Pular para o conteúdo principal

VERBOS/CONJUNÇÕES 6º ANO

                                    ATIVIDADES

Leia:
Os Dois Ladrões

Dois ladrões de animais furtaram certa vez um burro, e como não pudessem reparti-lo em dois pedaços surgiu a briga.
- O burro é meu! - alegava um - o burro é meu porque eu o vi primeiro...
- Sim - argumentava o outro - você o viu primeiro; mas quem primeiro o segurou fui eu. Logo, é meu...
Não havendo acordo possível, engalfinharam-se, rolaram na poeira aos socos e dentadas.
Enquanto isso um terceiro ladrão surge, monta no burro e foge a galope.
Finda a luta, quando os ladrões se ergueram, moídos da sova, rasgados, esfolados...
- Que é do burro? Nem sombra! Riam-se - risadinha amarela - e um deles, que sabia latim, disse:
- Inter duos litigantes tertius gaudet.
Que quer dizer: quando dois brigam, lucra um terceiro mais esperto.

1.       Qual é o assunto do texto?


2.       Quais são os personagens?

3.       Que tipo de narrador aparece no texto?

4.       Na oração “Dois ladrões de animais furtaram um burro” há três substantivos. Transcreva-os.
............................................................................................................................................
5.       Qual a forma verbal presente na fala “O burro é meu” e a que verbo pertence?
............................................................................................................................................
6.       Em “um terceiro ladrão surge, monta no burro e foge a galope” quais os verbos presentes e a que conjugação pertencem?

7.       Leia a tirinha e responda às questões a seguir:







a)      O que a personagem está fazendo no primeiro quadrinho? Por quê?

b)      No segundo quadrinho, Mafalda se questiona. Por quê?

c)       Quais os verbos que aparecem no primeiro quadrinho? O que indicam?

d)      O que Mafalda quis dizer com “Os malditos sabem que nós ainda não sabemos”?

Leia.




a)      Observe a  personagem e diga o que sua expressão significa.

b)      No período “Se a gente não se apressa e transforma o mundo, o mundo transforma a gente” há uma conjunção aditiva. Transcreva-a.


Leia a tira.

Qual a conjunção adversativa presente no segundo quadrinho?


 Leia as orações a seguir e classifique-as de acordo com as conjunções.
a)      Não chegue tarde, que fará muito frio na madrugada.
b)      Janaina estudou bastante para o teste, portanto tirou uma boa nota.
c)       Novo pacote reduz a tensão nas bolsas, mas a crise europeia está longe do fim.
d)      A prova está clara e bem objetiva.
e)      Ou viajo amanhã, ou na próxima semana.

2.       Qual das alternativas a seguir possui uma conjunção adversativa.
a)      Corri e peguei o ônibus.
b)      Os alunos se esforçaram muito, contudo não assimilaram o assunto.
c)       O rapaz saiu de casa cedo, logo conseguiu um bom emprego.
d)      Diga-me que virá amanhã, que serei feliz hoje.

3.       No período “ Nasci e me criei no sertão” qual a conjunção presente e como se classifica?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...