Pular para o conteúdo principal

OS PRONOMES E SUAS FUNÇÕES 7º ANO

                           - ATIVIDADES - 

1.       Nas frases seguintes, ocorre ambiguidade(duplo sentido), decorrente do emprego de pronomes pessoais. Comente essas ambiguidades e elimine-as.
a)      É preciso que aja de forma coerente.
b)      João disse a Pedro que ele não iria à festa de sábado.
c)       José disse a Sandra que resolveria o seu problema.
d)      Ele me garantiu que conseguiria a foto.
e)      Sílvia disse a Maria que ela não receberia o prêmio do concurso de redação.

2.       Reescreva cada uma das frases a seguir, substituindo o termo  destacado por um pronome pessoal oblíquo átono.
a)      Entregue os documentos ao diretor.
b)      Entregue os documentos ao diretor.
c)       Envie as avaliações à professora.
d)      Envie as avaliações à professora.
e)      Indiquei o melhor livro aos alunos.
f)       Indiquei o melhor livro aos alunos.
g)      Apresentei as atividades na escola.
h)      Quitei os meus débitos.

3.       As orações a seguir estão escritas de forma coloquial. Reescreva-as de acordo com a norma padrão culto da língua.
a)      Vi ela ontem.
b)      Encontrei ele na avenida principal.
c)       A aluna deixou alguns livros pra mim ler.
d)      Está tudo acabado entre eu e você.
e)      Mandaram eu sair da reunião.
f)       Fizeram ele desistir do concurso.
g)      Trouxe eles aqui pra dar uma palestra pros alunos.

4.       Reescreva as frases de acordo com o modelo.
Trouxeram alguns livros. Vou lê-los.
Trouxeram alguns livros para eu ler.

a)      Apresentaram alguns modelos. Vou vê-los.
b)      Enviaram exemplares de revistas. Vou analisá-las.
c)       Deixaram vários vídeos sobre textos. Vou assisti-los.
d)      Mandaram diversos documentos. Vou entregá-los ao diretor.
e)      Trouxeram alguns presentes. Vou deixá-los na portaria do prédio.

5.       Complete as frases seguintes com a forma apropriada do pronome pessoal da primeira pessoa do singular, reescrevendo-as.
a)      Este caderno é para J fazer minhas atividades.
b)      Não discutimos mais sobre a relação. Concluímos que não há mais nada entre J e ele.
c)       É triste para J aceitar tal problema.
d)      Não vá à festa sem J.
e)      Para J está claro que houve desvio de informações.
f)       Quem trouxe estes doces para J?

6.       Complete as orações com os pronomes demonstrativos adequados.
a)      J bilhete que tenho em minhas mãos, foi você quem o enviou.
b)      Por que você nunca lava J sapato?
c)       Você conseguiu ver J meninos que estavam na praça?
d)      Por favor, traga-me J livro que está do seu lado.
e)      Por favor, ajude-me a carregar J pacotes ali.
f)       Traga-me J sacola que está J canto da sala.

7.       Informe a função sintática dos pronomes destacados nas orações a seguir.
a)      Aquele paciente chegou muito mal no hospital.
b)      Poucas pessoas têm capacidade de acreditar no bem.
c)       Coloquem os móveis no lugar. O sol está queimando-os.
d)      Ele me cobre de glórias.
e)      Minha cabeça dói muito.
f)       Trouxeram os livros para eu ler.
g)      Escolheram-me para representar a turma.
h)      Não me pertencem os seus sonhos.
i)        Informei-lhes os preços dos produtos.
j)        Dei-lhe várias sugestões sobre o tema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...