Pular para o conteúdo principal

COMPLEMENTO NOMINAL/ADJUNTO ADNOMINAL E PREDICATIVO 7º ANO

                    - ATIVIDADES DE REVISÃO -

1.      Destaque o predicativo nas orações e informe se é do sujeito ou objeto:

a)      O rapaz está apaixonado.
b)      Aquela menina provou a maçã estragada.
c)      As crianças acham Patati e Patatá engraçados.
d)      O controle remoto está sujo.
e)      Os pais estão felizes.

2.      Leia:
TEMPESTADE

O vento ventão
Com voz de trovão
Acende uma luz de medo
No meu coração.
Será que já vem tempestade?
Será que vai inundar a cidade?

Que bom que só caiu
Uma chuva fininha
E o vento grosso
Se transformou em brisa pequenininha.

O vento ventinho
Com voz de sininho
Faz um carinho
Nas minhas mãos.

Roseana Murray

a)      Qual é o sujeito da oração “caiu só uma chuva fininha”?

b)      Quais as palavras que acompanham o sujeito?

c)      A que classe gramatical pertencem as palavras que acompanham o núcleo do sujeito? Qual a função sintática de cada uma?

3.      Transforme o verbo em substantivo, reescreva as frases e identifique os complementos nominais.

a)      A criança necessita de diversão.
b)      Ela sempre gostou de filmes.
c)      O mundo necessita de pessoas honestas.
d)      Os filhos necessitam de diálogos.


4.      Transforme o verbo transitivo em substantivo.

a)      Formar turma habilitadas.
b)      Aprovar o projeto ambiental.
c)      Compreender as dificuldades do ser humano.
d)      Divertir as crianças.
e)      Destruir a natureza.
f)       Amar a pátria.

5.      Retire os adjuntos adnominais das orações seguintes.

a)      Esta pequena loja vende belíssimas jóias.
b)      Aquela sandália branca é muito confortável.
c)      Estas flores são lindas.
d)      Essas plantas de água criam pernilongos.
e)      O sol da manhã é mais saudável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno