Pular para o conteúdo principal

Vocativo /Concordância nominal/ Aposto/ Complemento nominal/Adjunto adnominal 7º ano

                                          - ATIVIDADES -



1.       Leia.

“Subi as escadas de um pequeno hotel na Nossa Senhora de Copacabana, quase esquina da Miguel Lemos. Enquanto subia, ouvia vozes nervosas, o choro de alguém”.

a)      Qual é o sujeito de “Subi as escadas de um pequeno hotel?
_________________________________________________________________
b)      Como o sujeito da oração da alternativa anterior pode ser classificado?
_________________________________________________________________
c)       Em “Enquanto subia, ouvia vozes nervosas, o choro de alguém” há um adjunto adnominal. Retire-o.
_________________________________________________________________

2.       Leia.


Um urso passava o tempo contando como gostava dos homens.
– Não vou lá perturbar nem estraçalhar os homens quando eles morrem – disse ele.
A raposa respondeu com um sorriso:
– Eu ia ficar mais convencida de sua bondade se você não costumasse comer os homens vivos!

a)      Quais são os personagens do texto?
_________________________________________________________________
b)      Que tipo de narrador aparece no texto? Narrador-personagem ou narrador-observador?
_________________________________________________________________
c)       Qual é o complemento nominal do termo “Eu ia ficar mais convencido de sua bondade se você não costumasse comer os homens vivos”?

3.       Transforme os verbos em substantivos e os complementos verbais em nominais, com o uso do artigo definido.
a)      Caçar os animais – ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________
b)      Hastear a bandeira –­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________
c)       Escrever o texto –­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________
d)      Ler o livro –­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________
e)      Condenar o réu –­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________

4.       Faça a concordância nominal utilizando as palavras entre parênteses.
a)      A secretária enviou diversas fotos ............................. ao documento. (anexo)
b)      Joana recebeu um presente e disse ...................................... (obrigado)
c)       Na entrada do zoológico dizia: “É ............................. a entrada de pessoas estranhas”. (proibido)
d)      É ..................................... entrada de crianças no parque de diversões. (permitido)

5.       Reescreva o período abaixo. Corrija-o, SE necessário, quanto à concordância.
“É necessário a união entre os povos das diversas nações.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________________

6.       Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases a seguir:
Vão ..... à documentação os processos solicitados.
Ela estava ....... tranquila com o resultado do ENEM.
Os rapazes estão ...... com as obrigações eleitorais.

a)      anexas – meia – quite
b)      anexo – meio – quites
c)       anexos – meio – quites
d)      anexas – meio – quites

7.       Elas ..... resolveram os problemas que foram causados .... rapazes que enviaram .... à carta, o material explosivo.

a)      mesmas – mesmos – anexo
b)      mesmas – mesmo – anexo
c)       mesmos – mesmas – anexas
d)      mesma – mesmo – anexa

8.       Informe a função sintática dos pronomes em destaque nas orações a seguir:
a)      Os alunos enviaram-lhe um presente.
_____________________________________
b)      Ele me contou um fato importante.
_____________________________________
c)       Permitiram-me falar na reunião.
_____________________________________
d)      Vi-a ontem na praça.
_____________________________________

9.       Informe se os pronomes oblíquos são ÁTONOS ou TÔNICOS.
a)      Empreste-me o livro de Português.
_____________________________________
b)      Contei para ti histórias infantis.
_____________________________________
c)       O diretor quer falar comigo.
_____________________________________







10.   Leia a tirinha de Calvin.
a)      No 1º quadrinho o termo “Cérebro de minhoca” tem a função de:
(    ) aposto
(    ) vocativo
(    ) complemento nominal

b)      No segundo quadrinho o pronome “ELA” não foi usado de acordo com a norma padrão da língua. De acordo com o contexto, poderia ser substituído por qual dos pronomes a seguir?
(    ) atingi-la
(    ) atinge-a
(    ) atingi-las
(    ) atingi-lo
Se queremos progredir, não devemos repetir a história,
mas fazer uma história nova”.
Mahatma Gandhi
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...