Pular para o conteúdo principal

Roteiros de Atividades
Língua Portuguesa - Fundamental - 6º ao 9º

Eixo Temático:
Compreensão e produção de textos e suportes
Tema:
Suportes textuais
Subtema:
0
Tópico:
0

Objetivos:
- Reconhecer diferentes objetivos de leitura em um jornal (informação, conhecimento, entretenimento), considerando a organização desse suporte.
- Inferir o público-alvo do jornal ou partes do jornal (cadernos, suplementos, seções, colunas), considerando o projeto gráfico, os temas abordados, os gêneros e domínios discursivos, os pactos e finalidades de leitura.
- Reconhecer o jornal como espaço privilegiado de circulação de neologismos e variedades lingüísticas
Providências para a realização da atividade:
Cadernos de diferentes jornais
Pré-requisitos:
Explicar aos alunos o que é público-alvo
Descrição dos procedimentos:
1- Dividir a turma em grupos;
2- O professor deverá pegar um caderno ou suplemento de um jornal (Caderno de TV, por exemplo) e abrir uma discussão com os alunos sobre ele:
- a quem se destina aquele caderno?
- O que demonstra isso é somente os textos?
- O que chama a atenção no suplemento apresentado?
- E os temas, eles indicam o público-alvo daquele caderno?
- Que gênero discursivo foi utilizado pelos redatores?
- Que finalidade esses redatores tinham para escrever dessa forma?
- As cores e as fontes utilizadas também indicam o público-alvo a que se destina o caderno? De que forma?
- E as imagens, o que elas indicam nesse sentido?
3- Depois da discussão aberta, entregar a cada um dos grupos um caderno diferente (exceto aquele utilizado pelo professor no debate) para que façam a discussão entre si.
4- Pedir a cada grupo que redija uma pequena notícia para o mesmo público-alvo a que se destina o caderno que ele está trabalhando.
5- O grupo deverá ler a matéria aos colegas que deverão “adivinhar” a que público-alvo aquela notícia se destina. Após isso, o grupo deverá expor aos outros colegas da turma a que conclusões chegou sobre o caderno estudado.
Glossário: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...