Pular para o conteúdo principal

PREDICAÇÃO VERBAL


ATIVIDADES

1.       Separe o predicado do sujeito e classifique o verbo em transitivo ou intransitivo.
a)      O aluno levou um estilete para a sala.

b)      O adolescente bateu a porta.

c)       Não irei a João Pessoa.
d)      Os bandidos fugiram da cidade.

e)      Casais sempre discutem.

f)       A esperança mora em cada brasileiro.

g)      O aluno entendeu o assunto.

h)      O Brasil participará da Copa 2014?

i)        Os brasileiros confiam na Seleção.

j)        Os meninos gostam muito de futebol.

k)      O padre reforma a Igreja.

l)        Viajaram logo cedo.

2.       Retire das orações o objeto direto.
a)      Minha filha comprou uma blusa azul.

b)      Os caçadores armaram a rede sob as árvores.

c)       Josefa trocou a água das plantas.

d)      Mariana guardou o celular.

e)      No fim de ano, rasguei muitos papéis inúteis.

f)       Quebrei a taça nova.

g)      Roubaram a pulseira de brilhantes.

h)      Os alunos sujaram a toalha da mesa.

i)        Construí uma estante no lavabo.

j)        Laura ganhou um presente.

k)      Marina perdeu a inscrição do vestibular.

l)        A menina vestiu o uniforme novo.

m)    O aluno perdeu o livro de Ciências.

3.       Leia as orações a seguir, retire o verbo e seu complemento, classificando-os em objeto direto, indireto ou direto e indireto.
a)      Comprei uma resma de papel.

b)      Os caminhões transportam gado nobre.

c)       Eles bateram no colega.

d)      Os idosos necessitam de carinho.


e)      O professor corrigiu as atividades.

f)       A direção puniu os alunos.

g)      Assistimos ao filme de terror.

h)      Os brasileiros gostam muito de novelas.

i)        A mãe deu muitos beijos em seus filhos.

j)        O namorado ofereceu flores à namorada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...