Pular para o conteúdo principal

Roteiros de Atividades
Língua Portuguesa - Fundamental - 6º ao 9º

Eixo Temático:
Compreensão e produção de textos e suportes
Tema:
Interação literária
Subtema:
0
Tópico:
0

Objetivos:
- Compreender e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de interação com textos dramáticos.
- Produzir adaptações teatrais a partir de textos narrativos.
Providências para a realização da atividade:
Cópias do esqueleto de texto dramático produzido pelo professor.
Pré-requisitos:
Os alunos devem ter noção de como o texto dramático é organizado, contendo cenas, personagens, falas, comentários e narrador.
Descrição dos procedimentos:
Procedimentos:
Antes de iniciar a atividade, o professor deve ter preparado o esqueleto de um texto dramático, contendo comentários e instruções para a cena, voz do narrador, além da ordem das falas e identificação das personagens. A idéia é fazer com que os alunos se identifiquem com os personagens e produzam falas para eles. O professor deve pensar o tamanho do texto levando em consideração a quantidade de alunos e o tempo disponível.
É necessário dividir a turma em grupos conforme o número de vozes do texto dramático a ser montado. Cada aluno deve ter uma função, sendo personagem (principal ou não), participando dos efeitos sonoros ou dirigindo o grupo.
Antes disso, é necessário que o professor explique a atividade, fazendo previamente um estudo da história a ser contada, comentando sobre os personagens, suas personalidades e atitudes, além dos espaços e da época onde se passa a cena. É fundamental que fique bem claro o assunto a ser desenvolvido. De preferência, o professor deverá escolher um assunto próximo da vivência dos alunos.
Após a discussão, os grupos se reunirão e passarão a escrever as falas conforme a intervenção de cada aluno-persongem. Concluída a escrita das falas, os alunos ensaiarão a leitura dramática da peça produzida. Não é necessário que os alunos decorem as falas, pois isso pode gerar muita tensão e prejudicar a apresentação. Mas deve-se exigir deles que a leitura dramática seja carregada das emoções que os personagens estão vivendo.
Durante as apresentações, o professor deve assumir a voz do narrador. Isso dará maior confiança aos alunos e exigirá deles maior envolvimento e responsabilidade.
Por fim, os alunos deverão comentar a experiência explicando as emoções sentidas como personagens, sugerindo novas ações ou elementos que poderiam compor a história.
Possíveis dificuldades:
Não há.
Alerta para riscos:
Não há.
Glossário:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno