Questões referentes a pronomes e período composto. São 50
questões divididas em volumes e organizadas por assunto/tema abordados (...)
SUGESTÕES
DE QUESTÕES DE PRONOMES
Leia atentamente o texto seguinte. As questões 56,
57 e 58 referem-se a ele.
Foi o caso que, alguns dias
depois, indo eu a Botafogo, tropecei num embrulho, que estava na praia. Não
digo bem; houve menos tropeção que pontapé. Vendo um embrulho, não grande, mas
limpo e corretamente feito, atado com um barbante rijo, uma causa que parecia
alguma cousa, lembrou-me bater-lhe com o pé, assim por experiência, e bati, e o
embrulho resistiu. Relanceei os olhos em volta de mim; a praia estava deserta;
ao longe, uns meninos brincavam, - um pescador curava as redes ainda mais longe
– ninguém que pudesse ver a minha ação; inclinei-me, apanhei o embrulho e
segui.
Segui, mas não sem receio.
Podia ser uma pulha de rapazes. Tive idéia de devolver o achado à praia, mas
apalpei-o e rejeitei a idéia. Um pouco
adiante, desandei o caminho e guiei para casa.
- Vejamos,
disse eu ao entrar no gabinete.
- E
hesitei, creio que por vergonha; assaltou-me outra vez o receio da pulha. É
certo que não havia ali nenhuma testemunha externa; mas eu tinha dentro de mim mesmo um garoto, que havia de assobiar,
guinchar, grunhir, patear, apupar, cacarejar, fazer o diabo, se me visse abrir
o embrulho e achar dentro uma dúzia de lenços velhos ou duas dúzias de goiabas
podres. Era tarde, a curiosidade estava aguçada, como deve estar a do leitor;
desfiz o embrulho, e vi... achei... contei... recontei nada menos de cinco
contos de réis.
(Machado de Assis – Memórias
Póstumas de Brás Cubas)
QUESTÃO 56 (FGV-00)
QUESTÃO 57 (FGV-00)
QUESTÃO 58 (FGV-00)
QUESTÃO 59 (FGV-00)
QUESTÃO 60 (FGV-00)
Em cada uma das frases
abaixo, preencha cada espaço com o pronome relativo adequado, antecedido ou não
de preposição, conforme o caso.
a)
A vizinha, ______ beleza muito se falava nas
redondezas, passou altiva e séria.
b)
Havia casos de doenças endêmicas ______ nenhum
secretário conseguia erradicar.
c)
Os dados ______ se baseia o ministro podem não
corresponder à verdade dos fatos.
d)
Georgina, ______ faces enrubesceram, quase
desfaleceu.
QUESTÃO 61
“Casa que não entra sol, entra médico.” Esse
antigo ditado revela uma inadequação no uso do pronome relativo. Indique o erro
e faça a correção necessária.
QUESTÃO 62 (Fuvest-95)
“Haveis de entender, começou
ele, que a virtude e o saber têm duas existências paralelas, uma no sujeito que
as possui, outra no espírito dos que o ouvem ou contemplam. Se puserdes as mais
sublimes virtudes e os mais profundos conhecimentos em um sujeito solitário,
remoto de todo contato com outros homens, é como se eles não existissem. Os
frutos de uma laranjeira, se ninguém os gostar, valem tanto como as urzes e
plantas bravias, e, se ninguém os vir, não valem nada; ou, por outras palavras
mais enérgicas, não há espetáculo sem espectador.
Um dia, estando a cuidar
nestas cousas, considerei que, para o fim de alumiar um pouco o entendimento,
tinha consumido os meus longos anos, e, aliás, nada chegaria a valer sem a
existência de outros homens que me vissem e honrassem; então cogitei se não
haveria um modo de obter o mesmo efeito, poupando tais trabalhos, e esse dia
posso agora dizer que foi o da regeneração dos homens, pois me deu a doutrina
salvadora.”
(Machado de Assis – O segredo do bonzo)
Nos segmentos do texto “o
ouvem ou contemplam”, “se eles não existissem” e “se ninguém os
vir”, os pronomes o, eles e os referem-se,
respectivamente, a
a) espírito,
outros homens, frutos de uma laranjeira.
b) sujeito,
profundos conhecimentos, outros homens.
c) saber,
frutos de uma laranjeira, virtudes e conhecimentos.
d) sujeito,
virtudes e conhecimentos, frutos de uma laranjeira.
e) espírito,
virtudes e conhecimentos, outros homens.
QUESTÃO 63 (Fuvest-SP)
Selecione a alternativa que contém a forma
adequada ao preenchimento das lacunas.
Era para ... falar ... ontem, mas não ...
encontrei em parte alguma.
a) mim __
consigo __ o .
b) eu __
com ele __ lhe.
c) mim __
consigo __ lhe.
d) mim __
contigo __ te.
e) eu __
com ele __ o .
QUESTÃO 64 (VUNESP-MG)
Assinale a alternativa em que os pronomes
pessoais estão empregados de acordo com a norma culta.
a) Não
deixe que notem que há um acordo entre você e eu.
b) Para
mim, ajudar cada um de vocês será um prazer.
c) Torcemos
para que os pais façam ela decidir da melhor maneira possível.
d) Insisti
para que deixassem eu participar do grupo.
e) Todas as
correções do texto ficaram para mim fazer até amanhã.
QUESTÃO 65 (Fuvest-SP)
Ele voltou – e veio bravo. El
Niño, a inversão térmica que esquenta parte das águas do Oceano Pacífico e muda
o clima de quase todo o planeta, atingiu na semana passada a temperatura mais
alta desde os anos 80. (Veja, 27/08/97, p. 42)
a) Observe
que o texto começa com o pronome “ele” e só depois designa o fenômeno a que
esse pronome se refere. Explique o efeito que o texto procura produzir no
leitor, ao empregar tal recurso.
b) Reescreva
o trecho, mantendo os períodos na ordem apresentada e fazendo apenas as
adaptações necessárias para que a expressão “El Niño” seja enunciada
anteriormente ao pronome.
Leia o texto abaixo, retirado
da primeira página de um caderno da marca Tilibra, antes de responder às
questões 66 e 67.
Cuide Bem do Seu
Caderno
A Tilibra tem como objetivo
desenvolver produtos de alta qualidade, usando matérias-primas resistentes e
duráveis. Mas isso não é tudo. É muito importante que você cuide bem do seu
caderno, para que ele possa acompanhá-lo por mais tempo. Veja no
quadro ao lado algumas dicas de como fazer isso:
|
1 – O caderno é feito para você estudar e
não fazer dele um apoio para se sentar.
2 – Não deixe seu caderno exposto ao
tempo, ele pode não resistir.
3 – Não deixe formar “orelhas” nas folhas de seu caderno, isso
prejudica o seu visual.
4 – Seu caderno deve ser
transportado com cuidado.
5 - Não jogue seu caderno em qualquer lugar. Guarde-o em
local próprio e adequado.
|
QUESTÃO 66
(PUC-MINAS/jun99) Assinale a
alternativa que apresenta análise ADEQUADA do texto.
a) O
primeiro uso do vocábulo “isso” recupera o item “matérias-primas resistentes e
duráveis”
b) O
segundo uso de “isso” tem como referente as dicas de 1 a 5.
c) Todos os
itens grifados no texto têm como referente “caderno”.
d) Pode-se
atribuir o mesmo sentido para o vocábulo “tempo” nas duas vezes em que ele
aparece no texto.
e) A dica
número 5 leva o leitor a interpretar que o caderno deverá ficar sempre guardado
em lugar próprio e adequado; não devendo, portanto, ser usado.
QUESTÃO 67
(PUC-MINAS/jun99) Em todos os
trechos abaixo, o item grifado poderia ser retirado sem prejuízo do sentido do
texto, EXCETO em
a) “É muito
importante que você cuide bem do seu caderno...”
b) “...para
que ele possa acompanhá-lo.”
c) “Veja no
quadro ao lado algumas dicas...”a
d) “O
caderno é feito para você estudar e não fazer dele um apoio para se
sentar.”
e) “Guarde-o
em um local próprio e adequado.”
QUESTÃO 68 (UFES)
Não,
Hagar não tem como única habilidade aparar as flechadas dos adversários nas
batalhas. Veja como ele estruturou bem sua frase, demonstrando dominar a norma
culta, no tocante ao uso do PRONOME RELATIVO e da PREPOSIÇÃO, quando
necessária.
É a
única coisa EM QUE sou bom.
Demonstre que você também tem esse domínio,
indicando a opção em que o período, resultante da ligação entre as frases,
ESTÁ BEM ESTRUTURADO.
a)
FRASES
"Mas existe uma
responsabilidade estrutural que não é imposta de fora para dentro. Todos querem
fugir dela."
ISTO É - 15/7/98
PERÍODO
Mas existe uma
responsabilidade estrutural que não é imposta de fora para dentro, que todos
querem fugir dela.
b)
FRASES
"Mas eles são artistas de
cinema. A atividade deles é fazer show usando movimentos extremamente plásticos."
VEJA - 8/10/97
PERÍODO
Mas eles são artistas de
cinema, cuja a atividade é fazer
"show" usando movimentos extremamente plásticos.
c)
FRASES
"Um bom exemplo de gestão
pública criativa é o mutirão do reflorestamento. Por meio dele, em 12 anos, foi
plantado 1,7 milhões de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em morros
urbanos do Grande Rio (...)"
ÉPOCA - 27/7/98
PERÍODO
Um bom exemplo de gestão
pública criativa é o mutirão do reflorestamento que por meio dele, em 12 anos,
foi plantado 1,7 milhão de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em morros
urbanos do Grande Rio.
d)
FRASES
"A secura do ar na
Indonésia e na Malásia provocou incêndios florestais, poluiu cidades e
enfumaçou o céu de tal forma que até a semana passada havia provocado dois
desastres horrendos. Num deles, um jato de passageiros estatelou-se no chão da
Indonésia matando todas as 234 pessoas a bordo."
VEJA - 8/10/97
PERÍODO
A secura do ar na Indonésia e
na Malásia provocou incêndios florestais, poluiu cidades e enfumaçou o céu de
tal forma que até a semana passada havia provocado dois desastres horrendos,
num dos quais um jato de passageiros estatelou-se no chão matando todas as 234
pessoas a bordo.
QUESTÃO 69 ( UERJ)
"Melhor é QUE seja menina" ( Darcy
Ribeiro)
A palavra em maiúsculo introduz uma oração
substantiva, não podendo ser analisada como pronome relativo. Um dos trechos a
seguir, porém, contém exemplo de um "que" relativo. Esse exemplo está
indicado em:
a)
"dum cismar tão puro, QUE sorrias por noites
de vigília" (Casimiro de Abreu)
b)
"Sempre QUE se agita esta questão das
reivindicações femininas" (Olavo
Bilac)
c)
"a única razão seria QUE podemos apresentar
contra as pretensões" (Olavo Bilac)
d)
"Até parece QUE já não sou capaz" (Darcy Ribeiro)
QUESTÃO
70
(ITA) O
item 2 deve ligar as orações do item 1, empregando corretamente um pronome
relativo. Assinale a alternativa em que isso 'não' ocorre:
a) 1 - O
caminho era longo. O atalho do caminho era perigoso.
2 - O caminho, cujo atalho era perigoso, era longo.
b) 1 - O caminho
era longo. O atalho do caminho era perigoso.
2 - Longo era o caminho cujo atalho era perigoso.
c) 1 - São
pessoas necessárias, com o auxílio delas sobreviverei.
2 - São pessoas necessárias, cujo auxílio sobreviverei.
d) 1 - Era
honorável figura, o presidente. De suas mãos recebi o prêmio.
2- O presidente, de cujas mãos recebi o prêmio, era honorável
figura.
e) 1 - A
árvore era antiga, pelos galhos dela passavam fios telefônicos.
2 - A árvore, por cujos galhos fios telefônicos passavam, era
antiga.
QUESTÃO
71
(UNICAMP)
(...) vejo na televisão e no rádio que o 'cujo' bateu asas e voou. Virou ave
migratória.
O
comentário acima, do escritor Otto Lara Rezende (Folha Ilustrada de 08/11/92),
refere-se ao fato de que o uso do pronome relativo "cujo" é cada vez menos
freqüente. Isso faz com que os falantes, ao tentarem utilizar esse pronome na
escrita, construam seqüências sintáticas que levam a interpretações estranhas.
Veja o exemplo seguinte:
O povo não só quer o impeachment desse
aventureiro chamado Collor, como o confisco dos bens nada honestos do sr. Paulo
Cesar Farias e companhia. E que a esse PFL e ao Brizola (cuja ficha de filiação
ao PDT já rasguei) reste a vingança do povo...
(L. A. N., Painel do Leitor, Folha de S. Paulo, 30/07/92)
a) que L.
A. N. pretendeu dizer com a oração entre parênteses?
b) que ele
disse literalmente?
c) Que tipo
de conhecimento deve ter o leitor para entender o que L. A. N. quis dizer?
QUESTÃO 72
(UNICAMP) Leia atentamente os textos a seguir:
I. Estes são alguns dos
equipamentos que a reserva de mercado não permitia a entrada no país sem a
autorização do DEPIN.
(FSP, 18.10.92 )
II. Fazer pesquisa insinuando
que 64% dos brasileiros acham que existe corrupção no governo Itamar não é um
ato inteligente, de um jornal de que todos gostamos e que é dever de nós
brasileiros lutar pela conservação de sua isenção".
(Adaptado
de Ewerton Almeida, vice-líder do PMDB da Bahia, Painel do Leitor, FSP 08.06.93)
Reescreva
os trechos acima, introduzindo as seqüências "cuja entrada" e
"cuja isenção", respectivamente. (faça apenas as alterações
necessárias, decorrentes da nova estrutura das frases).
QUESTÃO
73 (Uviçosa)
A
alternativa em que a palavra ou expressão em destaque NÃO se refere ao pronome
em destaque é
a)
... olhavam-na com um ar de superioridade.
(par.1)
na =
Flávia.
b)
...vai determinar suas neuroses na vida adulta.
(par.1)
suas =
da criança.
c)
Você não gostaria de praticar algum esporte?
(par.6)
Você =
Paulinho.
d)
As mães, vocês sabem, disputam entre elas um
torneio surdo... (par.12)
vocês =
os leitores.
e)
...um tio perguntou a Paulinho o que ele queria
ser... (par.22)
ele = um
tio
QUESTÃO 74 (FGV )
Célia marcou um encontro entre
mim e ele, pois a montagem dependia da aprovação do diretor.
a) Está
correto o uso de mim na frase acima ou deveria ter sido utilizado o pronome eu?
Explique.
b) Invertendo
a ordem, como deveria ficar a frase: entre ele e mim ou entre ele e eu?
Justifique sua resposta.
QUESTÃO 75 (FGV - Adaptação)
Conheci Marcos quando sonhava tornar-me
escritor.
Na frase acima, substitua me
por o, fazendo as adaptações necessárias.
QUESTÃO 76
(UFMG) Em todas as alternativas, as palavras destacadas estão
empregadas de acordo com normas da língua padrão, EXCETO em :
a) As irmãs
tinham toda razão, pensou ela, tentando impedir as lágrimas.
b) A filha
mais velha era mais discreta, por isso a ela o pai confiou o segredo.
c) A moça
viu que era preciso ela esconder a repulsa que nutria pelo visitante.
d) A mãe,
ao encontrar a filha na farmácia, mandou ela ir para casa.
QUESTÃO 77
(UFMG) Todas as frases se desviam de normas da língua padrão, EXCETO
a) Meu tio
era um indíviduo que ele nunca estava satisfeito com a vida.
b) O
caminho que nós passávamos por ele tinha sofrido bastante com a chuva.
c) As
mulheres organizavam festas que a renda revertia para um asilo.
d) O
esporte de que eu gosto mais é o futebol.
