Pular para o conteúdo principal

COMPLEMENTO NOMINAL/PREDICAÇÃO VERBAL/VERBO 7º ANO

                                   ATIVIDADES 

1.       Circule os complementos nominais nas orações a seguir.
a)      Com a descoberta dessa novidade científica, o processo de produção de álcool combustível pode ser reformulado.
b)      A venda de álcool poderá baratear.
c)       O governo vota favoravelmente às leis ambientais.
d)      Ele tem consciência de seu erro.
e)      O sol de meio-dia é prejudicial à saúde.

2.       Na oração “Todas as crianças têm gosto por sorvete” qual o complemento nominal?

3.       Em “Li um manual de prevenção de acidentes” há um complemento nominal. Transcreva-o.


4.       Destaque as formas verbais a seguir e informe a que tempo pertencem.
a)      Imagens mostram assaltantes agindo livremente no Centro do Rio.
b)      Naquele tempo as crianças gostavam de brincar de bola de gude.
c)       Nós iríamos viajar se não estivesse chovendo.
d)      Os músicos farão uma bela apresentação de Natal.
e)      Quando cheguei em casa, Laura estava dormindo.

5.       Assinale a alternativa cujo verbo se encontra no futuro do pretérito.
a)      Almoçarei cedo amanhã.
b)      O rapaz comprou um belo carro.
c)       Os alunos terminariam o curso se não fosse a greve da universidade.
d)      As donas de casa faziam feira no mercado público.

6.       Assinale a alternativa cujo tempo verbal entre parênteses não corresponde com a oração expressa.
a)      Sairei no próximo final de semana. (futuro do presente)
b)      Eu canto porque o instante existe. (presente)
c)       Os professores sempre analisavam detalhadamente as produções de texto. (pretérito imperfeito)
d)      Acordei cedo, mas não levantei. (pret. mais-que-perfeito)

7.       Complete as orações a seguir com o verbo entre parênteses e o tempo pedido.
a)      ............................................ muito ontem, mas não me cansei. (caminhar – pret. perf.)
b)      O dia ..........................  calmo. (estar – presente – ind.)
c)       ..........................................meu carro. (pret. perfeito – ind.)
d)      Talvez ele .............................. passar no teste. (conseguir – presente do subjuntivo)
e)      Quando ele ...................................., não reconhecerá a noiva. (chegar – futuro do subjuntivo)
8.       No período  “Corinthians vence, mas decisão do título fica para a última rodada” qual o sujeito da forma verbal em destaque?


9.       Em “Carreta carregada de bebidas tomba na BR-101” qual a predicação da forma verbal em destaque? Assinale a alternativa correta.
a)      Verbo transitivo direto
b)      Verbo transitivo indireto
c)       Verbo intransitivo
d)      Verbo transitivo direto e indireto

10.   No período “Coritiba sofre, vence o Avaí e entra na zona da Libertadores” há dois verbos intransitivos e um transitivo. Transcreva-os e informe qual o complemento do verbo transitivo.
VERBO TRANSITIVO: ................................. 
COMPLEMENTO VERBAL: .............................
VERBOS INTRANSITIVOS: ....................................................................................

11.   Leia.






a)      Na tirinha acima, observa-se a presença de alguns vocativos. Transcreva-os.
..
b)      Qual o aposto que se encontra na no 1º quadrinho da tira?


1.       Em “Valente, Palmeiras vence e complica a vida de São Paulo” qual a função sintática do termo em destaque?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa


Tema: Variações Linguísticas



Tempo: 12 aulas.




OBEJETIVOS:
- Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos



Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento.


Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem

1ª Aula: (momento descontração)
Leitura dos seguintes textos. I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos...
Declaração Mineira de Amor aos Amigos.... Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu.
É o chicrete garrado na minha carça dins.
É a mairionese du meu pão.
É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois).
O rechei du meu biscoito.
A masstumate du meu macarrão.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA



01
Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA
II OBJETIVOS
Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto

III – Síntese dos procedimentos

-Cantar com os professores

-Interpretação escrita do texto.

Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos.
-Ouvir com atenção a letra cantada.
-Cantar com os professores.
-Interpretação oral do texto.

IV – Recursos
-Professores
-Alunos
-Aparelho de som / Piloto / Som

02

Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto )

II - Objetivos
-Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução.
-Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada.

III – Síntese dos procedimentos
-Discutir as expectativas e previs…