Pular para o conteúdo principal

VERBOS/CONJUNÇÕES 6º ANO

                                    ATIVIDADES

Leia:
Os Dois Ladrões

Dois ladrões de animais furtaram certa vez um burro, e como não pudessem reparti-lo em dois pedaços surgiu a briga.
- O burro é meu! - alegava um - o burro é meu porque eu o vi primeiro...
- Sim - argumentava o outro - você o viu primeiro; mas quem primeiro o segurou fui eu. Logo, é meu...
Não havendo acordo possível, engalfinharam-se, rolaram na poeira aos socos e dentadas.
Enquanto isso um terceiro ladrão surge, monta no burro e foge a galope.
Finda a luta, quando os ladrões se ergueram, moídos da sova, rasgados, esfolados...
- Que é do burro? Nem sombra! Riam-se - risadinha amarela - e um deles, que sabia latim, disse:
- Inter duos litigantes tertius gaudet.
Que quer dizer: quando dois brigam, lucra um terceiro mais esperto.

1.       Qual é o assunto do texto?


2.       Quais são os personagens?

3.       Que tipo de narrador aparece no texto?

4.       Na oração “Dois ladrões de animais furtaram um burro” há três substantivos. Transcreva-os.
............................................................................................................................................
5.       Qual a forma verbal presente na fala “O burro é meu” e a que verbo pertence?
............................................................................................................................................
6.       Em “um terceiro ladrão surge, monta no burro e foge a galope” quais os verbos presentes e a que conjugação pertencem?

7.       Leia a tirinha e responda às questões a seguir:







a)      O que a personagem está fazendo no primeiro quadrinho? Por quê?

b)      No segundo quadrinho, Mafalda se questiona. Por quê?

c)       Quais os verbos que aparecem no primeiro quadrinho? O que indicam?

d)      O que Mafalda quis dizer com “Os malditos sabem que nós ainda não sabemos”?

Leia.




a)      Observe a  personagem e diga o que sua expressão significa.

b)      No período “Se a gente não se apressa e transforma o mundo, o mundo transforma a gente” há uma conjunção aditiva. Transcreva-a.


Leia a tira.

Qual a conjunção adversativa presente no segundo quadrinho?


 Leia as orações a seguir e classifique-as de acordo com as conjunções.
a)      Não chegue tarde, que fará muito frio na madrugada.
b)      Janaina estudou bastante para o teste, portanto tirou uma boa nota.
c)       Novo pacote reduz a tensão nas bolsas, mas a crise europeia está longe do fim.
d)      A prova está clara e bem objetiva.
e)      Ou viajo amanhã, ou na próxima semana.

2.       Qual das alternativas a seguir possui uma conjunção adversativa.
a)      Corri e peguei o ônibus.
b)      Os alunos se esforçaram muito, contudo não assimilaram o assunto.
c)       O rapaz saiu de casa cedo, logo conseguiu um bom emprego.
d)      Diga-me que virá amanhã, que serei feliz hoje.

3.       No período “ Nasci e me criei no sertão” qual a conjunção presente e como se classifica?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno