Pular para o conteúdo principal

Roteiros de Atividades
Língua Portuguesa - Fundamental - 6º ao 9º

Eixo Temático:
Compreensão e produção de textos e suportes
Tema:
Interação literária
Subtema:
0
Tópico:
0

Objetivos:
- Compreender e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de interação com textos dramáticos.
- Produzir adaptações teatrais a partir de textos narrativos.
Providências para a realização da atividade:
Cópias do esqueleto de texto dramático produzido pelo professor.
Pré-requisitos:
Os alunos devem ter noção de como o texto dramático é organizado, contendo cenas, personagens, falas, comentários e narrador.
Descrição dos procedimentos:
Procedimentos:
Antes de iniciar a atividade, o professor deve ter preparado o esqueleto de um texto dramático, contendo comentários e instruções para a cena, voz do narrador, além da ordem das falas e identificação das personagens. A idéia é fazer com que os alunos se identifiquem com os personagens e produzam falas para eles. O professor deve pensar o tamanho do texto levando em consideração a quantidade de alunos e o tempo disponível.
É necessário dividir a turma em grupos conforme o número de vozes do texto dramático a ser montado. Cada aluno deve ter uma função, sendo personagem (principal ou não), participando dos efeitos sonoros ou dirigindo o grupo.
Antes disso, é necessário que o professor explique a atividade, fazendo previamente um estudo da história a ser contada, comentando sobre os personagens, suas personalidades e atitudes, além dos espaços e da época onde se passa a cena. É fundamental que fique bem claro o assunto a ser desenvolvido. De preferência, o professor deverá escolher um assunto próximo da vivência dos alunos.
Após a discussão, os grupos se reunirão e passarão a escrever as falas conforme a intervenção de cada aluno-persongem. Concluída a escrita das falas, os alunos ensaiarão a leitura dramática da peça produzida. Não é necessário que os alunos decorem as falas, pois isso pode gerar muita tensão e prejudicar a apresentação. Mas deve-se exigir deles que a leitura dramática seja carregada das emoções que os personagens estão vivendo.
Durante as apresentações, o professor deve assumir a voz do narrador. Isso dará maior confiança aos alunos e exigirá deles maior envolvimento e responsabilidade.
Por fim, os alunos deverão comentar a experiência explicando as emoções sentidas como personagens, sugerindo novas ações ou elementos que poderiam compor a história.
Possíveis dificuldades:
Não há.
Alerta para riscos:
Não há.
Glossário:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...