Pular para o conteúdo principal

SUBSTANTIVO/ADJETIVO/LOC. ADJETIVA/NUMERAL 6º ANO

                                   - ATIVIDADES -

1.     
Leia:

A Bicharada

Olha o rouxinol rimando outra vez
Mudando as palavrinhas de lugar
A ovelhinha Lana é tão quietinha
É só olhar para ela
Que dá vontade de ninar
O Jubaldo cara de leão
Não fique com medo desse jubão
Ele e o Maquito tem um grande coração
A língua que eles falam
Ninguém sabe ler
Só sei que eu entendo
O que eles querem me dizer.

a) Quais os substantivos próprios presentes no texto?

............................................................................................................................................

b) Em “O Jubaldo cara de leão” há uma locução adjetiva. Retire-a.

............................................................................................................................................

c) Qual o adjetivo presente em “A ovelhinha Lana é tão pequenina”?

...........................................................................................................................................

2. Leia:

Teresinha de Jesus

Terezinha de Jesus deu uma queda
Foi ao chão
Acudiram três cavalheiros
Todos de chapéu na mão
O primeiro foi seu pai
O segundo seu irmão
O terceiro foi aquele
Que a Tereza deu a mão
Quanta laranja madura
Quanto limão pelo chão
Quanto sangue derramado
Dentro do meu coração
Terezinha levantou-se
Levantou-se lá do chão
E sorrindo disse ao noivo
Eu te dou meu coração
Da laranja quero um gomo
Do limão quero um pedaço
Da morena mais bonita
Quero um beijo e um abraço

a) Quais os numerais presentes no texto lido?

...........................................................................................................................................

..
b) Como se classificam esses numerais?

............................................................................................................................................

3. Dê o adjetivo correspondente a cada locução adjetiva.

a) de pai .........................................................
b) de guerra.....................................................
c) de irmão......................................................
d) de anjo........................................................
e) de águia.......................................................

4. Observe as frases a seguir:
1. O mundo é tão esquisito: tem mosquito.
2. A foca alegre salta nas águas do parque aquático.
3. Era uma casa muito engraçada.
4. O salto do tigre é rápido.

Observando a sequência das palavras destacadas nas frases, temos:
a) substantivo – substantivo
b) adjetivo – adjetivo
c) adjetivo – substantivo
d) substantivo - adjetivo

5. Escreva por extenso os numerais a seguir:
a) 65 .............................................................................
b) 150 ...........................................................................
c) 78 .............................................................................
d) 260 ............................................................................
e) 345 ............................................................................

6. Quais as palavras substantivadas presentes na oração “Você não responde nem um sim nem um não”?

............................................................................................................................

7. Retire os artigos e dê a classificação nas orações abaixo:
a) Uma criança vagava pelas ruas.
.............................................................................................................................
b) Os meninos corriam na estação de trem.
............................................................................................................................
.............................................................................................................................


8. Leia.

Hoje um anjo pousou
em meus olhos:
eu caminhava,
e de repente,
tudo ficou
tão leve e alado,
havia em todos,
nas ruas e nas casas,
um desejo de querer bem,
de repartir o pão,
de inventar jardins
e gestos delicados.
Todos amavam todos
numa ciranda infinita,
que dava a volta no mundo
fazendo um anel de luz.

· Quais as preposições e contrações presentes no texto lido?

............................................................................................................................
.............................................................................................................................
............................................................................................................................
.............................................................................................................................
............................................................................................................................
.............................................................................................................................
............................................................................................................................
.............................................................................................................................







Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...