Pular para o conteúdo principal

NUMERAL - 6º ANO



Numeral é a palavra que expressa a ideia de quantidade ou de posição numa determinada sequência.

Exemplos:

- Andei por duas quadras.
- Aquela candidata foi a terceira colocada no concurso.
- Comi um terço da pizza.
- Tenho o dobro da idade de meu sobrinho.

Classificação do numeral: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário.

CARDINAL

Indica quantidade, serve para fazer a contagem.

Perdi dois quilos.

ORDINAL

É o que indica a posição de um ser em determinada sequência.

Você não pensou no primeiro colocado.

MULTIPLICATIVO

É o que indica o número de vezes, multiplicação.

Para emagrecer, diminua o triplo do que você comia antes.

FRACIONÁRIO

É o que expressa uma divisão, fração e partes.

Para engordar, coma o triplo do que costuma comer hoje.

COLETIVO

Indica um conjunto. Exemplo: centena, dúzia, dezena, década e milheiro.

*Observação: “zero” e “ambos” são considerados como numerais.

Flexão dos numerais:

Alguns variam em gênero e número.
Dois – duas
segundo – segunda

Com funções adjetivas são variáveis.
- Foi hospitalizada por tomar doses duplas do remédio.

Números fracionários.
É meio-dia e meia (hora).

Os numerais cardinais como milhão, bilhão, trilhão e demais, admitem o plural (milhões, bilhões, trilhões). Os outros cardinais são invariáveis

UM: ARTIGO ou NUMERAL?

Quando UM é artigo, podemos colocar na frase a palavra QUALQUER após o substantivo que ele acompanha. Ex: Folheei um catálogo de remédios. (um catálogo qualquer)

Quando UM é numeral, podemos colocar na frase, antes dele, as palavras SOMENTE ou APENAS, sem modificar o sentido. Ex: Comprei um livro de aventuras. (somente um livro de aventuras) ou ainda substituir UM por DOIS, para ver se palavra expressa ideia ou não de quantidade. Ex: Comprei UM livro/DOIS livros de aventura.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno