Pular para o conteúdo principal

Função sintática do adjetivo 7º ano

                               Atividades  

Predicativo do sujeito é o termo que indica qualidade ou estado do sujeito por intermédio de um verbo de ligação.

1.       Identifique os predicativos do sujeito que aparecem nas orações abaixo.

a)      O aluno entrou feliz na escola.
b)      Ele ficou triste com o resultado da avaliação.
c)       O rio Paraíba está muito poluído.
d)      A menina estava sorridente.
e)      A atividade estava fácil.
f)       Os professores não ficaram satisfeitos com o movimento.

Predicativo do objeto é o termo que indica qualidade ou estado do objeto por intermédio de um verbo transitivo.

2.       Identifique os predicativos do sujeito que aparecem nas orações abaixo.

a)      A comissão considerou o candidato inapto para a profissão.
b)      A direção achou interessante o texto do aluno.
c)       Os alunos acharam o teste difícil.
d)      A corrida deixou os atletas cansados.
e)      A aprovação deixou o menino satisfeito.
f)       O juiz considerou aquele réu culpado pelo crime.

Adjunto adnominal é o termo que modifica um substantivo, qualquer que seja a função exercida por ele na oração.

3.       Indique os adjuntos adnominais presentes nas orações.

a)      Percorro uma longa estrada de terra.
b)      Muitos alunos compareceram à escola.
c)       Dois jogadores foram expulsos do jogo.
d)      Nossos alunos são inteligentes.
e)      O tempo chuvoso não atrapalhou minha viagem.
f)       Os jovens brasileiros participam de muitos campeonatos mundiais.

4.       Classifique os termos destacados em (PS) predicativo do sujeito, (PO)predicativo do objeto e (AA) adjunto adnominal.
(    ) Aquela situação foi constrangedora.
(    ) No primeiro dia de aula, os alunos voltaram animados.
(    ) Nosso time foi campeão brasileiro.
(    ) O casal amparou a criança abandonada.
(    ) Alguns pais faltaram à reunião.
(    ) A menina ficou emocionada com a surpresa.
(    ) O diretor encontrou os funcionários atarefados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...