Pular para o conteúdo principal

Roteiros de Atividades
Língua Portuguesa - Fundamental - 6º ao 9º

Eixo Temático:
Compreensão e produção de textos e suportes
Tema:
Interação literária
Subtema:
0
Tópico:
0

Objetivos:
- Compreender e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de interação com textos ficcionais em prosa, sobretudo narrativos.
Providências para a realização da atividade:
Cópias do texto a ser lido e discutido pelos alunos. É interessante que o aluno possa fazer suas anotações no texto distribuído.
Pré-requisitos:
Noções de elementos da narrativa: narrador, personagem, tempo, espaço e enredo.
Descrição dos procedimentos:
O professor deve, primeiro, selecionar um texto narrativo curto e completo, como um conto ou uma fábula, por exemplo, para que possa ser lido em sala. É importante que a leitura seja feita em voz alta com a participação dos alunos e do professor.
Em seguida, deve-se fazer a análise da história colocando em destaque os seguintes elementos:
1) Quais são os personagens? São adversários? Como eles são descritos?
2) Onde e quando a história se passa?
3) Qual o assunto da história e que conflito os personagens vivem?
4) Qual o momento mais emocionante da história?
Tudo isso deve ser feito de maneira coletiva, com o professor registrando as respostas no quadro, inclusive retirando trechos do texto analisado.
O professor deve, após a análise, preparar os alunos para a produção do texto narrativo. Para isso, ele e os alunos decidirão coletivamente as adaptações de personagem, tempo e espaço para elaborarem uma versão da história analisada.
Após essa etapa, os alunos passarão a produzir individualmente uma versão da história, seguindo as adaptações sugeridas, mas conservando o mesmo assunto ou tema analisado. É interessante o professor reforçar que a história deve possuir um momento de maior intensidade, o clímax.
Os textos produzidos deverão ser trocados entre os alunos. Cada aluno passa, então, a ler em voz alta o texto produzido pelo colega. Os alunos já devem estar cientes dessa troca antes de produzirem seus textos. No momento da leitura, o professor deve incentivar e reforçar de maneira positiva a participação dos alunos, controlando inclusive possíveis comentários que possam inibi-los.
O ideal é fazer com que todos os alunos participem, mas, se não for possível, o professor deve sortear os alunos que farão a leitura dos textos.
É importante fazer com que os alunos interajam com a literatura de maneira coletiva, como uma troca entre pessoas, e não somente como uma experiência solitária e individual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno