube;
  • processador de textos Kword;
  • recursos de captação de áudio e vídeo do laptop UCA;
  • trabalho interativo.

Atividade 1 – Motivação
Professor, organize a turma em círculo. Inicie a atividade explorando o conhecimento prévio dos alunos acerca dos pronomes possessivos, visando despertar o interesse deles pelo tema. Questione se eles se lembram de já terem estudado esse tipo de pronomes e peça que dois ou três alunos citem exemplos desses pronomes em frases. Em seguida, exemplifique também, com frases como: Meus parentes de Brasília virão nos visitar neste final de semana e ficarão hospedados em nossa casa. Minha mãe está muito contente! 
Em seguida, solicite que acessem, em seus laptops UCA, via Internet [Metasys > Iniciar > Aplicativos > Internet Firefox ou na área de trabalho], uma parte de uma história em quadrinhos do personagem Xaveco, integrante da Turma da Mônica (Disponível em: <http://www.monica.com.br/comics/bermudao/pag11.htm>. Acesso em: 19 abr. 2011.):

http://www.monica.com.br/comics/bermudao/images/p10-04.gif
http://www.monica.com.br/comics/bermudao/images/p11-01.gif
http://www.monica.com.br/comics/bermudao/images/p11-02.gif
Xaveco
http://www.monica.com.br/comics/bermudao/images/p11-04.gif

Peça que registrem em seus laptops, em um arquivo digitado no programa KWord [Metasys > Aplicativos > Novos Aplicativos > Processador de textos KWord] as frases da história em quadrinhos em que aparecem os pronomes possessivos. Solicite que destaquem os pronomes nas frases digitadas utilizando o recurso de negrito ou itálico ou sublinhado. Eles podem salvar o arquivo com o nome “Pronomes possessivos”.
Para socializar as respostas, peça três alunos para lerem as frases analisadas.

Atividade 2 – Reconhecimento dos pronomes como mecanismo de coesão referencial
Professor, organize os alunos em duplas. Oriente-os para acessarem, em seus laptops, via Internet [Metasys > Iniciar > Aplicativos > Internet Firefox ou na área de trabalho], o vídeo do Youtube intitulado “Elementos de coesão de um texto” (9m36s) (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ISLNraV6YPw>. Acesso em: 17 abr. 2011.).

elementos de coesão

Esse vídeo é um recurso didático interessante, pois a professora destaca, ao longo de sua exposição, diferentes recursos de coesão textual, com ênfase para os pronomes, sendo que destaca a importância dos pronomes como elementos responsáveis pelo estabelecimento da coesão textual. Os pronomes são destacados e relacionados a seus referentes textuais. Professor, caso precise economizar tempo, o vídeo pode ser assistido até os 6m57s iniciais, pois a exposição feita até esse momento já será suficiente para os alunos entenderem o funcionamento de alguns mecanismos de coesão textual.
Enquanto o download do vídeo é feito, retome com os alunos os conceitos de coesão textual, elemento coesivo e referente textual, para que eles possam aproveitar, ainda melhor, a exibição do vídeo.
Explique para os alunos que existem diversos mecanismos de coesão textual e os pronomes possessivos são um deles. Nesse caso, eles exercem coesão referencial, porque o pronome, ao ser utilizado no texto, serve para se referir a uma informação que já foi dita ou que ainda será dita.

Atividade 3 – Identificação do possessivo “seu” como causador de ambiguidade
Professor, os alunos continuarão organizados em duplas.
Ao estudar os pronomes possessivos, é importante ressaltar para os discentes a possibilidade que o possessivo “seu” e flexões (seus, sua, suas) têm de tornar um texto ou um fragmento dele ambíguo. Quando isso acontece, tem-se um problema de coesão textual referencial, que provoca uma falha na coerência textual. Essa falha pode ser global ou parcial, dependendo do contexto.
O que provoca a ambiguidade é que o possessivo “seu” pode referir-se tanto a um ser/objeto como a outro ser/objeto, mencionados na frase, esteja este no masculino ou no feminino, no singular ou no plural.
Solicite aos discentes que acessem o texto “O problemático possessivo ‘seu’ – recursos para contornar a ambiguidade” (Disponível em: <http://recantodasletras.com.br/gramatica/1054820>. Acesso em: 19 abr. 2011.).
ambiguidade

Peça aos alunos que, em duplas, façam a leitura do texto. Oriente-os para que, ao terminar, façam a seguinte atividade:

 Atividade:
 Utilizando seus laptops, criem um arquivo no programa KWord, intitulado “Pronomes possessivos e ambiguidade”. Em seguida, respondam estas questões:
 1. Criem e digitem quatro frases que se tornam ambíguas devido à utilização do possessivo “seu” e suas flexões.
 2. Destaquem esses pronomes utilizando o recurso de negrito ou itálico ou sublinhado.
 3. Descrevam as possibilidades de interpretação das frases criadas por vocês.
Professor, algumas possibilidades de frases são:
- Carlos estava diante de José e Rosa. Finalmente, para oficializar a união, Carlos pediu sua mão em casamento.
Comentário: Carlos pediu a mão de quem: de José ou de Rosa? (O possessivo “sua” pode referir-se tanto a uma pessoa quanto a outra).
- Roberta encontrou Pedro e seu irmão na praça.
Comentário: Roberta encontrou o irmão de quem: de Roberta ou de Pedro? (O possessivo “seu” pode referir-se tanto a uma pessoa quanto a outra).
Para socializar as respostas, os alunos poderão trocar os laptops entre si, à medida que forem terminando a atividade. Oriente-os para salvar o arquivo antes de repassar para os colegas lerem.

Atividade 4 – Produção textual
Professor, para esta atividade, os alunos poderão continuar em duplas ou formarem grupos de quatro alunos, dependendo das características de sua turma.
Conte ou leia para os alunos a seguinte piada, que tem ambiguidade provocada pela utilização do possessivo “sua”:
“O rapaz chega para o pai da namorada e, meio sem jeito, diz:
- Seu Francisco, eu amo muito a Soninha e...
- Eu sei – diz, sorrindo, o pai da moça. – Ela me disse...
- Então, seu Francisco... eu vim pedir a sua mão em casamento.
- Ué – diz o homem, em tom de brincadeira –, você ama a Soninha e quer se casar comigo?!”.
Questione os alunos sobre as possibilidades de interpretação possíveis para a piada e o papel causado pelo possessivo nesse texto. Peça para que indiquem o referente textual do pronome utilizado.
Em seguida, solicite aos alunos que façam a seguinte atividade:

 Atividades:
 1. Criem, junto aos seus colegas de dupla ou grupo, uma piada que se vale do recurso de ambiguidade provocado pelo possessivo “seu” ou suas flexões para provocar humor. Em seguida, utilizem os recursos para gravação de vídeo existentes em seu laptop para gravar um vídeo em que vocês contam essa piada.
 2. Analisem os sentidos possíveis de entendimento da piada.
 3. Destaque os referentes textuais dos pronomes possessivos utilizados.

Para socializar a atividade, solicite aos alunos que enviem o arquivo do vídeo para os colegas, por email, para que possam ter diferentes exemplos de textos com pronomes possessivos utilizados de forma ambígua e que funcionam como “gatilho” de humor.
Após terem enviado o email e os alunos terem assistido a alguns vídeos, solicite a três duplas que escolham uma das piadas e comentem as questões 2 e 3 da atividade a respeito do vídeo escolhido. Ao final da apresentação, poderão ser feitas sugestões de adequação dos textos das piadas.
Recursos Complementares

Para obter informações sobre pronomes demonstrativos, coesão e coerência textuais, acesse os seguintes textos e links:
- Aula do Portal do Professor: Os pronomes e a coesão textual. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27085>. Acesso em: 16 abr. 2011.
- Texto expositivo: Pronomes possessivos. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/gramatica/pronomes-possessivos.htm>. Acesso em: 18 abr. 2011.
- Texto expositivo: Pronomes possessivos. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/morfologia/pronomes-possessivos.php>. Acesso em: 19 abr. 2011.
- Monografia: A coesão textual dos pronomes possessivos em dissertações escolares. Disponível em: <http://www.fafibe.br/revistasonline/arquivos/revistaletrasfafibe/sumario/6/14042010182123.pdf>. Acesso em: 19 abr. 2011.
Avaliação
Para avaliar os discentes, devem ser observados a participação, o interesse e o empenho deles nas diferentes atividades propostas, bem como a capacidade de trabalharem em dupla. Verificar, ainda, o desempenho e criatividade dos alunos na produção textual, especificamente quanto ao emprego dos pronomes possessivos. Observar se conseguem identificar adequadamente os referentes textuais dos pronomes utilizados por eles nos textos.

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