Pular para o conteúdo principal

CONCORDÂNCIA NOMINAL/ADJUNTO ADNOMINAL/ FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES OBLÍQUOS 7º ANO

                           ATIVIDADES 

1.       Leia.

As Palavras 
(Vanessa da Mata)
 
 As palavras saem quase sem querer
Rezam por nós dois
Tome conta do que vai dizer
Elas estão dentro dos meus olhos
Da minha boca, dos meus ombros.
Se quiser ouvir
É fácil perceber

Não me acerte
Não me cerque
Me dê absolvição
Faça luz onde há involução
Escolha os versos para ser meu bem
E não ser meu mal
Reabilite o meu coração
(...)

a) Qual é o sujeito da oração “as palavras saem quase sem querer”?
_____________________________________________________________
b) Nos versos “Elas estão dentro dos meus olhos/Da minha boca, dos meus ombros” os pronomes em destaque têm a função sintática de:
(   ) pronome possessivo
(   ) adjunto adnominal
(   )pronome substantivo

c) Qual a função sintática do pronome “ME” presente na segunda estrofe do texto (2º e 3º versos)?
_____________________________________________________________

2.       Informe se os termos em destaque são complemento nominal ou adjunto adnominal.
a)      A compra do animal foi feita ilegalmente.
__________________________________________________
b)      A crítica do partido entrou em choque com seus integrantes.
__________________________________________________
c)       A notícia do acidente foi dada pelos principais sites.
__________________________________________________
d)      Os grevistas protestaram contra o aumento do governo.
__________________________________________________
e)      Minha filha tem loucura por rock.
__________________________________________________

3.             Leia.
Se me quer como amiga
Se não quer mais me ver
Você vai me esquecer
Você vai me fazer padecer
(Vanessa da Mata)

 Observe que o pronome oblíquo ME aparece algumas no fragmento lido. Assinale a alternativa que indique a sua função sintática.

a)      Adjunto adnominal
b)      Pronome oblíquo átono
c)       Objeto direto
d)      Objeto indireto

4.       Informe se os pronomes oblíquos são átonos ou tônicos.
a)      Contaram-me que te viram na praia.
_________________________________________________
b)      Maria viajará comigo no próximo sábado.
_________________________________________________
c)       Não me diga que você não vem à formatura.
_________________________________________________
d)      Disseram a ti do que aconteceu?
_________________________________________________

5.       Leia.
Espumas ao Vento (Fagner)

Sei que ai dentro ainda mora um pedacinho de mim
Um grande amor não se acaba assim
Feito espumas ao vento
Não é coisa de momento, raiva passageira
Mania que dá e passa, feito brincadeira
O amor deixa marcas que não dá pra apagar
Sei que errei tô aqui pra te pedir perdão
Cabeça doida, coração na mão
Desejo pegando fogo
(...)

a)      Transcreva do fragmento acima dois pronomes oblíquos e informe se são átonos ou tônicos.
__________________________________________________
b)      Na oração “Um grande amor não se acaba assim” há dois adjuntos adnominais. Transcreva-os.
__________________________________________________
c)       As palavras cabeça, coração e desejo pertencem a qual classe gramatical?
__________________________________________________

6.       Informe se os termos em destaque a seguir são complementos nominais, adjuntos adnominais ou objetos indiretos.
a)      O aluno está apto à universidade.
__________________________________________________
b)      Alguns alunos foram acostumados ao estudo.
__________________________________________________
c)       O ser humano necessita de amor.
__________________________________________________
d)      A comunidade aguarda a implantação de placas sinalizadoras.
__________________________________________________
e)      As estradas da BR serão refeitas pelo governo.
__________________________________________________
  
7.         Leia.
“Homem é preso por
caça de animais silvestres na Paraíba

Qual o complemento nominal presente na oração acima?
__________________________________________________

8.       Leia as orações a seguir e complete com as palavras entre parênteses, fazendo a concordância adequada.
a)      A lista de convidados segue ............................ ao documento. (anexo)
b)      É ......................................... organização nos diários de classe. (necessário)
c)       A entrada é ......................................... somente aos funcionários. (permitido)
d)      Thiago e Gabriel acharam a prova ....................... difícil. (meio)
e)      Ela ....................... fará parte do conselho. (mesmo)

Comentários

  1. GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO OBRIGADA
    EXCELENTE ATIVIDADES MAS GOSTARIA DE COMPARAR O MEU GABARITO COM O SEU COM RELAÇÃO ESTAS ATIVIDADES

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...