QUESTÃO 78
(IZABELA HENDRIX) Segundo a norma culta da língua, em qual das
alternativas seguintes o termo em destaque foi empregado CORRETAMENTE ?
a) ‘’Cortina
de Fumaça’’, filme AONDE o único especial é a fumaça do cigarro, não tem nada
de herórico ou vistoso para exibir.
b) O filme,
‘’Forest Gump’’, CUJO O enredo é interessante, tem dado grande lucro.
c) Lembrei-me
do nome do filme QUE assisti ontem : ‘’Carlota Joaquina’’.
d) A beleza
da fotografia e o talento dos atores foram os motivos POR QUE fomos assistir ao filme ‘’Entre dois
amores’’.
QUESTÃO 79
Marque a alternativa em que a palavra destacada está INCORRETAMENTE relacionada.
a) É
inconcebível o que a televisão mostrou, aqueles homens indefesos apanhando,
pedindo clemência e vida. (que = homens)
b) A
resposta que nos chega não é a exaltação dos nossos mitos.... (que = resposta)
c) ... o
Brasil é um país que tem uma sociedade injusta... (que = país)
d) Não tive
olhos para continuar a ver essa barbaridade, nem sono para dormir, numa noite
em que se pode olhar a vilolência no seu aspecto mais primitivo e cruel. (que =
noite)
QUESTÃO
80
Uso do
pronome se como apassivador e como pronome indeterminador do
sujeito :
Português de Portugal
|
Português do Brasil
|
Fuma-se
aqui. (Alguém fuma aqui)
Referente
de sujeito indeterminado
Fuma-se
charuto. (charuto é fumado)
Apassivador
sujeito-alvo da ação
Vendem-se
ovos. (ovos são vendidos)
Apassivador
sujeito-alvo da ação
|
Fuma-se
aqui. (Alguém fuma aqui)
Referente
de sujeito indeterminado
Fuma-se
Charuto. (Alguém fuma charuto)
Referente
de sujeito indeterminado
Vende-se
ovos. (Alguém vende ovos)
Referente
de sujeito indeterminado
|
A partir dos exemplos comparativos, responda em um parágrafo
dissertativo. Qual o tratamento dado, no Brasil, à voz passiva sintética e ao pronome
apassivador? O que possivelmente determinou essa mudança?
QUESTÃO
81
· Não me
conformo com isso.
· Ele se
machucou com a faca.
· Eles se
deram as mãos.
· Vive-se
bem aqui.
|
Não Æ conformo com isso.
Ele Æ machucou com a faca.
Eles
deram as mãos um para o outro.
A
gente vive bem aqui. Vivem bem aqui.
Eles
vivem bem aqui. Diz que vivem bem aqui.
|
Compare a 1ª coluna, com exemplos tirados da norma-padrão, às frases
encontradas na linguagem coloquial. Qual é a diferença entre as duas colunas e
qual é a influência que se pode fazer a partir daí em relação ao uso dos
pronomes oblíquos átonos?
QUESTÃO 82
(Milton Campos) “Anafórico, genericamente, pode ser definido como
palavra ou expressão que retoma ou recupera um termo já expresso no texto”.
Considerando a conceituação acima, que expressões são recuperadas,
respectivamente, pelos anafóricos destacados na seguinte passagem textual :
“Mas espere um pouco: será
que os paparazzi não fazem o que fazem apenas porque o público que ver seu
trabalho?’’
QUESTÃO 83 (UFOP 2000)
Assinale o período em que o uso do pronome
relativo onde está de acordo com as normas previstas pela gramática tradicional
do Português e que contém as seguintes informações:
I -Florianópolis
é a capital de Santa Catarina;
II -
Haverá eleições para prefeito em
Florianópolis.
( A )
Florianópolis é a capital de Santa Catarina,
onde haverá eleições para prefeito.
( B )
Florianópolis, onde haverá eleições para
prefeito, é a capital de Santa Catarina.
( C )
Florianópolis, onde é a capital de Santa
Catarina, haverá eleições para prefeito.
( D )
Em Santa Catarina, onde Florianópolis é a
capital, haverá eleições para prefeito.
( E )
Em Florianópolis, onde a capital é Santa
Catarina, haverá eleições para prefeito.
PERÍODO COMPOSTO
QUESTÃO 84
Conto em
letras garrafais
Todos os dias esvaziava uma garrafa, colocava dentro sua mensagem, e
a entregava
ao mar.
Nunca recebeu resposta.
Mas tornou-se alcoólatra.
Marina Colasanti
Lendo o
conto acima, podemos indicar que ele foi construído com base em
a) três
frases e três orações.
b) quatro
orações.
c) três
frases e cinco orações.
d) cinco
frases.
QUESTÃO 85 (PUCSP)
"Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta
do Ateneu. Coragem para a luta."
Bastante experimentei depois a
verdade deste aviso, que me despia, num gesto, das ilusões de criança educada
exoticamente na estufa de carinho que é o regime do amor doméstico, diferente
do que se encontra fora, tão diferente, que parece o poema dos cuidados
maternos um artifício sentimental, com a vantagem única de fazer mais sensível
a criatura à impressão rude do primeiro ensinamento, têmpera brusca da
vitalidade na influência de um novo clima rigoroso. Lembramo-nos, entretanto,
com saudade hipócrita, dos felizes tempos; como se a mesma incerteza de hoje,
sob outro aspecto, não nos houvesse perseguido outrora e não viesse de longe a
enfiada das decepções que nos ultrajam.
Raul
Pompéia
Leia o período:
"Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à
porta do Ateneu."
Considerando a possibilidade de várias
organizações sintáticas para os períodos compostos, assinale a alternativa em
que não há alteração de sentido em relação ao período anteriormente indicado:
a)
Meu pai disse-me, à porta do Ateneu, que lá eu
encontraria o mundo.
b)
À porta do Ateneu, meu pai disse-me que lá eu
teria de encontrar o mundo.
c)
Disse-me meu pai, à porta do Ateneu, que somente
lá eu encontraria o mundo.
d)
Quando chegamos à porta do Ateneu, meu pai
disse-me que lá eu precisaria descobrir o mundo.
e)
Ao chegarmos à porta do Ateneu, meu pai
orientou-me para que lá eu encontrasse o mundo.
QUESTÃO 86 (UELONDRINA)
Considere as frases a seguir.
I.
Eles estavam preocupados com o problema que causaram.
I.
Eles apresentaram suas explicações.
II.
As explicações não eram convincentes.
Reunidas em um só período, elas estarão em correta
relação lógica e sintática na frase:
a)
Apresentaram suas explicações porque estavam
preocupados com o problema causado por eles, pois não eram convincentes.
b)
As explicações não eram convincentes, mas eles as
apresentaram, contudo estavam preocupados com o problema que haviam causado.
c)
Preocupados com o problema que haviam causado,
eles apresentaram suas explicações, ainda que não convincentes.
d)
Quando apresentaram suas explicações, elas não
eram convincentes, portanto estavam preocupados com os problemas que causaram.
e)
Quanto mais eles apresentavam suas explicações,
mais elas não eram convincentes, à medida que eles estavam preocupados com o
problema que causaram.
QUESTÃO 87 (FUVEST)
A Casa não passava, bem
dizer, de uma casa-rancho. A rebaixa - um alpendre cercado; o rancho de
carros-de-boi; outros ranchos; outras casinhas; outros rústicos pavilhões.
A apresentação de elementos
descritivos estáticos, por meio de frases nominais, ocorre também em:
a) Convidei-o
silenciosamente olhando uma janela por onde se viam, sobre livros de
escrituração, as suíças brancas e os óculos de seu Ribeiro.
b) E mestre
Caetano gemendo no catre, recebia todas as semanas um dinheirão de Madalena.
Visitas, remédios de farmácia, galinhas.
c) E tu
falavas de um amor celeste,
De um anjo, que depois se fez esposa...
d) Pera
aquele fogo ardente, que nom temeste vivendo.
e) Projetava-se
nela a imagem de mulher poderosa e humilde ao mesmo tempo.
QUESTÃ0 88 - FUVEST
"Uma forte massa de ar
polar veio junto com a frente fria e causou acentuada queda da temperatura. As
lavouras de trigo da Região Sul foram danificadas. Isso, associado ao longo
período com registro de pouca chuva, deve reduzir o potencial produtivo da
cultura."
(Adaptado de "O Estado de S. Paulo",
04/08/93, Suplemento Agrícola)
Reescreva o texto acima,
reunindo em um só, composto por subordinação, os três períodos que o compõem,
mantendo as relações lógicas, existentes entre eles e fazendo as adaptações
necessárias.
QUESTÃO 89
"Lá vem a Mãe Nácia com briga! NÃO É DOMINGO? ESTOU
DESCANSANDO."
Reescreva as orações em maiúsculo, unindo-as em um só período por
meio de uma palavra de ligação, mantendo o sentido original do texto.
QUESTÃO 90
(UFMG) A
existência de preconceitos não é natural O homem não nasce com preconceitos,
ele os aprende socialmente.
A alternativa que MELHOR representa as relações
entre as idéias nessa passagem é :
a) A existência de preconceitos não é natural, mas,
se o homem não nasce com preconceitos, ele os aprende socialmente.
b) A existência de preconceitos não é natural, pois,
quando o homem não nasce com preconceitos, ele os aprende socialmente.
c) A existência de preconceitos não é natural, uma
vez que o homem não nasce com preconceitos, mas os aprende socialmente.
d) Como a existência de preconceitos não é natural, o
homem não nasce com preconceitos porque ele os aprende socialmente.
QUESTÃO 91
(UFMG) Em todas as alternativas, está presente a
relação de idéias identificada entre parênteses, EXCETO em
a)
Quando nos
dizem que não nos é permitido (...) passar dos 17 anos sem nos alistarmos, é
evidente que um poder se exerce sobre nós...
(temporalidade)
b)
Entretanto,
ao pensarmos ou agirmos de determinadas maneiras que não raro julgamos naturais
ou espontâneas, esse poder é menos fácil de visualizar.
(conformidade)
c)
Quando
sonhamos "ficar sem fazer nada " no futuro e apenas gozar a vida, não
estamos pensando em Política.
(adição)
QUESTÃO
92
O Tejo é
mais belo que o rio que corre pela minha
[aldeia
Mas o
Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
Porque o
Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia.
O Tejo
tem grandes navios
E navega
nele ainda,
Para
aqueles que vêem em tudo o que lá não está,
A
memória das naus.
O Tejo
desce de Espanha
E o Tejo
entra no mar em Portugal.
Toda a
gente sabe isso.
Mas
poucos sabem qual é o rio da minha aldeia
E donde
ele vem.
E por
isso, porque pertence a menos gente,
É mais
livre e maior o rio da minha aldeia.
Pelo
Tejo vai-se para o Mundo.
Para
além do Tejo há a América
E a
fortuna daqueles que a encontram.
Ninguém
nunca pensou no que há para além
Do rio
da minha aldeia.
