Pular para o conteúdo principal

COLOCAÇÃO PRONOMINAL - 8º ANO

                   ATIVIDADES DE REVISÃO


1.    1.       Indique as frases em que o pronome está colocado em desacordo com a variedade padrão. Em seguida, reescreva-as, adequando a colocação pronominal a essa variedade.
a)      Deveríamos saber quem enganava-nos.
b)      Muito se sabe sobre determinado assunto.
c)       Que Deus ilumine-o!
d)      Agora, se deite e durma tranquilamente.
e)      Me acordei assim que o despertador tocou.
f)       É verdade que ele te contou a história?

2.       Reescreva as frases a seguir, fazendo as alterações indicadas entre parênteses e observando a colocação pronominal própria da variedade padrão.
a)      Emprestei-lhe todos os livros de gramática. (emprestarei)
b)      Chamá-lo-ei para fazer a atividade de português. (coloque a frase na forma negativa)
c)       Conversei com o rapaz. O rapaz falou-me que não aceitava desculpas pelo ocorrido. (junte as frases e empregue o pronome relativo QUE)
d)      Bruna enviou-lhe esse bilhete de recados. (troque Bruna por QUEM e coloque a frase na forma interrogativa)

3.       Identifique a colocação pronominal, indicando se é um caso de próclise, ênclise ou mesóclise.
a)      Quando os alunos chegarem, mande-os entrar.
b)      Quem nos enviou essas fotos?
c)       Ninguém me falou do que tinha acontecido com você.
d)      Perguntar-lhe-ei se irá à praia amanhã.
e)      Mande-a entrar.
f)       Irei encontrá-los depois da festa.
g)      Se João quisesse, levar-te-ia ao shopping.
h)      Não me deixes sozinha.

4.       Reescreva as frases empregando os pronomes oblíquos entre parênteses.
a)      Pedirei o seu endereço. (lhe)
b)      Diga o seu nome e direi o meu. (me)  (lhe)
c)       Tenho certeza de que conhecia. (o)
d)      Nunca falaram mal de você. (nos)
e)      Encontrarei na escola à noite. (te)


5.       Reescreva as frases a seguir, substituindo as palavras em destaque por pronomes pessoais do caso oblíquo. Faça a colocação adequada.
a)      Encontraram os pais preocupados.
b)      O namorado recebeu a menina com entusiasmo.
c)       Devolva o dinheiro ao seu colega.
d)      Quem convidou o diretor?
e)      Colocarei as revistas na estante amanhã.

Comentários

  1. amei vai ajudar na prova de amanhã
    mas,cadê o gabarito?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa


Tema: Variações Linguísticas



Tempo: 12 aulas.




OBEJETIVOS:
- Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos



Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento.


Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem

1ª Aula: (momento descontração)
Leitura dos seguintes textos. I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos...
Declaração Mineira de Amor aos Amigos.... Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu.
É o chicrete garrado na minha carça dins.
É a mairionese du meu pão.
É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois).
O rechei du meu biscoito.
A masstumate du meu macarrão.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA



01
Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA
II OBJETIVOS
Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto

III – Síntese dos procedimentos

-Cantar com os professores

-Interpretação escrita do texto.

Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos.
-Ouvir com atenção a letra cantada.
-Cantar com os professores.
-Interpretação oral do texto.

IV – Recursos
-Professores
-Alunos
-Aparelho de som / Piloto / Som

02

Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto )

II - Objetivos
-Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução.
-Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada.

III – Síntese dos procedimentos
-Discutir as expectativas e previs…