Eixo Temático: | Compreensão e produção de textos e suportes |
Tema: | Gêneros e discursos |
Tópico: | 0 |
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Objetivos: Propor um trabalho com a leitura de resenhas, reportagens e etc, de forma que os alunos sejam capazes de: – Reconhecer e usar produtivamente e autonomamente mecanismos de representação das vozes em textos de diferentes gêneros. Providências para a realização da atividade: Selecionar textos de diversos gêneros, em livros, revistas, jornais, “sites”, por exemplo. Pré-requisitos: É importante que o professor tenha conhecimento do gênero textual resenha e suas diferentes situações de produção e funcionamento. Descrição dos procedimentos: Pedir aos alunos que leiam o texto abaixo: O Espírito da Floresta O trabalho de Orlando Villas Bôas é respeitado no mundo inteiro. Quando o sertanista de 86 anos põe no papel impressões sobre a vida e os costumes dos índios, fala com autoridade. Por ter a assinatura de Villas Bôas, A Arte dos Pajés não surpreende pela qualidade, e sim pela simplicidade do autor ao discorrer sobre o universo Xingu – tanto o visível quanto o imaginário, cultivado pelos nativos. O conceito de civilização no mundo ocidental abarca estilos de vida distintos, mas é incapaz de incluir as sociedades indígenas. O homem “civilizado”, no dizer do autor, tende a considerar os povos da floresta incompatíveis com essa definição. Segundo Villas Bôas essa premissa é equivocada. Os índios, diferentemente do senso comum, evoluíram, sim, mas a sua maneira. Por não entender esse universo, os brancos costumam rejeitá-los. A obra contém pequenas pinceladas da história desses povos desde a chegada na região Xingu. As relações familiares, as peculiaridades de cada dialeto, as divisões de tarefas, as celebrações de vida e o modo de enfrentar a morte conduzem à parte mais interessante do livro. Villas Bôas conta lendas preservadas por muitas gerações e reproduz depoimentos sobre fatos incríveis, alguns testemunhados por ele e sua equipe de pesquisadores. São relatos saborosos, mesmo para quem considera esses rituais meras curiosidades. É impossível ficar indiferente às duas dimensões dos índios descritas por Villas Bôas: aquela em que tentam apenas sobreviver em meio a um mundo que se tornou diferente e aquela na qual se valem da comunicação com os espíritos, que, segundo eles, regem a vida. São 126 páginas divididas em seis capítulos: "Aspectos gerais da cultura xinguana"; "O universo mítico-religioso"; "Os pajés e sua arte"; "Cerimoniais"; "Histórias do sobrenatural"; e "As valetas - caminhos de olé (espírito)". A Arte dos Pajés é o terceiro livro de Orlando Villas Bôas publicado pela Editora Globo. Os outros dois, em co-autoria com seu irmão Claudio Villas Bôas, falecido, são A Marcha Para o Oeste e Almanaque do Sertão. Título: A Arte dos Pajés - Impressões Sobre o Universo Espiritual Xinguano.Autor: Orlando Villas Boas; Edição: Editora Globo, av.Jaraguá 1.485, CEP 05346-902, Jaguaré, São Paulo. (Texto adaptado de Elizário Goulart Rocha. Época, 10, de julho de 2000, especialmente para esta atividade.) 1) Peça aos alunos que leiam o texto e pergunte a eles se já haviam lido algum texto como este. Esclareça que se trata do gênero resenha e que as resenhas se caracterizam por apresentarem no mínimo, dois movimentos, o resumo da obra e os comentários de quem produz a resenha. Proponha aos alunos questões concernentes ao texto como:
2) Localizar no texto:
a) título do livro resenhado;
a) autor do livro e do texto da revista Época;
b) tema do livro;
c) contextualização da obra. 3) Retirar do texto trechos descritivos, resumidores da obra e trechos de comentários sobre a obra. 4 ) Identificar as marcas do texto que se referem ao livro resenhado. 5 ) Reler a resenha e identificar os verbos usados pelo resenhista para mencionar o que o autor do livro faz no livro (Por exemplo, no 1º parágrafo: “(...) põe no papel impressões sobre a vida(...); fala com autoridade, etc.): 6 ) Identificar a função desses verbos no texto.
(Explicar que os verbos têm a função de introduzir a voz do autor da obra.) 7 ) Além dos verbos, o resenhista usa determinadas expressões, que também têm a função
de introduzir a voz do autor da obra. Identificar essas expressões (Por exemplo, a expressão “no dizer do autor”). 8 ) Levar os alunos a perceber a compreender por que o autor da resenha faz a inserção da voz do autor da obra em seu texto. 9 ) Entender para quem é direcionada o livro resenhado. 10 ) Levar os alunos a perceber a estrutura do texto, os passos do autor na produção da resenha. Possíveis dificuldades: Os alunos não estarem acostumados a lidar com gêneros de textos como resenha, resumo, notícias e ou reportagens. |
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