Pular para o conteúdo principal

NUMERAL - 6º ANO



Numeral é a palavra que expressa a ideia de quantidade ou de posição numa determinada sequência.

Exemplos:

- Andei por duas quadras.
- Aquela candidata foi a terceira colocada no concurso.
- Comi um terço da pizza.
- Tenho o dobro da idade de meu sobrinho.

Classificação do numeral: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário.

CARDINAL

Indica quantidade, serve para fazer a contagem.

Perdi dois quilos.

ORDINAL

É o que indica a posição de um ser em determinada sequência.

Você não pensou no primeiro colocado.

MULTIPLICATIVO

É o que indica o número de vezes, multiplicação.

Para emagrecer, diminua o triplo do que você comia antes.

FRACIONÁRIO

É o que expressa uma divisão, fração e partes.

Para engordar, coma o triplo do que costuma comer hoje.

COLETIVO

Indica um conjunto. Exemplo: centena, dúzia, dezena, década e milheiro.

*Observação: “zero” e “ambos” são considerados como numerais.

Flexão dos numerais:

Alguns variam em gênero e número.
Dois – duas
segundo – segunda

Com funções adjetivas são variáveis.
- Foi hospitalizada por tomar doses duplas do remédio.

Números fracionários.
É meio-dia e meia (hora).

Os numerais cardinais como milhão, bilhão, trilhão e demais, admitem o plural (milhões, bilhões, trilhões). Os outros cardinais são invariáveis

UM: ARTIGO ou NUMERAL?

Quando UM é artigo, podemos colocar na frase a palavra QUALQUER após o substantivo que ele acompanha. Ex: Folheei um catálogo de remédios. (um catálogo qualquer)

Quando UM é numeral, podemos colocar na frase, antes dele, as palavras SOMENTE ou APENAS, sem modificar o sentido. Ex: Comprei um livro de aventuras. (somente um livro de aventuras) ou ainda substituir UM por DOIS, para ver se palavra expressa ideia ou não de quantidade. Ex: Comprei UM livro/DOIS livros de aventura.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...