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PROVA DE ENSINO BÁSICO



Prova de Língua Portuguesa

Lê o texto A, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Em caso de necessidade,
consulta o vocabulário apresentado a seguir ao texto.
TEXTO A
Promontório1 de Sagres. […]
Ao fundo, sozinho, voltado para o mar, vestido de escuro […], o Infante [D. Henrique].
Está sentado numa pedra, ligeiramente curvado para a frente, com o queixo
apoiado na mão direita e o cotovelo direito apoiado no joelho direito […].
No primeiro plano […] falam e movem-se as outras personagens. […]
Entra uma mulher com uma criança (que é um rapazinho de sete anos).
CRIANÇA (apontando com o dedo o Infante) – Mãe, o Infante, o que é que ele está ali a
fazer, sozinho, a olhar para o mar?
MULHER – Está a ver.
CRIANÇA – Mas não se vê nada. É só mar.
MULHER – Ele vê melhor do que nós.
CRIANÇA – Ah? Eu pensava que ele não via. No outro dia encontrei-o no caminho e
disse: «Bom dia, meu Senhor». Mas ele não me viu.
MULHER – Ele vê bem o que está longe.
(Enquanto acabam de falar entra um velho com barbas compridas e brancas.)
VELHO – Era melhor que visse o que está perto. […] Do mar não vem nem glória nem
proveito.
(Entra um rapaz de vinte anos que ouve a última frase.)
RAPAZ – Tens a certeza, Velho?
VELHO – Todos os anos ele manda para o Sul as suas barcas. E diz aos capitães: «Ide
mais longe.» Mas já ninguém pode ir mais longe.
RAPAZ – Tens a certeza, Velho?
VELHO – […] Nunca ninguém passou além do cabo Bojador.
CRIANÇA – Onde é o Bojador?
VELHO (sentando-se numa pedra e apontando vagamente para o mar) – Além, ao Sul,
na costa de África, no mar.
CRIANÇA – E não se pode ir além do Bojador?
VELHO – Não.
CRIANÇA – Porquê?
VELHO – Porque é ali que acaba o Mundo. Do outro lado do Cabo, o calor é tanto que
as águas fervem e se transformam em lama. É ali que começa o mar
Tenebroso. O ar está cheio de nevoeiros negros. Não se vê a luz do Sol. E
ondas de lodo estão cheias de grandes monstros marinhos.
RAPAZ – Isso são lendas inventadas pelo medo dos Mouros.
VELHO – Mas também nos livros antigos de Ptolomeu2 e nos livros dos Romanos está
escrito que ninguém pode passar além do Bojador.
RAPAZ – Isso dizem os Antigos. Temos que ir nós próprios saber o que é verdade.
VELHO – Mas, que diz a experiência dos mareantes das Espanhas? Que dizem todos os
navegadores? […] Dizem […] que barco que ali chegue logo será devorado
pelos abismos do mar.
RAPAZ – Velho, e eu digo-te isto: Gil Eanes, com a sua barca, passará além do Bojador.
MULHER – Então por que recuaram eles, no ano passado?
VELHO – Porque havia a bordo homens de experiência e juízo que não quiseram
avançar para a morte certa.
RAPAZ – Porque pararam primeiro nas Canárias3 e gente dessa ilha lhes contou velhas
histórias fantásticas e mentirosas.
MULHER – Dizem que o Infante repreendeu muito Gil Eanes?
RAPAZ – O Infante repreendeu-o por ele ter recuado em frente de umas lendas boas
para assustar crianças.
CRIANÇA – E que fez Gil Eanes?
RAPAZ – Este ano partiu outra vez.
MULHER – E dizem que à partida jurou que só voltaria a Portugal quando tivesse
dobrado o Cabo.
VELHO – E por causa dessa promessa ele nunca voltará a Portugal. Há já muito tempo
que partiram. Com certeza Gil Eanes já cumpriu a sua palavra. A esta hora já
ele dobrou o Cabo. E já as ondas de lodo engoliram a sua barca e já as
serpentes verdes do Tenebroso o comeram, a ele e aos seus homens. Fez-se
a vontade do Infante. Mas Gil Eanes nunca voltará a Portugal. (O velho
levanta-se e dá um passo em frente.) Nunca ninguém voltou do Bojador.
CRIANÇA (puxando a saia da mãe e apontando o mar, com o braço estendido) – Mãe,
mãe, olha, além no mar, toda branca, uma barca. Vem uma barca no mar.
RAPAZ (dá uns passos em frente e olha o mar) – É Gil Eanes. Voltou.
(Cai o pano.)
Sophia de Mello Breyner Andresen, O Bojador, Lisboa, Editorial Caminho, 2000
(texto com supressões)
VOCABULÁRIO
1 promontório – cabo formado por rochas ou penhascos altos.
2 Ptolomeu – geógrafo grego, do século II d.C.
3 Canárias – arquipélago espanhol, no Atlântico.

Responde ao que te é pedido sobre o texto que acabaste de ler, seguindo as
orientações que te são dadas.
1. Assinala com X, de 1.1. a 1.5., a opção que permite completar cada afirmação, de
acordo com o sentido do texto.
1.1. O texto que leste consiste num diálogo entre as personagens
Rapaz, Criança, Velho e Mulher.
Criança, Velho, Rapaz e Gil Eanes.
Velho, Rapaz, Mulher e Infante.
Criança, Velho, Gil Eanes e Infante.
1.2. «Ele vê bem o que está longe.» (linha 14)
A frase acima transcrita pretende destacar a ideia de que o Infante
tem um problema de visão.
é um homem de grande visão.
tem uma visão negativa do mundo.
é um homem de pouca visão.
1.3. O Velho e o Rapaz têm ideias diferentes sobre navegar para sul do Bojador:
o Velho confia na experiência de Gil Eanes, e o Rapaz critica o Velho por
ser medroso.
o Rapaz discorda do Infante, e o Velho acha que Gil Eanes deve prosseguir
a viagem.
o Rapaz pensa que fazer escala nas Canárias é a solução, e o Velho diz
que isso é morte certa.
o Velho acredita nos perigos do mar Tenebroso, e o Rapaz diz que são
apenas lendas.

1.4. Ao afirmar «Temos que ir nós próprios saber o que é verdade.» (linha 37), o
Rapaz quer dizer que a verdade
está escrita nos livros antigos.
tem de ser confirmada por quem a deseja.
está contada nas lendas e nos mitos.
tem de ser ensinada por quem sabe.
1.5. O Rapaz e o Velho mostram estados de espírito diferentes acerca da viagem
de Gil Eanes:
o Rapaz mostra-se derrotado, e o Velho confiante.
o Rapaz mostra-se indiferente, e o Velho entusiasmado.
o Rapaz mostra-se optimista, e o Velho pessimista.
o Rapaz mostra-se confiante, e o Velho animado.
2. Gil Eanes recuara na anterior tentativa de passar o Bojador. O Velho e o Rapaz
explicam este fracasso de forma diferente.
Transcreve, para as personagens indicadas, uma expressão do texto que apresente
a razão defendida por cada uma delas.
Velho: _____________________________________________________________
_____________________________________________________________
Rapaz: _____________________________________________________________
_____________________________________________________________
3. Referindo-se a Gil Eanes, o Velho afirma: «E por causa dessa promessa ele nunca
voltará a Portugal.» (linha 54).
Identifica a promessa feita por Gil Eanes.
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

