Pular para o conteúdo principal

COMPLEMENTO NOMINAL 8º ANO

                             ATIVIDADES 


1.       Identifique os complementos nominais das frases a seguir. Depois reescreva-as, transformando o substantivo destacado em verbo, e identifique os complementos verbais.
EX:
As pessoas fizeram críticas aos comentários.  (C.N: aos colegas)
As pessoas criticaram os comentários. (O.D: os comentários)

a)      Todos nós temos necessidade de amigos.
......................................................................................................
......................................................................................................
b)      Os pacientes sempre mantêm a esperança de cura.
......................................................................................................
......................................................................................................
c)       A secretária fez comentários de agravo.
......................................................................................................
......................................................................................................
d)      A mãe fez um pedido de transferência.
......................................................................................................
......................................................................................................
e)      Podemos ter confiança em vocês?
......................................................................................................
......................................................................................................
f)       Aquele filme é interessante para as crianças.
......................................................................................................
......................................................................................................
g)      Augusto têm interesse na leitura.
......................................................................................................
......................................................................................................
h)      Toda criança tem direito à alimentação.
......................................................................................................
......................................................................................................

2.       Transforme em substantivo o verbo transitivo destacado, conforme o exemplo:
Construir um prédio.
A construção do prédio.

a)      Ler um livro.
......................................................................................................
b)      Agredir a torcida.
......................................................................................................
c)       Libertar os prisioneiros.
......................................................................................................
d)      Cadastrar as mulheres.
......................................................................................................
e)      Cassar o deputado.
......................................................................................................
f)       Demitir o empregado.
......................................................................................................
g)      Destruir a natureza.
......................................................................................................

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno