Pular para o conteúdo principal

Função sintática do adjetivo 7º ano

                               Atividades  

Predicativo do sujeito é o termo que indica qualidade ou estado do sujeito por intermédio de um verbo de ligação.

1.       Identifique os predicativos do sujeito que aparecem nas orações abaixo.

a)      O aluno entrou feliz na escola.
b)      Ele ficou triste com o resultado da avaliação.
c)       O rio Paraíba está muito poluído.
d)      A menina estava sorridente.
e)      A atividade estava fácil.
f)       Os professores não ficaram satisfeitos com o movimento.

Predicativo do objeto é o termo que indica qualidade ou estado do objeto por intermédio de um verbo transitivo.

2.       Identifique os predicativos do sujeito que aparecem nas orações abaixo.

a)      A comissão considerou o candidato inapto para a profissão.
b)      A direção achou interessante o texto do aluno.
c)       Os alunos acharam o teste difícil.
d)      A corrida deixou os atletas cansados.
e)      A aprovação deixou o menino satisfeito.
f)       O juiz considerou aquele réu culpado pelo crime.

Adjunto adnominal é o termo que modifica um substantivo, qualquer que seja a função exercida por ele na oração.

3.       Indique os adjuntos adnominais presentes nas orações.

a)      Percorro uma longa estrada de terra.
b)      Muitos alunos compareceram à escola.
c)       Dois jogadores foram expulsos do jogo.
d)      Nossos alunos são inteligentes.
e)      O tempo chuvoso não atrapalhou minha viagem.
f)       Os jovens brasileiros participam de muitos campeonatos mundiais.

4.       Classifique os termos destacados em (PS) predicativo do sujeito, (PO)predicativo do objeto e (AA) adjunto adnominal.
(    ) Aquela situação foi constrangedora.
(    ) No primeiro dia de aula, os alunos voltaram animados.
(    ) Nosso time foi campeão brasileiro.
(    ) O casal amparou a criança abandonada.
(    ) Alguns pais faltaram à reunião.
(    ) A menina ficou emocionada com a surpresa.
(    ) O diretor encontrou os funcionários atarefados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno