Pular para o conteúdo principal

Roteiros de Atividades
Língua Portuguesa - Fundamental - 6º ao 9º

Eixo Temático:
Compreensão e produção de textos e suportes
Tema:
Interação literária
Subtema:
0
Tópico:
0

Objetivos:
- Compreender e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de interação com textos ficcionais em prosa, sobretudo narrativos.
Providências para a realização da atividade:
Cópias do texto a ser lido e discutido pelos alunos. É interessante que o aluno possa fazer suas anotações no texto distribuído.
Pré-requisitos:
Noções de elementos da narrativa: narrador, personagem, tempo, espaço e enredo.
Descrição dos procedimentos:
O professor deve, primeiro, selecionar um texto narrativo curto e completo, como um conto ou uma fábula, por exemplo, para que possa ser lido em sala. É importante que a leitura seja feita em voz alta com a participação dos alunos e do professor.
Em seguida, deve-se fazer a análise da história colocando em destaque os seguintes elementos:
1) Quais são os personagens? São adversários? Como eles são descritos?
2) Onde e quando a história se passa?
3) Qual o assunto da história e que conflito os personagens vivem?
4) Qual o momento mais emocionante da história?
Tudo isso deve ser feito de maneira coletiva, com o professor registrando as respostas no quadro, inclusive retirando trechos do texto analisado.
O professor deve, após a análise, preparar os alunos para a produção do texto narrativo. Para isso, ele e os alunos decidirão coletivamente as adaptações de personagem, tempo e espaço para elaborarem uma versão da história analisada.
Após essa etapa, os alunos passarão a produzir individualmente uma versão da história, seguindo as adaptações sugeridas, mas conservando o mesmo assunto ou tema analisado. É interessante o professor reforçar que a história deve possuir um momento de maior intensidade, o clímax.
Os textos produzidos deverão ser trocados entre os alunos. Cada aluno passa, então, a ler em voz alta o texto produzido pelo colega. Os alunos já devem estar cientes dessa troca antes de produzirem seus textos. No momento da leitura, o professor deve incentivar e reforçar de maneira positiva a participação dos alunos, controlando inclusive possíveis comentários que possam inibi-los.
O ideal é fazer com que todos os alunos participem, mas, se não for possível, o professor deve sortear os alunos que farão a leitura dos textos.
É importante fazer com que os alunos interajam com a literatura de maneira coletiva, como uma troca entre pessoas, e não somente como uma experiência solitária e individual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...