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Compreensão e produção de textos e suportes



Eixo Temático:
Compreensão e produção de textos e suportes
Tema:
Gêneros e discursos
Tópico:
0


Objetivos:
- Interpretar referências bibliográficas em textos lidos;
- Referenciar textos e suportes, segundo normas da ABNT
Providências para a realização da atividade:
Recursos necessários: acesso a laboratório com computadores ligados à Internet, acesso exclusivo de uma turma à biblioteca em horário combinado.
Pré-requisitos:
Noções básicas sobre normas da ABNT para referências bibliográficas. Noções de navegação na internet.
Descrição dos procedimentos:
MINAS
Praça da Estação é palco para combate ao diabetes em Minas
14:21
90% dos diabéticos no estado é do tipo 2, grupo formado por pessoas geralmente acima dos 40 anos, em sua maioria obesos.
A Praça da Estação, no hipercentro de Belo Horizonte, é palco de muito movimento em defesa da saúde nesta terça-feira, 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes. Para alertar a população sobre os problemas da doença que atinge cerca de 550 mil pessoas em Minas, foi realizada uma caminhada com a participação de profissionais de saúde, quatro unidades do Sesc e grupos de portadores de deficiência que integram a programção de amanhã da 1ª Jornada de Inclusão da Pessoa com Deficiência que será realizada nesta quarta. A caminhada foi organizada pela Associação Mineira de Diabetes.
Até o final do dia devem ser feitos quatro mil testes de glicemia, além de medição de pressão arterial, da cintura, avaliação dos pés e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Quem passa pela praça também recebe gratuitamente orientações de nutricionistas, endocrinologistas e fisioterapeutas. A programação foi aberta com apresentação da Orquestra Sinfônica do Corpo de Bombeiros e teve ainda atividades educativas com a participação de estudantes da área de saúde e atores do Centro Cultural Prado Lopes.
Dimang Kon Beu
  

O maior obstáculo ao trabalho de conscientização da população para evitar o diabetes está nos hábitos contemporâneos de alimentação e no sedentarismo que atingem todas as camadas sociais. De acordo com dados de um senso da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 90% dos casos de diabéticos do estado é do tipo 2, um grupo formado por 70 mil pessoas geralmente acima dos 40 anos, em sua maioria obesos que devem combater as complicações da doença com alimentação adequada, exercícios físicos e ingestão de insulina.
A outra parcela de diabéticos insulino-dependentes são os de tipo 1, grupo composto por cerca de 13 mil crianças e adultos jovens, que muitas vezes já nascem com complicações que levam à doença. Além dos insulino-dependentes, a diabetes atinge outros milhares que não necessitam de insulina extra para controlar a doença. Dados do sistema de informação do Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) - doenças que geralmente estão associadas - há 550 mil pacientes cadastrados nas postos de saúde do estado.
1. O professor reproduz e distribui para os alunos o texto acima ( ou um outro texto jornalístico que tenha foto e seja retirado da internet). As questões abaixo são sugestões de discussão:
1. Quem é autora desse texto?
2. Que gênero textual é esse? Que pistas lhe levaram a chegar a essa conclusão?
3. A que se refere o nome Dimang Con Beu?
4. Em que dia esse texto foi publicado? Que pistas lhe levaram a chegar a essa conclusão?
5. A que se refere a data 15/11/2006? É possível que esta data fosse anterior a 14/11/2006? Essa data (15/11/2006) pode ser, daqui a 10 anos, alterada para 15/11/2016? Por que?
6. Se você precisar utilizar parte desse texto em um trabalho, como você se referiria a ele em sua Bibliografia?

2. Se a escola tiver laboratório de informática, o professor conduz os alunos ao laboratório solicita aos alunos que digitem, no campo do navegador da Internet, o endereço citado ao final do texto e solicita que os alunos verifiquem se o texto corresponde àquele que têm em mãos.
3. Ainda no laboratório, o professor solicita aos alunos que digitem nomes de determinados assuntos (que o professor sugerir) nos sites de busca (www.google.com.br, www.yahoo.com.br, etc). Assim que aparecerem textos, os alunos devem fazer, para os colegas, as referências bibliográficas para que os outros colegas reencontrem os textos por eles acessados.
4. Na biblioteca, o professor entrega a grupos de alunos referências bibliográficas para que os mesmos encontrem os livros nas estantes. Uma vez encontrados, os livros são trocados entre os alunos para que, sem acesso às referências feitas pelo professor, os alunos as elaborem. Os próprios colegas verificam a adequação da referência comparando com a que o professor lhe entregou. Sugestão: variar as referências entre: jornais e textos de jornais, revistas e textos de revistas, livros e partes de livro.
Possíveis dificuldades:
Pode ser difícil conseguir um laboratório de informática. O professor deve substituir a ida ao laboratório por sites impressos em papel para que os alunos façam as referências. Imprime-se o site teclando print scrn (tecla logo acima dos números do teclado).
Alerta para riscos:
Glossário:
Navegador da internet: programas que permitem ao usuário do computador acessar a internet, exemplo: Internet Explorer, Netscape.

Roteiros de Atividades
Língua Portuguesa - Fundamental - 6º ao 9º

Eixo Temático I:
Compreensão e produção de textos
Tema 1:
Gêneros e discursos
Tópico 3:
Organização temática

Objetivos:
- Compreender a organização temática de textos de diferentes gêneros.
Providências para a realização da atividade:
Materiais: textos de gêneros variados (um texto diferente para cada aluno em 2 cópias); um envelope médio e uma folha de papel ofício para cada aluno
Pré-requisitos:
Noções da estrutura básica dos gêneros escolhidos pelo professor. Noções de progressão e continuidade do texto.
Descrição dos procedimentos:
A organização temática está relacionada com a capacidade de estabelecer relações entre as partes do texto. Cria-se uma macroestrutura do texto, que se constitui sua representação semântica.
Essa macroestrutura pode ser organizada de diversas formas pelo leitor. Pode-se , por exemplo, privilegiar informações estruturais, como o status de tópico ou não-tópico dos elementos do texto ou informações de tipos específicos, como, por exemplo, a organização cronológica, as relações de causa e efeito a depender dos objetivos da produção.
A atividade aqui proposta pretende desenvolver a habilidade de reorganizar a macroestrutura proposicional do texto a partir de pistas que o leitor encontrar. Assim, é possível reorganizar um texto a partir de dicas morfossintáticas (tais como verbos e seus complementos, complementos de sintagmas, etc) ou a partir de dicas semânticas como estabelecimento de coerência pela organização tema-rema ( tópico-comentário). Abaixo segue a sugestão de uma atividade de reorganização da temática do texto:
O professor traz um texto de um gênero textual com o qual já tenha trabalhado com os alunos. Poesias não são, porém, bons exemplos por não terem necessariamente compromisso com a organização temática.
A VINGANÇA DA NATUREZA
LEANDRO GUIMARÃES OLIVEIRA *
Era uma vez um homem que se chamava Ricardo. Ele tinha indústrias na cidade.
As indústrias ficavam perto de um enorme rio, que fornecia água e alimento para muitas cidades e animais.Mas como Ricardo não respeitava a natureza, despejava todo o lixo de suas indústrias no rio.
Certo dia, quando Ricardo foi para o trabalho, passando perto do rio, viu que todos os peixes estavam mortos.
Mas ele não se importou com o que viu e foi trabalhar normalmente.A população da cidade, vendo aquela destruição, ficou revoltada.
Toda a cidade ficou sabendo da má notícia e resolveu fazer uma reunião para decidir o que fazer.
Eles decidiram conversar com Ricardo sobre o assunto, mas Ricardo não se considerou vencido e começou a despejar mais lixo no rio.
Certo dia, começou a chover muito, mas como o rio estava todo poluído, a água da chuva não tinha para onde ir.
Então, a enchente destruiu toda a indústria de Ricardo. Devemos cuidar muito bem da natureza ou então ela se volta contra nós.
1 Gurilândia. ESTADO DE MINAS, Sábado, 20 de agosto de 2005
*Aluno da Escola Municipal Padre Henrique de Morais, em Perdigão – MG
O professor apresenta apenas o título do texto e levanta a seguinte questão:
Qual o assunto do texto?
Procura explorar com os alunos a seqüência dos acontecimentos: recorta cada parte e mostra as possibilidades de ligação com as outras partes do texto.
1. Cada aluno recebe duas cópias de um texto diferente do texto de seu colega.
2. De um texto ele recorta o título, o autor, os parágrafos um a um, embaralha e coloca no envelope com seu nome. A outra cópia do texto ele guarda.
3. O professor distribui os envelopes aleatoriamente. Ao receber, o aluno procura reorganizar o texto, observando a hierarquização de tópicos e subtópicos, a continuidade e a progressão.
4. Uma vez reorganizado, monta o texto novamente, colando-o em uma folha de papel. Dobra a folha de papel, a recoloca no envelope e devolve-o para seu colega.
5. Ao receber o texto montado, o aluno confere com o original e aponta os problemas encontrados.
6. O professor, de posse dos textos montados, sem nominar, identifica os textos problemáticos e os copia em transparências, para que possa discutir as possíveis causas dos problemas de relação título (subtítulo-texto), de hierarquização, progressão e continuidade.
Possíveis dificuldades:
Segundo Coscarelli (2002:14), alguns fatores podem contribuir ou prejudicar a habilidade de compreensão da organização temática;
- a familiaridade com o assunto;
-a canonicidade semântica;
-o conhecimento do leitor a respeito daquele assunto;
-a previsibilidade do texto e a sua adequação à situação;
-a familiaridade do leitor com o gênero textual;
-a organização do texto;
-a capacidade do leitor de identificar as idéias mais importantes do texto de acordo com o seu objetivo para aquela leitura



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