- ATIVIDADES -
1. Leia.
A Raposa e o Tambor
Conta-se
que uma raposa esfomeada chegou a um bosque onde, ao lado de uma
árvore, havia um tambor, que soava furiosamente cada vez que, ao sopro
do vento, os ramos da árvore se moviam e batiam nele. Ao ouvir tal
ruído, a raposa dele se aproximou e, já em frente ao tambor, pensou:
"Este deve conter muita carne e muita gordura." Lançou-se sobre ele e,
esforçando-se, conseguiu rompê-lo. Ao ver que era oco, disse: "Talvez as
coisas mais desprezíveis sejam aquelas de maior tamanho e de voz mais
forte.
AL-MUKAFA, Ibn. Calila e Dimna. trad. Mansour Chalita. Rio de Janeiro: Associação Cultural Internacional Gibran, s.d. p. 13. |
a) Qual o tema do texto?
b) O que a raposa pensava todas as vezes que escutava o som do tambor?
c) O que a raposa observou quando conseguiu romper o tambor?
d) Qual foi a frase que a raposa disse quando viu que não era o que ela imaginava?
e) Marque de azul as formas verbais encontradas no texto.
f) Em que tempo verbal passa a história A raposa e o Tambor?
g) Como ficaria o período “Uma raposa esfomeada chegou a um bosque” pondo no tempo pretérito imperfeito?
h) Passe a oração “Os ramos da árvore se moviam e batiam nele” para o futuro do presente.
2. LEIA.
A AVÓ DO MENINO
Cecília Meireles
A avó
vive só.
Na casa da avó
o galo liró
faz "cocorocó!"
A avó bate pão-de-ló
E anda um vento-t-o-tó
Na cortina de filó.
vive só.
Na casa da avó
o galo liró
faz "cocorocó!"
A avó bate pão-de-ló
E anda um vento-t-o-tó
Na cortina de filó.
(...)
a) Sublinhe os verbos.
b) Em que tempo verbal o texto está escrito?
c) Reescreva o texto, passando os verbos encontrados para o pretérito perfeito.
3. Leia o texto a seguir, destaque os verbos e informe a que conjugação pertencem. (1ª, 2ª ou 3ª).
Motivo
Cecília Meireles
Cecília Meireles
Eu canto1 porque o instante existe2
e a minha vida está3 completa.
Não sou4 alegre nem sou5 triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto6 gozo nem tormento.
Atravesso7 noites e dias
no vento.
(...)
1. ......................... 5. .........................
2. ......................... 6. .........................
3. ......................... 7. .........................
4. .........................
4. Dê o infinitivo das formas verbais a seguir, e informe se indica ação, estado ou fenômeno da natureza.
a) Espero que muitos pais venham à reunião.
b) Pense antes, aja depois.
c) É importante que encontremos saída para os problemas.
d) Ventou muito hoje.
5. Indique os tempos das formas verbais destacados no texto.
A menina era(.............................) só alegria.Era a primeira vez que iria(................................) à cidade, vender o leite de sua querida vaquinha.
Colocou (........................................)sua melhor roupa, um belo vestido azul,e partiu (..................................)pela estrada com a lata de leite na cabeça.
Ao caminhar, o leite chacoalhava(........................................) dentro da lata.
A menina também, não conseguia(......................................) parar de pensar.
"Vou vender o leite e comprar ovos, uma dúzia."
"Depois, choco(..............................) os ovos e ganho (..........................)uma dúzia de pintinhos."
Comentários
Postar um comentário