Pular para o conteúdo principal

Defeitos do Líder:

Defeitos do Líder:

Abaixo estão alguns itens que um bom líder nunca deve cultivar dentro de seu ambiente:

  • Lutar pelo poder no grupo, reprimindo o surgimento de outras lideranças;
  • Dominar o grupo, impondo sua vontade;
  • Açambarcar as decisões e a ação do grupo, deixando os outros na sombra, passivos;
  • Anular as iniciativas dos integrantes do grupo;
  • Ser ativista sem tempo para refletir, questionar, acolher, revisar;
  • Marcar os outros, sem se deixar marcar por eles;
  • Gerar dependências, sem admitir sua dependência dos demais;
  • Queimar etapas no processo de crescimento do grupo;
  • Centralizar tudo em si, deixando o grupo confuso, quando ausente;
  • Desconhecer o processo de dinâmica de grupo;
  • Desconhecer que num grupo há pessoas com qualidades diferentes;
  • Projetar-se como sendo mais importante ao grupo que os outros;
  • Satisfazer-se com sua realização pessoais, sem se preocupar com que os outros também se sintam realizados.
Qualidades do Líder:

Abaixo estão relacionados alguns itens necessários àqueles que almejam ser um bom líder:
  • Aceitar as contribuições dos outros, analisando-as com vistas à sua aplicação;
  • Deixar cargos e funções a outros, para se exercitarem e se expressarem;
  • Ir ao encontro dos integrantes do grupo;
  • Tomar decisões em conjunto;
  • Estimular a participação de todos, partilhando responsabilidades, êxitos e fracassos;
  • Crescer com os integrantes, sem ser o dono do grupo ou da verdade;
  • Não querer marcar época e perpetuar-se com realizações fantásticas;
  • Falar na hora certa e escutar sempre, com desejo de captar o outro;
  • Ter objetivos claros ou clareá-los com todo o grupo;
  • Perseverar na conquista dos objetivos, também nas dificuldades;
  • Informar aos demais o que se passa;
  • Questionar, sem fazer-se juiz dos outros;
  • Provocar a coesão e garantir a continuação do grupo, quando ausente.

     
Dez Mandamentos de Liderança (Pierre Weil):

1º) Respeitar o ser humano e crer em suas possibilidades, que são imensas;
2º) Confiar mais no grupo do que em si próprio;
3º) Evitar críticas a qualquer pessoa em público, procurando sempre elogiar diante do grupo, os aspectos positivos de cada um;
4º) Estar sempre dando o exemplo, ao invés de ficar criticando o tempo todo;
5º) Evitar dar ordens, procurando sempre a cooperação de cada um;

6º) Dar a cada um o seu lugar, levando em consideração os seus direitos, interesses e aptidões pessoais;
7º) Evitar tomar, mesmo de maneira provisória, a iniciativa de uma responsabilidade que pertence a outrem, mesmo que pensando que faria melhor; no caso dos chefes ou encarregados que são seus subordinados, evitar passar por cima deles;
8º) Consultar os membros do grupo, antes de tomar uma resolução importante, que envolva interesses comuns;
9º) Antes de agir, explicar aos membros do grupo o que vai fazer e porquê;
10º) Evitar tomar parte nas decisões quando presidir uma reunião; guardar neutralidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno