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Compreensão e produção de textos e suportes


Roteiros de Atividades
Língua Portuguesa - Fundamental - 6º ao 9º

Eixo Temático:
Compreensão e produção de textos e suportes
Tema:
Gêneros e discursos
Tópico:
0

Objetivos:
Propor um trabalho com a leitura de resenhas, reportagens e etc, de forma que os alunos sejam capazes de:
– Reconhecer e usar produtivamente e autonomamente mecanismos de representação das vozes em textos de diferentes gêneros.
Providências para a realização da atividade:
Selecionar textos de diversos gêneros, em livros, revistas, jornais, “sites”, por exemplo.
Pré-requisitos:
É importante que o professor tenha conhecimento do gênero textual resenha e suas diferentes situações de produção e funcionamento.
Descrição dos procedimentos:
Pedir aos alunos que leiam o texto abaixo:
O Espírito da Floresta
O trabalho de Orlando Villas Bôas é respeitado no mundo inteiro. Quando o sertanista de 86 anos põe no papel impressões sobre a vida e os costumes dos índios, fala com autoridade. Por ter a assinatura de Villas Bôas, A Arte dos Pajés não surpreende pela qualidade, e sim pela simplicidade do autor ao discorrer sobre o universo Xingu – tanto o visível quanto o imaginário, cultivado pelos nativos.
O conceito de civilização no mundo ocidental abarca estilos de vida distintos, mas é incapaz de incluir as sociedades indígenas. O homem “civilizado”, no dizer do autor, tende a considerar os povos da floresta incompatíveis com essa definição. Segundo Villas Bôas essa premissa é equivocada. Os índios, diferentemente do senso comum, evoluíram, sim, mas a sua maneira. Por não entender esse universo, os brancos costumam rejeitá-los.
A obra contém pequenas pinceladas da história desses povos desde a chegada na região Xingu. As relações familiares, as peculiaridades de cada dialeto, as divisões de tarefas, as celebrações de vida e o modo de enfrentar a morte conduzem à parte mais interessante do livro. Villas Bôas conta lendas preservadas por muitas gerações e reproduz depoimentos sobre fatos incríveis, alguns testemunhados por ele e sua equipe de pesquisadores. São relatos saborosos, mesmo para quem considera esses rituais meras curiosidades. É impossível ficar indiferente às duas dimensões dos índios descritas por Villas Bôas: aquela em que tentam apenas sobreviver em meio a um mundo que se tornou diferente e aquela na qual se valem da comunicação com os espíritos, que, segundo eles, regem a vida.
São 126 páginas divididas em seis capítulos: "Aspectos gerais da cultura xinguana"; "O universo mítico-religioso"; "Os pajés e sua arte"; "Cerimoniais"; "Histórias do sobrenatural"; e "As valetas - caminhos de olé (espírito)". A Arte dos Pajés é o terceiro livro de Orlando Villas Bôas publicado pela Editora Globo. Os outros dois, em co-autoria com seu irmão Claudio Villas Bôas, falecido, são A Marcha Para o Oeste e Almanaque do Sertão.
Título: A Arte dos Pajés - Impressões Sobre o Universo Espiritual Xinguano.Autor: Orlando Villas Boas; Edição: Editora Globo, av.Jaraguá 1.485, CEP 05346-902, Jaguaré, São Paulo.
(Texto adaptado de Elizário Goulart Rocha. Época, 10, de julho de 2000, especialmente para esta atividade.)
1) Peça aos alunos que leiam o texto e pergunte a eles se já haviam lido algum texto como este. Esclareça que se trata do gênero resenha e que as resenhas se caracterizam por apresentarem no mínimo, dois movimentos, o resumo da obra e os comentários de quem produz a resenha.
Proponha aos alunos questões concernentes ao texto como:
2) Localizar no texto:
a) título do livro resenhado;
a) autor do livro e do texto da revista Época;
b) tema do livro;
c) contextualização da obra.
3) Retirar do texto trechos descritivos, resumidores da obra e trechos de comentários sobre a obra.
4 ) Identificar as marcas do texto que se referem ao livro resenhado.
5 ) Reler a resenha e identificar os verbos usados pelo resenhista para mencionar o que o autor do livro faz no livro (Por exemplo, no 1º parágrafo: “(...) põe no papel impressões sobre a vida(...); fala com autoridade, etc.):
6 ) Identificar a função desses verbos no texto.
(Explicar que os verbos têm a função de introduzir a voz do autor da obra.)
7 ) Além dos verbos, o resenhista usa determinadas expressões, que também têm a função
de introduzir a voz do autor da obra. Identificar essas expressões (Por exemplo, a expressão “no dizer do autor”).
8 ) Levar os alunos a perceber a compreender por que o autor da resenha faz a inserção da voz do autor da obra em seu texto.
9 ) Entender para quem é direcionada o livro resenhado.
10 ) Levar os alunos a perceber a estrutura do texto, os passos do autor na produção da resenha.
Possíveis dificuldades:
Os alunos não estarem acostumados a lidar com gêneros de textos como resenha, resumo, notícias e ou reportagens.

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