O rio da
minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem
está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Fazendo
da oração causal (3º verso) a oração principal, escreveríamos, sem deturpar o
sentido, assim:
a)
Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia,
Portanto, o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha
aldeia.
b)
Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia
Porque o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
c)
Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia
A fim de que o Tejo não seja mais belo que o rio que corre pela
minha aldeia
d)
Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia
Enquanto o Tejo não for mais belo que o rio que corre pela minha
aldeia
e)
Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia
Desde que o Tejo não seja o rio que corre pela minha aldeia
QUESTÃO 93
REFEITAS AS CONTAS, percebeu-se que tudo estava em
ordem.
A oração
em maiúsculo está corretamente substituída, sem alteração do sentido da frase
dada, em:
a) À medida
que se refaziam as contas.
b) Enquanto
se refaziam as contas.
c) Embora
se refizessem as contas.
d) Depois
de se refazerem as contas.
e)
Ainda que se refizessem as contas.
QUESTÃO 94
Reorganize as idéias do texto
a seguir, em apenas um parágrafo. Deixe claras as relações entre elas,
servindo-se de conectivos que reduzam o trecho a poucos períodos.
A mulher enfrenta sérios obstáculos no mercado de trabalho. A mulher
negra é duas vezes discriminada. Pesquisa do IBGE: 84,5% das mulheres negras
brasileiras são chefes de família. Ganham até três salários mínimos. Os homens
brancos chegam a ganhar até quatro vezes mais que as mulheres negras, nas
mesmas atividades.
(Adaptado de
"Marginalidade à flor da pele". ISTO É, 30-08-1995, p.34.)
QUESTÀO 95
Classifique as orações reduzidas (em maiúsculo) desenvolvendo-as numa subordinada:
1.
Vi a
criança DORMINDO NO SOFÁ.
Reduzida de
Desenvolvida:
2.
Via pela
janela pequenas poças d’água A REFLETIR O
CÉU JÁ SEM NUVENS.
Reduzida de
Desenvolvida :
3.
TERMINADO
O CURSO, recebeu o diploma.
Reduzida de
Desenvolvida:
QUESTÃO 96
Destaque as orações subordinadas adjetivas do
texto e classifique-as:
"A água que deste ao animal foi recolhida na
fonte que fica atrás daquela gruta onde as pessoas iam rezar."
INTRODUÇÃO: As questões seguintes tomam por base o
poema A E I O U, do simbolista Alphonsus de Guimaraens (1870-1921) e um
fragmento do conto UMA HISTÓRIA DE MIL ANOS, do escritor, editor e polemista
Monteiro Lobato (1882-1948).
A
E I O U
Manhã
de primavera. Quem não pensa
Em
doce amor, e quem não amará?
Começa
a vida. A luz do céu é imensa...
A
adolescência é toda sonhos. A.
O
luar erra nas almas. Continua
O
mesmo sonho e oiro, a mesma fé.
Olhos
que vemos sob a luz da lua...
A
mocidade é toda lírios. E.
Descamba
o sol nas púrpuras do ocaso.
As
rosas morrem. Como é triste aqui!
O
fado incerto, os vendavais do acaso...
Marulha
o pranto pelas faces. I.
A
noite tomba. O outono chega. As flores
Penderam
murchas. Tudo, tudo é pó.
Não
mais beijos de amor, não mais amores...
Ó sons
de sinos a finados! O.
Abre-se
a cova. Lutulenta e lenta,
A
morte vem. Consoladora és tu!
Sudários
rotos na mansão poeirenta...
Crânios
e tíbias de defunto. U.
in:
GUIMARAENS, Alphonsus de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1960. p.506.
UMA
HISTÓRIA DE MIL ANOS
-
HU... HU...
É
como nos ínvios da mata soluça a juriti.
Dois
HUS - um que sobe, outro que desce.
O
destino do u!... Veludo verde-negro transmutado em som - voz das tristezas sombrias. Os aborígines,
maravilhosos denominadores das coisas, possuíam o senso impressionista da
onomatopéia. URUTÁU, URÚ, URUTÚ, INAMBÚ - que sons definirão melhor essas
criaturinhas solitárias, amigas da penumbra e dos recessos?
A
juriti, pombinha eternamente magoada, é toda US. Não canta, geme em U - geme um
gemido aveludado, lilás, sonorização dolente da saudade.
O caçador passarinheiro
sabe como ela morre sem luta ao mínimo ferimento. Morre em U...
Já o
sanhaço é todo AS. Ferido, debate-se, desfere bicadas, pia lancinante.
A juriti apaga-se como
chama de algodão. Frágil torrão de vida, extingue-se como se extingue a vida do
torrão de açúcar aos simples contacto da água. Um U que se funde.
in: LOBATO, Monteiro. NEGRINHA. 9ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1959, p.
135.
QUESTÃO 97
Os efeitos estilísticos dos textos literários são
muitas vezes obtidos pela adoção de procedimentos bastante simples. É
característica, no poema de Alphonsus de Guimaraens, a insistência em períodos simples,
bem como a repetição de vocábulos no conto de Lobato. Releia os textos e, a
seguir :
a) transcreva e classifique a única oração
subordinada que aparece no poema de Alphonsus de Guimaraens :
b) indique a classe de palavra em que se enquadra
"u", no último período do texto de Monteiro Lobato, e justifique sua
resposta com base no contexto.
QUESTÀO 98
Retire do texto de Monteiro Lobato um exemplo de:
a) Oração Subordinada adjetiva (classifique-a):
b) Oração Subordinada Adverbial (classifique-a):
QUESTÃO 99 (Milton Campos)
“Ao caminharmos por ruas ou avenidas de amplos centros urbanos, temos a impressão...”
Sem alterar o sentido da estrutura acima, podemos substituir o
termos destacado por
a) Visto
que caminhamos
b) Porque
caminhamos
c) Porquanto
caminhamos
d) Já que
caminhamos
e) Quando
caminhamos
QUESTÃO 100 (Milton Campos)
“se observarmos com maior profundidade, reduzimos as expressões fisionômicas a dois grandes grupos.”
A mesma relação estabelecida entre as orações do período acima foi
estabelecida em:
a) “Acredita-se
que ele guarda uma revolta intensa no fundo de sua lama.”
b) “Não sei
se é possível impor silêncio àquela praça barulhenta.”
c) “A obra
em si mesma é tudo: se te agradar, fino leitor, pago-me da tarefa...”
d) “Perguntei-lhe
se estava incomodado com o barulho.”
e) “Tinha
os olhos negros e um pouco amortecidos: adivinhava-se, porém, que deviam ter
sido vivos e ardentes.”
QUESTÃO 101 (Milton Campos)
“Mesmo que a ciência e a técnica tenham presenteado o homem com abrigos confortáveis, pés velozes como raio, olhos de longo alcance e asas para voar, não resolveram o problema das injustiças.”
Dentre as relações estabelecidas entre as orações
do período acima, NÃO está presente a de
a)
comparação
b)
concessão
c)
adversidade
d)
finalidade
QUESTÃO 102 (Newton Paiva)
Reúna em um único período, usando elementos coesivos, as frases a seguir, sem prejuízo da coerência e da clareza.
a) Há o país das Minas Gerais. Há cidades adormecidas
no tempo. Ecoam passos dos inconfidentes.
b) Os índios tupis são brasileiros. Eles têm muitas
famílias. Suas famílias estão espalhadas por todos os brasis.
c) No Brasil há três raças básicas. Essas três raças
são formadoras de nossa cultura e de nossa personalidade. No Brasil
apresentamos uma grande diversidade.
d) Os alemães e os poloneses fabricam vinho de boa
qualidade. Os italianos fabricam vinho de boa qualidade. Os italianos moram em
Garibaldi, sul do país.
QUESTÃO 103
(Guedes e Moreno. Curso básico de redação. Ed. Ática) Construa frases compostas, utilizando uma conjunção do tipo indicado entre parênteses. Não repita conjunções.
a)
Sabia dos
perigos da missão ____ aceitou a missão assim mesmo. (adversativa)
b)
A água
está escassa ____ não desperdicemos nem uma gota. (conclusiva)
c)
Não foram
para a praia ____ não acompanharam os colegas ao piquenique. (aditiva)
d)
O
professor deve estar irritado ____ jogou o apagador pela janela. (explicativa)
e)
Você
trouxe o trabalho? ____ Você vai contar-me novamente a história de sua avó
doente? (alternativa)
f)
Ele é um
grande escritor ____ foi eleito para a Academia Mineira de Letras.
(explicativa)
g)
Ontem deve
ter sido dia de carne assada ____ hoje serviram croquetes no almoço.
(explicativa)
QUESTÃO 104
Em todas as alternativas abaixo, as relações presentes entre as
orações foram corretamente interpretadas nos parênteses, EXCETO
a) ‘’O
Brasil gosta de perguntar que país é este, mas não se preocupa muito em saber
que povo é este...’’(oposição).
b) ‘’Quando
Bill Clinton esteve no Brasil, um dos seus diplomatas se referiu à nossa
‘’corrupção endêmica’’. (tempo).
c) ‘’De
fato parece, se o observarmos numa fila de hospital, espremido num ônibus,
pingente de um trem, vendo a corrupção de sua elite, os escândalos.’’
(condição).
d) ‘’Um
explicador de Brasil escreveu que a tristeza é a nossa característica.’’
(causa)
QUESTÃO 105
‘’Empregos desaparecem em ritmo alucinante. Outros são criados.’’
a)
Que ARTICULADOR você usaria para relacionar as duas orações, de forma a
manter o mesmo sentido entre elas ?
b)
REDIJA um pequeno texto, justificando o motivo
pelo qual você optou pelo articulador acima.
QUESTÃO 106 (UFV 2001)
Assinale a alternativa em que a
circunstância de causa sucede linearmente na frase a circunstância de conseqüência:
a)
O jovem se drogou tanto, que teve uma parada
cardíaca.
b)
O jovem teve uma parada cardíaca porque se
drogou muito.
c)
Como se drogou muito, o jovem teve uma
parada cardíaca.
d)
Como os médicos atestaram, o jovem teve uma
parada cardíaca.
e)
Os médicos atestaram que o jovem teve uma
parada cardíaca.
GABARITO PRONOMES (REMISSÃO GRAMATICAL)
QUESTÃO 56
O verbo lembrar está
na terceira pessoa do singular porque nos remete a isso, ou seja, “um
embrulho” que é trazido à lembrança casualmente, sem esforço: isso (o embrulho)
me lembrou aquilo (bater-lhe com o pé).
Isoladamente, a oração
“bater-lhe com o pé” pode ser considerada subjetiva, levando o verbo para a
terceira pessoa do singular.
QUESTÃO 57
Em bater-lhe, o lhe
pode ser substituído adequadamente por termos como nele, no pacote,
naquilo.
QUESTÃO 58
O a, no exemplo citado,
pode ser substituído por “como deve estar aguçada a curiosidade do
leitor”, sendo classificado como pronome demonstrativo porque retoma a idéia de
“curiosidade aguçada”.
