Pular para o conteúdo principal

CRASE - 8º ANO

ATIVIDADES   

1.       Complete as frases com a ou à.

a)      Vou ........ escola e ........ feira.
b)      Devolva ........ ficha ......... atendente.
c)       Mostre-nos .......... calça que você ganhou.
d)      Peça desculpas .......... supervisora e vá .......... sala de aula.
e)      Você irá ......... reunião de pais?
f)       Entregue ............. prova ............ professora.
g)      O rapaz disse .............. namorada que voltaria tarde.
h)      ............. turma deu uma rosa .............. diretora.

2.       Complete as frases com aquele, àquele, àquela, àquelas, àqueles, aquelas.

a)      Entregou essa carta ................ moça.
b)      Refiro-me .............. meninas e não a essas.
c)       Pegue ................. envelopes e guarde-os na gaveta.
d)      Devolva as avaliações .................... candidatos.
e)      Você vai ........................ shopping?
f)       Chame .................... pessoas que estão aguardando na fila.
g)      Mostre ......................... senhora onde fica a loja de informática.

3.       Complete os espaços em branco com a ou à.

a)      Meus parentes foram ....... Europa.
b)      Iremos ................ Recife no próximo feriadão.
c)       Gostaria de ir .............. Campina Grande e ............ João Pessoa.
d)      Não fui .............. festa de inauguração da loja.
e)      Os jovens querem ir ........ São Paulo.
f)       Há anos não vou .............. Floresta em Pernambuco.
g)      As famílias vão ................. missas dominicais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa


Tema: Variações Linguísticas



Tempo: 12 aulas.




OBEJETIVOS:
- Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos



Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento.


Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem

1ª Aula: (momento descontração)
Leitura dos seguintes textos. I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos...
Declaração Mineira de Amor aos Amigos.... Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu.
É o chicrete garrado na minha carça dins.
É a mairionese du meu pão.
É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois).
O rechei du meu biscoito.
A masstumate du meu macarrão.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA



01
Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA
II OBJETIVOS
Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto

III – Síntese dos procedimentos

-Cantar com os professores

-Interpretação escrita do texto.

Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos.
-Ouvir com atenção a letra cantada.
-Cantar com os professores.
-Interpretação oral do texto.

IV – Recursos
-Professores
-Alunos
-Aparelho de som / Piloto / Som

02

Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto )

II - Objetivos
-Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução.
-Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada.

III – Síntese dos procedimentos
-Discutir as expectativas e previs…