Pular para o conteúdo principal

Vocativo /Concordância nominal/ Aposto/ Complemento nominal/Adjunto adnominal 7º ano

                                          - ATIVIDADES -



1.       Leia.

“Subi as escadas de um pequeno hotel na Nossa Senhora de Copacabana, quase esquina da Miguel Lemos. Enquanto subia, ouvia vozes nervosas, o choro de alguém”.

a)      Qual é o sujeito de “Subi as escadas de um pequeno hotel?
_________________________________________________________________
b)      Como o sujeito da oração da alternativa anterior pode ser classificado?
_________________________________________________________________
c)       Em “Enquanto subia, ouvia vozes nervosas, o choro de alguém” há um adjunto adnominal. Retire-o.
_________________________________________________________________

2.       Leia.


Um urso passava o tempo contando como gostava dos homens.
– Não vou lá perturbar nem estraçalhar os homens quando eles morrem – disse ele.
A raposa respondeu com um sorriso:
– Eu ia ficar mais convencida de sua bondade se você não costumasse comer os homens vivos!

a)      Quais são os personagens do texto?
_________________________________________________________________
b)      Que tipo de narrador aparece no texto? Narrador-personagem ou narrador-observador?
_________________________________________________________________
c)       Qual é o complemento nominal do termo “Eu ia ficar mais convencido de sua bondade se você não costumasse comer os homens vivos”?

3.       Transforme os verbos em substantivos e os complementos verbais em nominais, com o uso do artigo definido.
a)      Caçar os animais – ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________
b)      Hastear a bandeira –­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________
c)       Escrever o texto –­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________
d)      Ler o livro –­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________
e)      Condenar o réu –­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________

4.       Faça a concordância nominal utilizando as palavras entre parênteses.
a)      A secretária enviou diversas fotos ............................. ao documento. (anexo)
b)      Joana recebeu um presente e disse ...................................... (obrigado)
c)       Na entrada do zoológico dizia: “É ............................. a entrada de pessoas estranhas”. (proibido)
d)      É ..................................... entrada de crianças no parque de diversões. (permitido)

5.       Reescreva o período abaixo. Corrija-o, SE necessário, quanto à concordância.
“É necessário a união entre os povos das diversas nações.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________________

6.       Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases a seguir:
Vão ..... à documentação os processos solicitados.
Ela estava ....... tranquila com o resultado do ENEM.
Os rapazes estão ...... com as obrigações eleitorais.

a)      anexas – meia – quite
b)      anexo – meio – quites
c)       anexos – meio – quites
d)      anexas – meio – quites

7.       Elas ..... resolveram os problemas que foram causados .... rapazes que enviaram .... à carta, o material explosivo.

a)      mesmas – mesmos – anexo
b)      mesmas – mesmo – anexo
c)       mesmos – mesmas – anexas
d)      mesma – mesmo – anexa

8.       Informe a função sintática dos pronomes em destaque nas orações a seguir:
a)      Os alunos enviaram-lhe um presente.
_____________________________________
b)      Ele me contou um fato importante.
_____________________________________
c)       Permitiram-me falar na reunião.
_____________________________________
d)      Vi-a ontem na praça.
_____________________________________

9.       Informe se os pronomes oblíquos são ÁTONOS ou TÔNICOS.
a)      Empreste-me o livro de Português.
_____________________________________
b)      Contei para ti histórias infantis.
_____________________________________
c)       O diretor quer falar comigo.
_____________________________________







10.   Leia a tirinha de Calvin.
a)      No 1º quadrinho o termo “Cérebro de minhoca” tem a função de:
(    ) aposto
(    ) vocativo
(    ) complemento nominal

b)      No segundo quadrinho o pronome “ELA” não foi usado de acordo com a norma padrão da língua. De acordo com o contexto, poderia ser substituído por qual dos pronomes a seguir?
(    ) atingi-la
(    ) atinge-a
(    ) atingi-las
(    ) atingi-lo
Se queremos progredir, não devemos repetir a história,
mas fazer uma história nova”.
Mahatma Gandhi
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno