Eixo Temático I: | Compreensão e produção de textos |
Tema 1: | Gêneros e discursos |
Tópico 3: | Organização temática |
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Objetivos: - Compreender a organização temática de textos de diferentes gêneros. Providências para a realização da atividade: Materiais: textos de gêneros variados (um texto diferente para cada aluno em 2 cópias); um envelope médio e uma folha de papel ofício para cada aluno Pré-requisitos: Noções da estrutura básica dos gêneros escolhidos pelo professor. Noções de progressão e continuidade do texto. Descrição dos procedimentos: A organização temática está relacionada com a capacidade de estabelecer relações entre as partes do texto. Cria-se uma macroestrutura do texto, que se constitui sua representação semântica. Essa macroestrutura pode ser organizada de diversas formas pelo leitor. Pode-se , por exemplo, privilegiar informações estruturais, como o status de tópico ou não-tópico dos elementos do texto ou informações de tipos específicos, como, por exemplo, a organização cronológica, as relações de causa e efeito a depender dos objetivos da produção. A atividade aqui proposta pretende desenvolver a habilidade de reorganizar a macroestrutura proposicional do texto a partir de pistas que o leitor encontrar. Assim, é possível reorganizar um texto a partir de dicas morfossintáticas (tais como verbos e seus complementos, complementos de sintagmas, etc) ou a partir de dicas semânticas como estabelecimento de coerência pela organização tema-rema ( tópico-comentário). Abaixo segue a sugestão de uma atividade de reorganização da temática do texto: O professor traz um texto de um gênero textual com o qual já tenha trabalhado com os alunos. Poesias não são, porém, bons exemplos por não terem necessariamente compromisso com a organização temática. A VINGANÇA DA NATUREZA LEANDRO GUIMARÃES OLIVEIRA * Era uma vez um homem que se chamava Ricardo. Ele tinha indústrias na cidade. As indústrias ficavam perto de um enorme rio, que fornecia água e alimento para muitas cidades e animais.Mas como Ricardo não respeitava a natureza, despejava todo o lixo de suas indústrias no rio. Certo dia, quando Ricardo foi para o trabalho, passando perto do rio, viu que todos os peixes estavam mortos. Mas ele não se importou com o que viu e foi trabalhar normalmente.A população da cidade, vendo aquela destruição, ficou revoltada. Toda a cidade ficou sabendo da má notícia e resolveu fazer uma reunião para decidir o que fazer. Eles decidiram conversar com Ricardo sobre o assunto, mas Ricardo não se considerou vencido e começou a despejar mais lixo no rio. Certo dia, começou a chover muito, mas como o rio estava todo poluído, a água da chuva não tinha para onde ir. Então, a enchente destruiu toda a indústria de Ricardo. Devemos cuidar muito bem da natureza ou então ela se volta contra nós. 1 Gurilândia. ESTADO DE MINAS, Sábado, 20 de agosto de 2005
*Aluno da Escola Municipal Padre Henrique de Morais, em Perdigão – MG O professor apresenta apenas o título do texto e levanta a seguinte questão: Qual o assunto do texto? Procura explorar com os alunos a seqüência dos acontecimentos: recorta cada parte e mostra as possibilidades de ligação com as outras partes do texto. 1. Cada aluno recebe duas cópias de um texto diferente do texto de seu colega.
2. De um texto ele recorta o título, o autor, os parágrafos um a um, embaralha e coloca no envelope com seu nome. A outra cópia do texto ele guarda.
3. O professor distribui os envelopes aleatoriamente. Ao receber, o aluno procura reorganizar o texto, observando a hierarquização de tópicos e subtópicos, a continuidade e a progressão.
4. Uma vez reorganizado, monta o texto novamente, colando-o em uma folha de papel. Dobra a folha de papel, a recoloca no envelope e devolve-o para seu colega.
5. Ao receber o texto montado, o aluno confere com o original e aponta os problemas encontrados.
6. O professor, de posse dos textos montados, sem nominar, identifica os textos problemáticos e os copia em transparências, para que possa discutir as possíveis causas dos problemas de relação título (subtítulo-texto), de hierarquização, progressão e continuidade. Possíveis dificuldades: Segundo Coscarelli (2002:14), alguns fatores podem contribuir ou prejudicar a habilidade de compreensão da organização temática; - a familiaridade com o assunto;
-a canonicidade semântica;
-o conhecimento do leitor a respeito daquele assunto;
-a previsibilidade do texto e a sua adequação à situação;
-a familiaridade do leitor com o gênero textual;
-a organização do texto;
-a capacidade do leitor de identificar as idéias mais importantes do texto de acordo com o seu objetivo para aquela leitura
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