Pular para o conteúdo principal

OS PRONOMES E SUAS FUNÇÕES 7º ANO

                           - ATIVIDADES - 

1.       Nas frases seguintes, ocorre ambiguidade(duplo sentido), decorrente do emprego de pronomes pessoais. Comente essas ambiguidades e elimine-as.
a)      É preciso que aja de forma coerente.
b)      João disse a Pedro que ele não iria à festa de sábado.
c)       José disse a Sandra que resolveria o seu problema.
d)      Ele me garantiu que conseguiria a foto.
e)      Sílvia disse a Maria que ela não receberia o prêmio do concurso de redação.

2.       Reescreva cada uma das frases a seguir, substituindo o termo  destacado por um pronome pessoal oblíquo átono.
a)      Entregue os documentos ao diretor.
b)      Entregue os documentos ao diretor.
c)       Envie as avaliações à professora.
d)      Envie as avaliações à professora.
e)      Indiquei o melhor livro aos alunos.
f)       Indiquei o melhor livro aos alunos.
g)      Apresentei as atividades na escola.
h)      Quitei os meus débitos.

3.       As orações a seguir estão escritas de forma coloquial. Reescreva-as de acordo com a norma padrão culto da língua.
a)      Vi ela ontem.
b)      Encontrei ele na avenida principal.
c)       A aluna deixou alguns livros pra mim ler.
d)      Está tudo acabado entre eu e você.
e)      Mandaram eu sair da reunião.
f)       Fizeram ele desistir do concurso.
g)      Trouxe eles aqui pra dar uma palestra pros alunos.

4.       Reescreva as frases de acordo com o modelo.
Trouxeram alguns livros. Vou lê-los.
Trouxeram alguns livros para eu ler.

a)      Apresentaram alguns modelos. Vou vê-los.
b)      Enviaram exemplares de revistas. Vou analisá-las.
c)       Deixaram vários vídeos sobre textos. Vou assisti-los.
d)      Mandaram diversos documentos. Vou entregá-los ao diretor.
e)      Trouxeram alguns presentes. Vou deixá-los na portaria do prédio.

5.       Complete as frases seguintes com a forma apropriada do pronome pessoal da primeira pessoa do singular, reescrevendo-as.
a)      Este caderno é para J fazer minhas atividades.
b)      Não discutimos mais sobre a relação. Concluímos que não há mais nada entre J e ele.
c)       É triste para J aceitar tal problema.
d)      Não vá à festa sem J.
e)      Para J está claro que houve desvio de informações.
f)       Quem trouxe estes doces para J?

6.       Complete as orações com os pronomes demonstrativos adequados.
a)      J bilhete que tenho em minhas mãos, foi você quem o enviou.
b)      Por que você nunca lava J sapato?
c)       Você conseguiu ver J meninos que estavam na praça?
d)      Por favor, traga-me J livro que está do seu lado.
e)      Por favor, ajude-me a carregar J pacotes ali.
f)       Traga-me J sacola que está J canto da sala.

7.       Informe a função sintática dos pronomes destacados nas orações a seguir.
a)      Aquele paciente chegou muito mal no hospital.
b)      Poucas pessoas têm capacidade de acreditar no bem.
c)       Coloquem os móveis no lugar. O sol está queimando-os.
d)      Ele me cobre de glórias.
e)      Minha cabeça dói muito.
f)       Trouxeram os livros para eu ler.
g)      Escolheram-me para representar a turma.
h)      Não me pertencem os seus sonhos.
i)        Informei-lhes os preços dos produtos.
j)        Dei-lhe várias sugestões sobre o tema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno