GESTAR II
TP1 - Língua Portuguesa
Caro Professor, cara Professora,
Começamos, agora, nossos estudos de Língua Portuguesa.
Como já lhe adiantamos, neste primeiro caderno vamos tratar de questões mais
gerais, que, fundamentando todo o trabalho com a Língua Portuguesa, vão
obrigatoriamente ser retomadas em determinados pontos dos demais TPs, tal a
importância delas para a sua prática. Com isso, imaginamos facilitar o caminho a ser
percorrido neste ano de estudos.
Você já sabe também que, para tornar nossa proposta ainda mais ligada à sua
atuação em sala de aula, decidimos, na seleção de textos a serem trabalhados,
privilegiar os temas transversais. Nas quatro primeiras unidades que constituem o
TP1, nossos textos estão ligados aos temas da família e da escola, vistas de variados
ângulos e em diversas formas: ao final delas, poderemos ter ampliada e aprofundada
nossa visão sobre as questões que envolvem essas instituições que, mesmo com
todas as transformações da sociedade, se apresentam como da maior importância ,
ainda hoje.
Nessas unidades, vamos também explorar assuntos relevantes: a variação lingüística,
a própria conceituação de texto e as suas implicações no ensino-aprendizagem da língua
e a intertextualidade.
Você deve estar se perguntando se vale a pena rever assuntos que , com certeza, já
foram estudados em alguns ou em vários cursos de que terá participado.
Bem, o principal argumento que podemos apresentar-lhe, para rever questões
como dialetos e registros, norma culta, modalidades da língua, linguagem literária,
paráfrases e paródias, é um fato que a experiência nos mostra constantemente: esses e
outros pontos continuam obscuros e mal explorados em sala de aula, o que vem
refletindo-se no inadequado desempenho de nossos alunos na maioria das atividades
de linguagem.
Esses conteúdos continuam, pois, fundamentais sob dois aspectos: a ampliação
do conhecimento desses assuntos aumentará substancialmente sua competência no
uso da linguagem. Você terá melhores condições de compreender e avaliar mais
adequadamente os textos lidos e ouvidos, da mesma forma que produzirá textos mais
pertinentes.
Na medida em que desenvolve essa competência lingüística, que é o grande
objetivo do ensino da língua, você estará em condições de, com algumas sugestões
que vamos propor-lhe, ao longo das unidades, desenvolver em seus alunos a consciência
dessas variações e o uso de cada uma delas, nas diversas situações de comunicação
vividas por eles.
Na primeira unidade, chamada Variantes lingüísticas: dialetos e registros, vamos
distinguir normas e usos da língua, buscando compreender como essas variantes se
TP1 - Língua Portuguesa
Caro Professor, cara Professora,
Começamos, agora, nossos estudos de Língua Portuguesa.
Como já lhe adiantamos, neste primeiro caderno vamos tratar de questões mais
gerais, que, fundamentando todo o trabalho com a Língua Portuguesa, vão
obrigatoriamente ser retomadas em determinados pontos dos demais TPs, tal a
importância delas para a sua prática. Com isso, imaginamos facilitar o caminho a ser
percorrido neste ano de estudos.
Você já sabe também que, para tornar nossa proposta ainda mais ligada à sua
atuação em sala de aula, decidimos, na seleção de textos a serem trabalhados,
privilegiar os temas transversais. Nas quatro primeiras unidades que constituem o
TP1, nossos textos estão ligados aos temas da família e da escola, vistas de variados
ângulos e em diversas formas: ao final delas, poderemos ter ampliada e aprofundada
nossa visão sobre as questões que envolvem essas instituições que, mesmo com
todas as transformações da sociedade, se apresentam como da maior importância ,
ainda hoje.
Nessas unidades, vamos também explorar assuntos relevantes: a variação lingüística,
a própria conceituação de texto e as suas implicações no ensino-aprendizagem da língua
e a intertextualidade.
Você deve estar se perguntando se vale a pena rever assuntos que , com certeza, já
foram estudados em alguns ou em vários cursos de que terá participado.
Bem, o principal argumento que podemos apresentar-lhe, para rever questões
como dialetos e registros, norma culta, modalidades da língua, linguagem literária,
paráfrases e paródias, é um fato que a experiência nos mostra constantemente: esses e
outros pontos continuam obscuros e mal explorados em sala de aula, o que vem
refletindo-se no inadequado desempenho de nossos alunos na maioria das atividades
de linguagem.
Esses conteúdos continuam, pois, fundamentais sob dois aspectos: a ampliação
do conhecimento desses assuntos aumentará substancialmente sua competência no
uso da linguagem. Você terá melhores condições de compreender e avaliar mais
adequadamente os textos lidos e ouvidos, da mesma forma que produzirá textos mais
pertinentes.
Na medida em que desenvolve essa competência lingüística, que é o grande
objetivo do ensino da língua, você estará em condições de, com algumas sugestões
que vamos propor-lhe, ao longo das unidades, desenvolver em seus alunos a consciência
dessas variações e o uso de cada uma delas, nas diversas situações de comunicação
vividas por eles.
Na primeira unidade, chamada Variantes lingüísticas: dialetos e registros, vamos
distinguir normas e usos da língua, buscando compreender como essas variantes se
Comentários
Postar um comentário