4. Lê as frases: «RAPAZ (dá uns passos em frente e olha o mar) – É Gil Eanes. Voltou.»
(linha 62).
Imagina como se sentia Gil Eanes, depois de ter cumprido a promessa, e escreve
duas palavras que descrevam o seu estado de espírito.
___________________________ ___________________________
5. Uma companhia de teatro decidiu representar a peça a que pertence o texto lido.
Publicou um anúncio no jornal, para encontrar um actor que interpretasse o papel de
Velho.
Apresentou-se, então, um candidato de baixa estatura e um pouco curvado, cabelos
brancos, barba comprida, olhar sorridente, voz entusiasmada e ar descontraído.
Na tua opinião, o que teria o actor de mudar para poder desempenhar bem o papel
de Velho?
Justifica a tua resposta, com base na informação contida no texto.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
6. Ao longo do texto, surgem várias indicações entre parêntesis.
Transcreve aquela que indica que uma parte da acção chegou ao fim.
__________________________________________________________________
Lê, agora, o seguinte texto, publicado num jornal. Em caso de necessidade,
consulta o vocabulário apresentado a seguir ao texto.
TEXTO B
VOCABULÁRIO
1 regata – competição em velocidade, entre embarcações.
2 estaleiros – instalações para a construção e reparação de embarcações.
3 logística – o que é relativo à satisfação das necessidades materiais de instalação e de funcionamento de uma
organização.
4 cobertura – no texto, reportagem alargada dos vários aspectos de um acontecimento, através dos meios de
comunicação social.

REGATA1 COM CORES LUSAS DARÁ A VOLTA AO MUNDO
Apoiada pela Marinha, a regata
Portugal Ocean Race levará sete meses
a cruzar oceanos. A sua «madrinha» é a
fadista Mafalda Arnauth.
O objectivo é ambicioso, mas, ao
mesmo tempo, concretizável. Trata-se de
criar, em 2011, a regata mais popular de
todas, a nível mundial, dispondo para tal
de um orçamento reduzido. Promovido
pelo velejador Ricardo Diniz – associado
a Brian Hancock, que já participou em
três regatas à volta do mundo –, este projecto é apoiado pela Marinha
Portuguesa e recorrerá a veleiros de 12 metros (os Class 40), fabricados com
tecnologias acessíveis (utilizando fibra de vidro). «Serão, por isso, fáceis de
construir nos estaleiros2 portugueses», admite Ricardo Diniz.
A regata – cujo percurso será Portugal , África do Sul, Nova Zelândia, Brasil,
Portugal – contará com um mínimo de 20 veleiros. Esta prova será disputada em
três categorias: velejador solitário, dois velejadores e tripulação de equipa.
A logística3, a segurança, as reparações e as comunicações serão apoiadas pela
organização. O evento terá cobertura4 dos media.
Expresso, 3 de Outubro de 2009 (texto adaptado)

7. Ordena as frases, de 1 a 7, de acordo com a sequência pela qual as informações
são apresentadas no texto do jornal.
Repara que a última frase da sequência já está numerada.
8. Transcreve do texto B:
a) o nome da instituição que apoiará a regata _____________________________
b) o nome de três países por onde a regata passará ________________________
________________________________________________________________
c) o nome de duas modalidades de participação em que a prova será disputada
________________________________________________________________
9. De acordo com o texto B, o objectivo da regata é ambicioso.
Indica duas razões apresentadas no texto que justifiquem esta afirmação.
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
A regata Portugal Ocean Race será, em 2011, um evento a nível mundial.
7 Os jornais e a televisão vão acompanhar a regata.
Os veleiros vão ser construídos com recurso à fibra de vidro.
Três categorias distintas estarão em competição.
A regata terá uma duração de sete meses.
O início e o fim da prova terão lugar em Portugal.
Ricardo Diniz promove o evento, em parceria com Brian Hancock.
PA • Página 10/ 16
Responde, agora, ao que te é pedido sobre o funcionamento da língua portuguesa.
10. No texto do jornal, lê-se: «O evento terá cobertura dos media.»
Escreve uma nova frase em que utilizes a palavra «cobertura» com um significado
diferente.
__________________________________________________________________
11. Ordena alfabeticamente as seguintes palavras, numerando-as.
monstro
marinho
mareante
mar
majestoso
maresia
magnífico
marítimo
marca
12. Forma uma nova palavra, a partir de cada palavra dada, utilizando os sufixos que
se encontram dentro do rectângulo. Podes usar cada sufixo mais do que uma vez.
mentira __________________________
velho __________________________
livro __________________________
antigo __________________________
verdade __________________________
certo __________________________
-osa
-ote
-aria
-mente
-eiro
-eza

13. Lê o seguinte excerto.
Transcreve cada palavra sublinhada para a coluna que corresponde à classe
gramatical a que pertence.
14. Lê a seguinte frase.
Reescreve a frase, usando o verbo nos seguintes tempos do modo indicativo:
a) Pretérito mais-que-perfeito simples __________________________________
b) Pretérito imperfeito ______________________________________________
c) Pretérito perfeito simples __________________________________________
d) Futuro simples __________________________________________________
15. Preenche o quadro, indicando o tipo e a forma das frases.
Frase Tipo Forma
«– E que fez Gil Eanes?»
«– Mãe, mãe, olha, além no mar,
toda branca, uma barca.»
«Vem uma barca no mar.»
Nomes Adjectivos Verbos Determinantes Preposições Pronomes
«A esta hora já ele dobrou o Cabo. E já as ondas de lodo engoliram a sua barca e
já as serpentes verdes do Tenebroso o comeram, a ele e aos seus homens.»
16. Lê a seguinte frase.
Completa os espaços com os elementos da frase que correspondem às funções
sintácticas indicadas.
Sujeito: ___________________________________________________________
Predicado: ________________________________________________________
Complemento directo: ____________________________________
Complemento indirecto: ___________________________________
17. Escolhe a palavra adequada para ligares os elementos da coluna A com os
elementos da coluna B, de modo a construíres frases complexas e com sentido.
Só podes usar cada palavra uma única vez.
Segue o exemplo.
B
os seus homens acenaram-lhe.
não cumprir a promessa.
o Rapaz tivesse fé.
as nuvens escondem-no.
e
____________
____________
____________
A
Gil Eanes desembarcou
Gil Eanes não regressará
O Velho não acreditava
Não se vê o Sol,
ou mas pois como enquanto que
Os habitantes da ilha contaram aos navegadores histórias antigas.

Agora, pára aqui.
Se acabaste antes do tempo previsto,
revê a tua prova.

Como já antes te foi dito, vais agora escrever um texto.
Antes de começares a escrever, toma atenção às seguintes instruções:
• escreve um texto de acordo com o que te foi pedido;
• respeita o número de linhas indicado (a folha tem as linhas numeradas para
facilitar a contagem);
• faz um rascunho, a lápis, na folha própria.
Depois de escreveres o rascunho do teu texto:
• revê, com cuidado, o que escreveste e corrige o que for necessário;
• copia o texto para a folha da prova, em letra bem legível, a caneta ou
esferográfica, de tinta azul ou preta;
• se te enganares, risca e escreve de novo (não uses corrector);
• se acabares antes do tempo previsto, deves reler o texto que escreveste.
Tens 50 minutos para realizares este trabalho.
Viajar é uma forma de conhecer pessoas e novos lugares e de aumentar os
nossos conhecimentos.
Relata uma viagem, imaginada ou vivida por ti, considerando os seguintes
aspectos:
• preparativos;
• acontecimentos (impressões, reacções);
• aprendizagens feitas;
• apreciação final.
Escreve um texto entre 25 e 30 linhas.


1 _________________________________________________________________
2 _________________________________________________________________
3 _________________________________________________________________
4 _________________________________________________________________
5 _________________________________________________________________
6 _________________________________________________________________
7 _________________________________________________________________
8 _________________________________________________________________
9 _________________________________________________________________
10 _________________________________________________________________
11 _________________________________________________________________
12 _________________________________________________________________
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16 _________________________________________________________________
17 _________________________________________________________________
18 _________________________________________________________________
19 _________________________________________________________________
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24 _________________________________________________________________
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30 _________________________________________________________________

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