Eixo Temático: | Compreensão e produção de textos e suportes |
Tema: | Interação literária |
Subtema: | 0 |
Tópico: | 0 |
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Objetivos: - Compreender e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de interação com textos ficcionais em prosa, sobretudo narrativos. Providências para a realização da atividade: Cópias do texto a ser lido e discutido pelos alunos. É interessante que o aluno possa fazer suas anotações no texto distribuído. Pré-requisitos: Noções de elementos da narrativa: narrador, personagem, tempo, espaço e enredo. Descrição dos procedimentos: O professor deve, primeiro, selecionar um texto narrativo curto e completo, como um conto ou uma fábula, por exemplo, para que possa ser lido em sala. É importante que a leitura seja feita em voz alta com a participação dos alunos e do professor. Em seguida, deve-se fazer a análise da história colocando em destaque os seguintes elementos: 1) Quais são os personagens? São adversários? Como eles são descritos?
2) Onde e quando a história se passa?
3) Qual o assunto da história e que conflito os personagens vivem?
4) Qual o momento mais emocionante da história? Tudo isso deve ser feito de maneira coletiva, com o professor registrando as respostas no quadro, inclusive retirando trechos do texto analisado. O professor deve, após a análise, preparar os alunos para a produção do texto narrativo. Para isso, ele e os alunos decidirão coletivamente as adaptações de personagem, tempo e espaço para elaborarem uma versão da história analisada. Após essa etapa, os alunos passarão a produzir individualmente uma versão da história, seguindo as adaptações sugeridas, mas conservando o mesmo assunto ou tema analisado. É interessante o professor reforçar que a história deve possuir um momento de maior intensidade, o clímax. Os textos produzidos deverão ser trocados entre os alunos. Cada aluno passa, então, a ler em voz alta o texto produzido pelo colega. Os alunos já devem estar cientes dessa troca antes de produzirem seus textos. No momento da leitura, o professor deve incentivar e reforçar de maneira positiva a participação dos alunos, controlando inclusive possíveis comentários que possam inibi-los. O ideal é fazer com que todos os alunos participem, mas, se não for possível, o professor deve sortear os alunos que farão a leitura dos textos. É importante fazer com que os alunos interajam com a literatura de maneira coletiva, como uma troca entre pessoas, e não somente como uma experiência solitária e individual. |
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