Pular para o conteúdo principal

ATIVIDADES- FÁBULA


 "O LOBO E O CORDEIRO" 

(TRABALHANDO COM O TEXTO)

As fábulas são pequenas histórias que geralmente têm animais como personagens que falam e se comportam como seres humanos, e quase sempre terminam com uma moral, isto é, um ensinamento.

O LOBO E O CORDEIRO


Um cordeiro a sede matava nas águas limpas de um regato. Eis que se avista um lobo que por lá passava em forçado jejum, aventureiro inato, e lhe diz irritado:
- "Que ousadia a tua, de turvar, em pleno dia, a água que bebo! Hei de castigar-te!" 
             - "Majestade, permiti-me um aparte" - diz o cordeiro.
- "Vede que estou matando a sede água a jusante, bem uns vinte passos adiante  de onde vos encontrais. Assim, por conseguinte, para mim seria impossível cometer tão grosseiro acinte." 
            - "Mas turvas, e ainda mais horrível foi que falaste mal de mim no ano passado. 
            - "Mas como poderia" - pergunta assustado o cordeiro -, "se eu não era nascido?" 
            - "Ah, não? Então deve ter sido teu irmão."
- "Peço-vos perdão mais uma vez, mas deve ser engano, pois eu não tenho mano." 
            - "Então, algum parente: teus tios, teus pais... Cordeiros, cães, pastores, vós não me poupais; por isso, hei de vingar-me" - e o leva até o recesso da mata, onde o esquarteja e come sem processo.

razão do mais forte é a que vence no final (nem sempre o Bem derrota o Mal). 

La Fontaine

1. Responda às questões de acordo com o texto.

a)      Quem são as personagens?

b)      O que o texto fala sobre elas?

c)      O que o lobo diz ao cordeiro quando o vê bebendo a água?

d)     O que o cordeiro respondeu ao lobo diante o que ele falou?

e)      Que fez o lobo com o cordeiro?

2. Releia o primeiro parágrafo do texto e localize as palavras que permitem caracterizar o LOBO e a ÁGUA.

3. Essa caracterização é importante para a história?


4. A forma como o lobo se dirige ao cordeiro é a mesma a ele? O que demonstra essa forma de tratamento?


5. A linguagem utilizada no texto é formal ou informal? Retire um fragmento que comprove sua resposta.


6. Pesquise o significado das palavras a seguir usando o dicionário.
a) regato                                                         g) acinte
b) jejum                                                          h) recesso
c) aventureiro                                                 i) esquarteja
d) inato
e) aparte
f) jusante

7. Reescreva as frases a seguir com outras palavras.
a) “Um cordeiro matava a sede nas águas limpas de um regato”.

b) “Seria impossível cometer tão grosseiro acinte”.

8. Uma fábula é narrada em 3ª pessoa, isto é, o narrador não participa da história, sendo portanto, um narrador-observador. Observe as falas  a seguir e informe de quem é cada uma delas.
a) Um cordeiro a sede matava nas águas limpas de um regato. 

b) - "Mas turvas, e ainda mais horrível foi que falaste mal de mim no ano passado”. 

c) - "Peço-vos perdão mais uma vez, mas deve ser engano, pois eu não tenho mano." 

d) - "Mas como poderia" - pergunta assustado o cordeiro -, "se eu não era nascido?" 

9. Que elemento o narrador usa para mostrar o diálogo entre as personagens?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...