Pular para o conteúdo principal
GESTAR II
TP1 - Língua Portuguesa
Caro Professor, cara Professora,
Começamos, agora, nossos estudos de Língua Portuguesa.
Como já lhe adiantamos, neste primeiro caderno vamos tratar de questões mais
gerais, que, fundamentando todo o trabalho com a Língua Portuguesa, vão
obrigatoriamente ser retomadas em determinados pontos dos demais TPs, tal a
importância delas para a sua prática. Com isso, imaginamos facilitar o caminho a ser
percorrido neste ano de estudos.
Você já sabe também que, para tornar nossa proposta ainda mais ligada à sua
atuação em sala de aula, decidimos, na seleção de textos a serem trabalhados,
privilegiar os temas transversais. Nas quatro primeiras unidades que constituem o
TP1, nossos textos estão ligados aos temas da família e da escola, vistas de variados
ângulos e em diversas formas: ao final delas, poderemos ter ampliada e aprofundada
nossa visão sobre as questões que envolvem essas instituições que, mesmo com
todas as transformações da sociedade, se apresentam como da maior importância ,
ainda hoje.
Nessas unidades, vamos também explorar assuntos relevantes: a variação lingüística,
a própria conceituação de texto e as suas implicações no ensino-aprendizagem da língua
e a intertextualidade.
Você deve estar se perguntando se vale a pena rever assuntos que , com certeza, já
foram estudados em alguns ou em vários cursos de que terá participado.
Bem, o principal argumento que podemos apresentar-lhe, para rever questões
como dialetos e registros, norma culta, modalidades da língua, linguagem literária,
paráfrases e paródias, é um fato que a experiência nos mostra constantemente: esses e
outros pontos continuam obscuros e mal explorados em sala de aula, o que vem
refletindo-se no inadequado desempenho de nossos alunos na maioria das atividades
de linguagem.
Esses conteúdos continuam, pois, fundamentais sob dois aspectos: a ampliação
do conhecimento desses assuntos aumentará substancialmente sua competência no
uso da linguagem. Você terá melhores condições de compreender e avaliar mais
adequadamente os textos lidos e ouvidos, da mesma forma que produzirá textos mais
pertinentes.
Na medida em que desenvolve essa competência lingüística, que é o grande
objetivo do ensino da língua, você estará em condições de, com algumas sugestões
que vamos propor-lhe, ao longo das unidades, desenvolver em seus alunos a consciência
dessas variações e o uso de cada uma delas, nas diversas situações de comunicação
vividas por eles.
Na primeira unidade, chamada Variantes lingüísticas: dialetos e registros, vamos
distinguir normas e usos da língua, buscando compreender como essas variantes se

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno