Pular para o conteúdo principal

SUBSTANTIVO/ADJETIVO/LOC. ADJETIVA/NUMERAL/ VERBO 6º ANO

                                         - ATIVIDADES - 

1.       Leia.
O lobo e o burro

Um burro estava comendo quando viu um lobo escondido espiando tudo o que ele fazia. Percebendo que estava em perigo, o burro imaginou um plano para salvar a pele. Fingiu que era aleijado e saiu mancando com a maior dificuldade. Quando o lobo apareceu, o burro todo choroso contou que tinha pisado num espinho pontudo.
– Ai, ai, ai! Por favor, tire o espinho de minha pata! – implorou. – Se você não tirar, ele vai espetar sua garganta quando você me engolir.
O lobo não queria se engasgar na hora de comer seu almoço, por isso quando o burro levantou a pata ele começou a procurar o espinho com todo o cuidado. Nesse momento o burro deu o maior coice de sua vida e acabou com a alegria do lobo. Enquanto o lobo se levantava todo dolorido, o burro galopava satisfeito para longe dali.
Moral: Cuidado com os favores inesperados.

a)      Quais são as personagens da história?
_________________________________________________________________
b)      Que plano o burro inventou para se salvar do lobo? Por quê?
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
c)       Quando o burro conseguiu o que queria, que fez ele com o lobo?
________________________________________________________________
d)      De quem é a fala “Ai, ai, ai! Por favor, tire o espinho de minha pata!” no texto?
_________________________________________________________________
e)      No texto, o narrador aparece ou não na história? Ele é narrador-personagem ou narrador-observador?
_________________________________________________________________

2.       Na oração “Um burro estava comendo quando viu um lobo escondido” há dois substantivos comuns. Retire-os.
________________________________________________________________
3.       Retire o adjetivo presente na oração “Fingiu que era aleijado” e a quem se refere no texto.
_______________________________________________________________
4.       Nas orações “O lobo se levantava todo dolorido” e “O burro galopava satisfeito” há dois adjetivos. Retire-os e informe a qual substantivo cada um deles está se referindo.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
5.       Retire de ”Um burro estava comendo” uma locução verbal.
_______________________________________________________________

6.       Em “O burro imaginou um plano” há um verbo. Transcreva-o e informe a que conjugação pertence.
_______________________________________________________________
7.       Leia.
“Enquanto o lobo se levantava todo dolorido, o burro galopava satisfeito para longe dali”.

a)      Quais são os verbos das orações?
_______________________________________________________________
b)      Em que tempo se encontram?
_______________________________________________________________

8.       Transcreva do primeiro parágrafo do texto dois verbos que estejam no gerúndio.
_______________________________________________________________
9.        Em que modo se encontra o verbo da oração “Se você não tirar”? Indicativo ou subjuntivo?
_______________________________________________________________


10.   Leia a tirinha a seguir:







a)      Transcreva dos quadrinhos alguns verbos que estão no pretérito imperfeito.
_______________________________________________________________
b)      Como ficariam esses verbos se forem colocados no futuro do presente?
_______________________________________________________________
______________________________________________________________
c)       O que Jon quis dizer com “fazia o som de uma tuba”?
_______________________________________________________________
11.   Leia a tirinha.
a)      Na tirinha há alguns pronomes indefinidos. Transcreva apenas três deles.

______________________________________________________________
______________________________________________________________
b)      Quais são os pronomes possessivos que estão no 2º e 4º quadrinhos?
______________________________________________________________
c)       Que característica é dada ao substantivo cimento? E a que classe de palavras pertence?
______________________________________________________________

12.   Observe as orações e informe se elas pertencem a voz ativa, passiva ou reflexiva.
a)      Motoristas abordados em blitze  da Lei Seca no Rio de Janeiro não fazem o teste do  bafômetro.
_____________________________________________________________
b)      Pesquisa sobre hábitos etílicos é realizada pelo governo.
_____________________________________________________________
c)       Galo vence o Palmeiras.
_____________________________________________________________
d)      As crianças se sujam rapidamente.
_____________________________________________________________
e)      Pagamentos a ONG’S são suspensos pelo governo.
_____________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...