ATIVIDADES
Leia:
Os Dois Ladrões
Dois ladrões de animais furtaram certa vez um burro, e como não pudessem reparti-lo em dois pedaços surgiu a briga.
- O burro é meu! - alegava um - o burro é meu porque eu o vi primeiro...
- Sim - argumentava o outro - você o viu primeiro; mas quem primeiro o segurou fui eu. Logo, é meu...
Não havendo acordo possível, engalfinharam-se, rolaram na poeira aos socos e dentadas.
Enquanto isso um terceiro ladrão surge, monta no burro e foge a galope.
Finda a luta, quando os ladrões se ergueram, moídos da sova, rasgados, esfolados...
- Que é do burro? Nem sombra! Riam-se - risadinha amarela - e um deles, que sabia latim, disse:
- Inter duos litigantes tertius gaudet.
Que quer dizer: quando dois brigam, lucra um terceiro mais esperto.
1. Qual é o assunto do texto?
2. Quais são os personagens?
3. Que tipo de narrador aparece no texto?
4. Na oração “Dois ladrões de animais furtaram um burro” há três substantivos. Transcreva-os.
............................................................................................................................................
5. Qual a forma verbal presente na fala “O burro é meu” e a que verbo pertence?
............................................................................................................................................
6. Em “um terceiro ladrão surge, monta no burro e foge a galope” quais os verbos presentes e a que conjugação pertencem?
7. Leia a tirinha e responda às questões a seguir:
a) O que a personagem está fazendo no primeiro quadrinho? Por quê?
b) No segundo quadrinho, Mafalda se questiona. Por quê?
c) Quais os verbos que aparecem no primeiro quadrinho? O que indicam?
d) O que Mafalda quis dizer com “Os malditos sabem que nós ainda não sabemos”?
Leia.
a) Observe a personagem e diga o que sua expressão significa.
b) No período “Se a gente não se apressa e transforma o mundo, o mundo transforma a gente” há uma conjunção aditiva. Transcreva-a.
Leia a tira.
Qual a conjunção adversativa presente no segundo quadrinho?
Leia as orações a seguir e classifique-as de acordo com as conjunções.
a) Não chegue tarde, que fará muito frio na madrugada.
b) Janaina estudou bastante para o teste, portanto tirou uma boa nota.
c) Novo pacote reduz a tensão nas bolsas, mas a crise europeia está longe do fim.
d) A prova está clara e bem objetiva.
e) Ou viajo amanhã, ou na próxima semana.
2. Qual das alternativas a seguir possui uma conjunção adversativa.
a) Corri e peguei o ônibus.
b) Os alunos se esforçaram muito, contudo não assimilaram o assunto.
c) O rapaz saiu de casa cedo, logo conseguiu um bom emprego.
d) Diga-me que virá amanhã, que serei feliz hoje.
3. No período “ Nasci e me criei no sertão” qual a conjunção presente e como se classifica?
Comentários
Postar um comentário