Pular para o conteúdo principal

Ensinando e aprendendo com textos e músicas


Ensinando e aprendendo com textos e músicas
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Médio
Língua Portuguesa
Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final
Língua Portuguesa
Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Descobrir a importância das figuras de linguagem na construção de sentidos dos textos literários.
Reconhecer e empregar as principais figuras de linguagem em produções textuais.
Identificar a partir de vídeo e letras de músicas algumas figuras de linguagem.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deverá ter noções dos  sentidos denotativo e conotativo para melhor entendimento da aula.
Estratégias e recursos da aula
AULA 01
Leitura de hipertextos - Figuras de linguagem, nos sites  indicados :
Assistir  ao vídeo com exposição das figuras de linguagem. Disponivel em:
Figuras de linguagens

Apontar  algumas figuras de linguagem empregadas no cotidiano, através de informações  contidas no vídeo.
Em grupo,  elaborar diálogos empregando as figuras de linguagem das informações obtidas. (word)
 AULA 02
Em grupo,  navegar livremente em busca de poemas e reconhecer seus elementos   analisando  as figuras de linguagem encontradas.
 musica
Video  "Os poemas de Mário Quintana" que mostra a riqueza das figuras de linguagem . Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=yeNdqdfZPQE
 Aula 03:
Apresentação  de músicas para o grupo analisar e identificar as figuras de linguagem.Vídeo de Djavan. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?

musica
  
musica
AULA 04:
 Em grupo os alunos apresentarão músicas previamente ensaiadas para que os demais grupos identifiquem as figuras de linguagem inseridas na música  apresentada.
Recursos Complementares
Computador
Internet
TV/DVD
Data Show
Microsystem
CD
Violão
Pendrive
Caixa amplificada e microfone
Avaliação
           O momento avaliativo acontecerá de forma contínua a partir da observação da motivação e participação ativa dos alunos durante a apresentação das atividades propostas, como também o  interesse, a organização,  a compreensão do tema abordado e a  integração do grupo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...