Pular para o conteúdo principal

SUBSTANTIVO/ADJETIVO/LOC. ADJETIVA/NUMERAL/ VERBO 6º ANO

                                         - ATIVIDADES - 

1.       Leia.
O lobo e o burro

Um burro estava comendo quando viu um lobo escondido espiando tudo o que ele fazia. Percebendo que estava em perigo, o burro imaginou um plano para salvar a pele. Fingiu que era aleijado e saiu mancando com a maior dificuldade. Quando o lobo apareceu, o burro todo choroso contou que tinha pisado num espinho pontudo.
– Ai, ai, ai! Por favor, tire o espinho de minha pata! – implorou. – Se você não tirar, ele vai espetar sua garganta quando você me engolir.
O lobo não queria se engasgar na hora de comer seu almoço, por isso quando o burro levantou a pata ele começou a procurar o espinho com todo o cuidado. Nesse momento o burro deu o maior coice de sua vida e acabou com a alegria do lobo. Enquanto o lobo se levantava todo dolorido, o burro galopava satisfeito para longe dali.
Moral: Cuidado com os favores inesperados.

a)      Quais são as personagens da história?
_________________________________________________________________
b)      Que plano o burro inventou para se salvar do lobo? Por quê?
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
c)       Quando o burro conseguiu o que queria, que fez ele com o lobo?
________________________________________________________________
d)      De quem é a fala “Ai, ai, ai! Por favor, tire o espinho de minha pata!” no texto?
_________________________________________________________________
e)      No texto, o narrador aparece ou não na história? Ele é narrador-personagem ou narrador-observador?
_________________________________________________________________

2.       Na oração “Um burro estava comendo quando viu um lobo escondido” há dois substantivos comuns. Retire-os.
________________________________________________________________
3.       Retire o adjetivo presente na oração “Fingiu que era aleijado” e a quem se refere no texto.
_______________________________________________________________
4.       Nas orações “O lobo se levantava todo dolorido” e “O burro galopava satisfeito” há dois adjetivos. Retire-os e informe a qual substantivo cada um deles está se referindo.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
5.       Retire de ”Um burro estava comendo” uma locução verbal.
_______________________________________________________________

6.       Em “O burro imaginou um plano” há um verbo. Transcreva-o e informe a que conjugação pertence.
_______________________________________________________________
7.       Leia.
“Enquanto o lobo se levantava todo dolorido, o burro galopava satisfeito para longe dali”.

a)      Quais são os verbos das orações?
_______________________________________________________________
b)      Em que tempo se encontram?
_______________________________________________________________

8.       Transcreva do primeiro parágrafo do texto dois verbos que estejam no gerúndio.
_______________________________________________________________
9.        Em que modo se encontra o verbo da oração “Se você não tirar”? Indicativo ou subjuntivo?
_______________________________________________________________


10.   Leia a tirinha a seguir:







a)      Transcreva dos quadrinhos alguns verbos que estão no pretérito imperfeito.
_______________________________________________________________
b)      Como ficariam esses verbos se forem colocados no futuro do presente?
_______________________________________________________________
______________________________________________________________
c)       O que Jon quis dizer com “fazia o som de uma tuba”?
_______________________________________________________________
11.   Leia a tirinha.
a)      Na tirinha há alguns pronomes indefinidos. Transcreva apenas três deles.

______________________________________________________________
______________________________________________________________
b)      Quais são os pronomes possessivos que estão no 2º e 4º quadrinhos?
______________________________________________________________
c)       Que característica é dada ao substantivo cimento? E a que classe de palavras pertence?
______________________________________________________________

12.   Observe as orações e informe se elas pertencem a voz ativa, passiva ou reflexiva.
a)      Motoristas abordados em blitze  da Lei Seca no Rio de Janeiro não fazem o teste do  bafômetro.
_____________________________________________________________
b)      Pesquisa sobre hábitos etílicos é realizada pelo governo.
_____________________________________________________________
c)       Galo vence o Palmeiras.
_____________________________________________________________
d)      As crianças se sujam rapidamente.
_____________________________________________________________
e)      Pagamentos a ONG’S são suspensos pelo governo.
_____________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno