Pular para o conteúdo principal

Coesão referencial por substituição: pronomes pessoais


- Coesão referencial por substituição: pronomes pessoais


Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo
Língua Portuguesa
Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Médio
Língua Portuguesa
Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final
Língua Portuguesa
Análise linguística: léxico e redes semânticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender que os pronomes pessoais são mecanismos de coesão referencial.
  • Relacionar os pronomes pessoais aos seus referentes textuais e extra-textuais.
  • Saber que os pronomes pessoais substituem nomes e evitam repetições no texto; exercem função morfológica, sintática e semântica.
  • Empregar os pronomes pessoais.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Fazer  inferências simples.
- Saber identificar o que são pronomes pessoais.
- Conhecer a noção de coesão textual e alguns de seus mecanismos.
- Saber o que é uma paródia.
Estratégias e recursos da aula
  • Laptop UCA;
  • editor de texto Kword;
  • Internet;
  • vídeo Youtube;
  • exercícios interativos;
  • trabalhos em grupo;
  • recursos de captação de som e imagem para produção de um vídeo.

Atividade 1 – Motivação
Professor, antes de começar a desenvolver a aula, promova uma discussão com os alunos acerca dos conhecimentos prévios que eles possuem a respeito dos pronomes pessoais. Solicite a eles que produzam exemplos, oralmente, em que durante o diálogo sejam usados os pronomes pessoais.
Oriente que acessem, em seus laptops UCA, via Internet [Metasys > Iniciar > Aplicativos > Internet Firefox ou área de trabalho], um vídeo do Youtube intitulado "Pronomes pessoais" (1m18s) (Disponível em: <http://www.youtube.com/wcatch?v=SLpHFFYqaE8>. Acesso em: 18  abr. 2011.).
Enquanto o download do vídeo é feito, organize os alunos em duplas.
vídeo pronomes pessoais
(Disponível em: <http://www.youtube.com/wcatch?v=SLpHFFYqaE8>. Acesso em: 18  abr. 2011.)

Atividade 2 – Identificação dos pronomes pessoais
Professor, os alunos desenvolverão essa atividade em duplas. Cada aluno deverá abrir um arquivo em seu laptop, no programa Kword, ao qual darão o nome de "Pronomes pessoais e coesão referencial".
Em seguida, peça-os que insiram, após assistir ao vídeo, uma tabela com duas colunas e várias linhas correspondentes ao número de pronomes pessoais do caso reto e do caso oblíquo que foram apresentados no vídeo. Identifique as colunas: na primeira coluna à esquerda, escreva: Pronomes pessoais do caso reto; na coluna à direita, escreva: Pronomes pessoais do caso oblíquo. Exemplo:

Pronomes pessoais do caso reto
Pronomes pessoais do caso oblíquo







Após terminar o exercício, eles deverão salvar o arquivo e fechá-lo, para evitar perda do documento.

Atividade 3 – Identificação das funções exercidas pelos pronomes pessoais
Professor, peça aos alunos para se organizarem em grupos de 4 componentes. Em seguida, solicite que acessem em seus laptops, via internet [Metasys > Iniciar > Aplicativos > Internet Firefox ou área de trabalho], outro vídeo do Youtube para ter acesso à letra e ouvir a música "Quem te viu quem te vê", de Chico Buarque de Holanda (3m40s) (Disponível em: 
Chico
Instrua-os a digitarem no laptop, no arquivo dos pronomes pessoais, as seguintes questões:
Questões
a) Nas orações "Quem te viu quem te vê", a quem o pronome te está se referindo?
b) Explique qual o sentido produzido por esse enunciado, baseando-se na letra da música.
c) Nas orações "Quem não a conhece não pode mais ver", a quem a palavra em negrito está remetendo?
d) Quem é o eu nesse contexto de enunciação?
Professor, promova a socialização das respostas, solicitando a alguns que expliquem as questões acima.

Atividade 4 – Produção de texto
Professor, os alunos, para desenvolver esta atividade, continuarão em grupo de 4 componentes. O grupo deverá produzir uma paródia com os pronomes pessoais do caso reto e do caso oblíquo. Oriente a turma para que, ao produzir a paródia, escolham uma letra que possibilite estabelecer mecanismos de coesão referencial.
Esclareça-os que, após a produção da paródia, deverão criar um vídeo da música parodiada que deverá ser cantada pelo grupo. Para isso, eles devem acessar WxCam, pelo ícone da câmera na área de trabalho, ou acessar [Metasyys > Aplicativos > Multimídia > WxCam]. Na tela principal da WxCam, devem clicar no botão vermelho e iniciar a gravação de um arquivo em formato de vídeo. Esse arquivo será gravado na subpasta Vídeos, na pasta de usuários do Arquivo Pessoal. Em seguida, salvar o vídeo em pen drive.
Apresentar para a turma o trabalho realizado. Cada grupo terá 10 minutos para a apresentação.
Recursos Complementares
Para obter informações sobre pronomes pessoais e coesão referencial, acesse:
- Aula do Portal do Professor: Os pronomes e a coesão textual. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27085>. Acesso em: 16 abr. 2011.
- Aula do Portal do Professor. Os pronomes pessoais. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22538>. Acesso em: 19 abr. 2011.
Avaliação
O professor deverá verificar, a partir das atividades realizadas, se os alunos são capazes de identificar os pronomes pessoais; reconhecer os seus referentes e saber empregá-los em um texto escrito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa


Tema: Variações Linguísticas



Tempo: 12 aulas.




OBEJETIVOS:
- Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos



Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento.


Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem

1ª Aula: (momento descontração)
Leitura dos seguintes textos. I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos...
Declaração Mineira de Amor aos Amigos.... Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu.
É o chicrete garrado na minha carça dins.
É a mairionese du meu pão.
É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois).
O rechei du meu biscoito.
A masstumate du meu macarrão.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA



01
Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA
II OBJETIVOS
Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto

III – Síntese dos procedimentos

-Cantar com os professores

-Interpretação escrita do texto.

Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos.
-Ouvir com atenção a letra cantada.
-Cantar com os professores.
-Interpretação oral do texto.

IV – Recursos
-Professores
-Alunos
-Aparelho de som / Piloto / Som

02

Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto )

II - Objetivos
-Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução.
-Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada.

III – Síntese dos procedimentos
-Discutir as expectativas e previs…