Eixo Temático: | Compreensão e produção de textos e suportes |
Tema: | Interação literária |
Subtema: | 0 |
Tópico: | 0 |
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Objetivos: - Compreender e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de interação com textos dramáticos.
- Produzir adaptações teatrais a partir de textos narrativos. Providências para a realização da atividade: Cópias do esqueleto de texto dramático produzido pelo professor. Pré-requisitos: Os alunos devem ter noção de como o texto dramático é organizado, contendo cenas, personagens, falas, comentários e narrador. Descrição dos procedimentos: Procedimentos: Antes de iniciar a atividade, o professor deve ter preparado o esqueleto de um texto dramático, contendo comentários e instruções para a cena, voz do narrador, além da ordem das falas e identificação das personagens. A idéia é fazer com que os alunos se identifiquem com os personagens e produzam falas para eles. O professor deve pensar o tamanho do texto levando em consideração a quantidade de alunos e o tempo disponível. É necessário dividir a turma em grupos conforme o número de vozes do texto dramático a ser montado. Cada aluno deve ter uma função, sendo personagem (principal ou não), participando dos efeitos sonoros ou dirigindo o grupo. Antes disso, é necessário que o professor explique a atividade, fazendo previamente um estudo da história a ser contada, comentando sobre os personagens, suas personalidades e atitudes, além dos espaços e da época onde se passa a cena. É fundamental que fique bem claro o assunto a ser desenvolvido. De preferência, o professor deverá escolher um assunto próximo da vivência dos alunos. Após a discussão, os grupos se reunirão e passarão a escrever as falas conforme a intervenção de cada aluno-persongem. Concluída a escrita das falas, os alunos ensaiarão a leitura dramática da peça produzida. Não é necessário que os alunos decorem as falas, pois isso pode gerar muita tensão e prejudicar a apresentação. Mas deve-se exigir deles que a leitura dramática seja carregada das emoções que os personagens estão vivendo. Durante as apresentações, o professor deve assumir a voz do narrador. Isso dará maior confiança aos alunos e exigirá deles maior envolvimento e responsabilidade. Por fim, os alunos deverão comentar a experiência explicando as emoções sentidas como personagens, sugerindo novas ações ou elementos que poderiam compor a história. Possíveis dificuldades: Não há. Alerta para riscos: Não há. Glossário: |
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