Pular para o conteúdo principal

FUNÇÃO SINTÁTICA DO ADJETIVO/COMPLEMENTO NOMINAL/APOSTO 7º ANO

                              - ATIVIDADES - 


1. Leia:

Uma Palmada Bem Dada

É a menina manhosa
Que não gosta da rosa,
Que não quer a borboleta
Porque é amarela e preta,
Que não quer maçã nem pera
Porque tem gosto de cera,
Porque não toma leite
Porque lhe parece azeite

(...)

a) No texto acima há alguns adjetivos. Retire-os.

b) Informe a quais substantivos estão se referindo no texto.

2. Leia as orações e retire os complementos nominais.

a) Os pais estavam à espera dos filhos.

b) As crianças têm curiosidade por objetos desconhecidos.

c) Estamos contentes com os testes.

d) O povo tem amor à cidade.

e) O público é ávido por informações.

3. Leia:

A avó

A avó, que tem oitenta anos,
Está tão fraca e velhinha! . . .
Teve tantos desenganos!
Ficou branquinha, branquinha,
Com os desgostos humanos.
Hoje, na sua cadeira,
Repousa, pálida e fria,
Depois de tanta canseira:
E cochila todo o dia,
E cochila a noite inteira.

a) No primeiro verso há dois adjuntos adnominais. Transcreva-os.




b) Quais os predicativos presentes no 2º, 4º e 7º versos.

c) A que palavra esses termos estão se referindo no texto?

4. Retire das orações que se seguem os adjuntos adnominais e os substantivos que se relacionam:

a) A amiga enviou duas cartas durante o ano.

b) Os bons alunos saíram de férias.

c) A secretária comprou dois quilos de carne de boi.

d) O prefeito não conseguiu a aprovação do projeto.

5. Assinale a alternativa em que o termo destacado não é um predicativo.

a) Os alunos estavam alegres quando o professor chegou.

b) A voz do cantor era poderosa.

c) As grandes cidades têm problemas imensos.

d) O rapaz encontrou o casaco molhado.

6. Circule o aposto das orações abaixo.

a) Gilberto Gil, músico e compositor, continua criativo e iluminado.

b) O músico e compositor, Gilberto Gil, continua criativo e iluminado.

c) Tudo pode ser resumido numa única palavra: incompetência.

d) A cidadania, essa ilustre desconhecida, ainda passa ao largo de muitas mentes brasileiras.

e) Pintor paulista, Portinari é mundialmente conhecido.

7. Informe se o predicativo das orações é do sujeito ou do objeto.

a) Noel Rosa deixou uma obra riquíssima.

b) Os alunos voltaram exaustos do musical.

c) A vida é muito delicada.

d) Os pais compraram um livro amassado.

e) O salvador da pátria acabou cansado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno