Pular para o conteúdo principal

FUNÇÃO SINTÁTICA DO ADJETIVO/COMPLEMENTO NOMINAL/APOSTO 7º ANO

                              - ATIVIDADES - 


1. Leia:

Uma Palmada Bem Dada

É a menina manhosa
Que não gosta da rosa,
Que não quer a borboleta
Porque é amarela e preta,
Que não quer maçã nem pera
Porque tem gosto de cera,
Porque não toma leite
Porque lhe parece azeite

(...)

a) No texto acima há alguns adjetivos. Retire-os.

b) Informe a quais substantivos estão se referindo no texto.

2. Leia as orações e retire os complementos nominais.

a) Os pais estavam à espera dos filhos.

b) As crianças têm curiosidade por objetos desconhecidos.

c) Estamos contentes com os testes.

d) O povo tem amor à cidade.

e) O público é ávido por informações.

3. Leia:

A avó

A avó, que tem oitenta anos,
Está tão fraca e velhinha! . . .
Teve tantos desenganos!
Ficou branquinha, branquinha,
Com os desgostos humanos.
Hoje, na sua cadeira,
Repousa, pálida e fria,
Depois de tanta canseira:
E cochila todo o dia,
E cochila a noite inteira.

a) No primeiro verso há dois adjuntos adnominais. Transcreva-os.




b) Quais os predicativos presentes no 2º, 4º e 7º versos.

c) A que palavra esses termos estão se referindo no texto?

4. Retire das orações que se seguem os adjuntos adnominais e os substantivos que se relacionam:

a) A amiga enviou duas cartas durante o ano.

b) Os bons alunos saíram de férias.

c) A secretária comprou dois quilos de carne de boi.

d) O prefeito não conseguiu a aprovação do projeto.

5. Assinale a alternativa em que o termo destacado não é um predicativo.

a) Os alunos estavam alegres quando o professor chegou.

b) A voz do cantor era poderosa.

c) As grandes cidades têm problemas imensos.

d) O rapaz encontrou o casaco molhado.

6. Circule o aposto das orações abaixo.

a) Gilberto Gil, músico e compositor, continua criativo e iluminado.

b) O músico e compositor, Gilberto Gil, continua criativo e iluminado.

c) Tudo pode ser resumido numa única palavra: incompetência.

d) A cidadania, essa ilustre desconhecida, ainda passa ao largo de muitas mentes brasileiras.

e) Pintor paulista, Portinari é mundialmente conhecido.

7. Informe se o predicativo das orações é do sujeito ou do objeto.

a) Noel Rosa deixou uma obra riquíssima.

b) Os alunos voltaram exaustos do musical.

c) A vida é muito delicada.

d) Os pais compraram um livro amassado.

e) O salvador da pátria acabou cansado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...