Pular para o conteúdo principal

VERBOS 6º ANO

                                    - ATIVIDADES - 


1.       Leia.
A Raposa e o Tambor

Conta-se que uma raposa esfomeada chegou a um bosque onde, ao lado de uma árvore, havia um tambor, que soava furiosamente cada vez que, ao sopro do vento, os ramos da árvore se moviam e batiam nele. Ao ouvir tal ruído, a raposa dele se aproximou e, já em frente ao tambor, pensou: "Este deve conter muita carne e muita gordura." Lançou-se sobre ele e, esforçando-se, conseguiu rompê-lo. Ao ver que era oco, disse: "Talvez as coisas mais desprezíveis sejam aquelas de maior tamanho e de voz mais forte.

AL-MUKAFA, Ibn.  Calila e Dimna.  trad. Mansour Chalita. Rio de Janeiro: Associação Cultural Internacional Gibran, s.d.  p. 13.
a)      Qual o tema do texto?


b)      O que a raposa pensava todas as vezes que escutava o som do tambor?


c)       O que a raposa observou quando conseguiu romper o tambor?


d)      Qual foi a frase que a raposa disse quando viu que não era o que ela imaginava?


e)      Marque de azul as formas verbais encontradas no texto.

f)       Em que tempo verbal passa a história A raposa e o Tambor?


g)      Como ficaria o período “Uma raposa esfomeada chegou a um bosque” pondo no tempo pretérito imperfeito?

h)      Passe a oração “Os ramos da árvore se moviam e batiam nele” para o futuro do presente.


2.       LEIA.
A AVÓ DO MENINO
Cecília Meireles
A avó
vive só.
Na casa da avó
o galo liró
faz "cocorocó!"
A avó bate pão-de-ló
E anda um vento-t-o-tó
Na cortina de filó.
(...)

a)      Sublinhe os verbos.

b)      Em que tempo verbal o texto está escrito?


c)       Reescreva o texto, passando os verbos encontrados para o pretérito perfeito.


3.       Leia o texto a seguir, destaque os verbos e informe a que conjugação pertencem. (1ª, 2ª ou 3ª).

Motivo
Cecília Meireles

Eu canto1 porque o instante existe2
e a minha vida está3 completa.
Não sou4 alegre nem sou5 triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto6 gozo nem tormento.
Atravesso7 noites e dias
no vento.
(...)

1.       .........................                             5. .........................
2.       .........................                             6. .........................
3.       .........................                             7. .........................
4.       .........................

4.       Dê o infinitivo das formas verbais a seguir, e informe se indica ação, estado ou fenômeno da natureza.
a)      Espero que muitos pais venham à reunião.

b)      Pense antes, aja depois.

c)       É importante que encontremos saída para os problemas.

d)      Ventou muito hoje.


5.       Indique os tempos das formas verbais destacados no texto.
A menina era(.............................) só alegria.
Era a primeira vez que iria(................................) à cidade, vender o leite de sua querida vaquinha.
Colocou (........................................)sua melhor roupa, um belo vestido azul,e partiu (..................................)pela estrada com a lata de leite na cabeça.
Ao caminhar, o leite chacoalhava(........................................) dentro da lata.
A menina também, não conseguia(......................................) parar de pensar.
"Vou vender o leite e comprar ovos, uma dúzia."
"Depois, choco(..............................) os ovos e ganho (..........................)uma dúzia de pintinhos."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...