Pular para o conteúdo principal

COLOCAÇÃO PRONOMINAL - 8º ANO

                   ATIVIDADES DE REVISÃO


1.    1.       Indique as frases em que o pronome está colocado em desacordo com a variedade padrão. Em seguida, reescreva-as, adequando a colocação pronominal a essa variedade.
a)      Deveríamos saber quem enganava-nos.
b)      Muito se sabe sobre determinado assunto.
c)       Que Deus ilumine-o!
d)      Agora, se deite e durma tranquilamente.
e)      Me acordei assim que o despertador tocou.
f)       É verdade que ele te contou a história?

2.       Reescreva as frases a seguir, fazendo as alterações indicadas entre parênteses e observando a colocação pronominal própria da variedade padrão.
a)      Emprestei-lhe todos os livros de gramática. (emprestarei)
b)      Chamá-lo-ei para fazer a atividade de português. (coloque a frase na forma negativa)
c)       Conversei com o rapaz. O rapaz falou-me que não aceitava desculpas pelo ocorrido. (junte as frases e empregue o pronome relativo QUE)
d)      Bruna enviou-lhe esse bilhete de recados. (troque Bruna por QUEM e coloque a frase na forma interrogativa)

3.       Identifique a colocação pronominal, indicando se é um caso de próclise, ênclise ou mesóclise.
a)      Quando os alunos chegarem, mande-os entrar.
b)      Quem nos enviou essas fotos?
c)       Ninguém me falou do que tinha acontecido com você.
d)      Perguntar-lhe-ei se irá à praia amanhã.
e)      Mande-a entrar.
f)       Irei encontrá-los depois da festa.
g)      Se João quisesse, levar-te-ia ao shopping.
h)      Não me deixes sozinha.

4.       Reescreva as frases empregando os pronomes oblíquos entre parênteses.
a)      Pedirei o seu endereço. (lhe)
b)      Diga o seu nome e direi o meu. (me)  (lhe)
c)       Tenho certeza de que conhecia. (o)
d)      Nunca falaram mal de você. (nos)
e)      Encontrarei na escola à noite. (te)


5.       Reescreva as frases a seguir, substituindo as palavras em destaque por pronomes pessoais do caso oblíquo. Faça a colocação adequada.
a)      Encontraram os pais preocupados.
b)      O namorado recebeu a menina com entusiasmo.
c)       Devolva o dinheiro ao seu colega.
d)      Quem convidou o diretor?
e)      Colocarei as revistas na estante amanhã.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...