Os pronomes a(s), o(s) quando
aparecem antes de preposição de ou do e do relativo que
são classificados como pronomes demonstrativos.
QUESTÃO 59
a) a que
b) com que
c) que
d) com que
e) de que
QUESTÃO 60
a) de cuja
b) que
c) nos
quais (em que)
d) cujas
QUESTÃO 61
Na expressão, o pronome
relativo que foi usado sem a preposição. O pronome deve vir preposicionado
por exigência da regência verbal. Correção: Casa em que não entra sol, entra
médico.
QUESTÃO 62
D
QUESTÃO 63
E
QUESTÃO 64
B
QUESTÃO 65
a) O texto
emprega o pronome ele para referir-se a um termo posterior. Esse emprego
visa a produzir no leitor expectativa, curiosidade ou suspense em relação ao
assunto do texto.
b) El Niño
voltou – e veio bravo. Esse fenômeno que esquenta parte das águas do Oceano
Pacífico e muda o clima de quase todo o planeta atingiu na semana passada a
temperatura mais alta desde os anos 80.
QUESTÃO 66
C
QUESTÃO 67
E
QUESTÃO 68
D
QUESTÃO 69
B
QUESTÃO 70
C
QUESTÃO 71
a) Que ele
(L. A. N.) tinha rasgado sua ficha de filiação ao PDT.
b) Que
rasgou a ficha de filiação de Brizola.
c) Conhecimento
do contexto político.
QUESTÃO
72
I. Estes
são alguns dos equipamentos cuja entrada no país sem a autorização do DEPIN a
reserva de mercado não permitia.
II.
...de um jornal de que todos gostamos e cuja isenção nós brasileiros devemos
lutar para que seja conservada.
QUESTÃO 73
E
QUESTÃO
74
a) A
preposição entre exige o uso do pronome do oblíquo mim.
b) A
inversão não altera o uso do mim, que é exigido pela a preposição entre: Célia
marcou um encontro entre ele e mim...
QUESTÃO
75
Conheci
Marcos quando sonhava torná-lo escritor.
QUESTÃO
76
D
QUESTÃO
77
D
QUESTÃO
78
D
QUESTÃO
79
A
QUESTÃO 80
A tendência do português
coloquial do Brasil e dar o mesmo tratamento aos dois casos : o da voz
passiva sintética e o do sujeito indeterminado, não fazendo a concordância no
plural, exigida pela norma padrão, como se vê em : ‘’vende-se ovos’’.
Possivelmente o falante imagina haver nessa frase um sujeito que é o agente da
ação (alguém que vende) e um objeto que é vendido (ovos), equiparando assim as
duas diferentes modalidades e conseguindo com isso uma simplificação.
QUESTÃO 81
Os pronomes oblíquos átonos
vêm desaparecendo em algumas frases da língua coloquial (‘’não conformo com
isso’’) ou têm sido substituídos por outras expressões mais usadas na fala
(‘’um para o outro, ‘’a gente’’). As tendências podem apontar para uma
tentativa de simplificação do idioma, já que em alguns casos a ausência do
pronome não causa mudança significativa da frase e em outros elimina
dificuldades ou sofisticações impróprias para a fala do dia-a-dia.
QUESTÃO 82
Que – retoma anoforicamente o pronome demonstrativo o
(aquilo)
Seu – substitui a expressão dos paparazzi na
frase : ‘’ o público quer ver (seu) o trabalho dos paparazzi.’’
QUESTÃO
83
B
GABARITO PERÍODO COMPOSTO
QUESTÃO
84
C
QUESTÃO
85
A
QUESTÃO
86
C
QUESTÃO
87
B
QUESTÃO 88
Uma forte massa de ar polar,
que veio junto com a frente fria e causou acentuada queda da temperatura,
danificando as lavouras de trigo da Região Sul, associada ao longo período com
registro de pouca chuva, deve reduzir o potencial produtivo da cultura.
QUESTÃO 89
Já
que é domingo, estou descansando. É domingo e eu estou descansando. Estou
descansando porque é domingo. (outras possibilidades equivalentes)
QUESTÃO
90
C
QUESTÃO
91
B
QUESTÃO
92
A
QUESTÃO
93
D
QUESTÃO 94
A mulher enfrenta sérios obstáculos no mercado de trabalho, mas a
mulher negra é duas vezes discriminada, pois, segundo pesquisa do IBGE, 84% das
mulheres negras brasileiras são chefes de família e ganham até três salários
mínimos, enquanto os homens brancos chegam a ganhar nas mesmas atividades, até
quatro vezes mais.
QUESTÀO 95
1.
Gerúndio -
Adjetiva Restritiva
2.
Infinitivo
– Adjetiva Restritiva
3.
Particípio
- Adverbial Temporal
QUESTÀO 96
1.
que deste
ao animal - Adjetiva Restritiva
2.
que fica
atrás daquela gruta - Adjetiva Restritiva
3.
onde as
pessoas iam rezar - Adjetiva Restritiva
QUESTÃO 97
a) Na frase, "olhos QUE VEMOS SOB A LUZ DA
LUA", tem-se oração subordinada adjetiva restritiva.
b) Em "Um U se funde" tem-se o U acompanhado
do artigo indefinido, o que o torna um substantivo
QUESTÃO 98
a) Um U que se funde- oração subordinada
adjetiva restritiva
Dois Hus- um que sobe,
um que desce. oração subordinada adjetiva restritiva
b) A juriti apaga-se como chama de algodão-
Oração subordinada adverbial comparativa
Frágil torrão de vida, extingue-se como se
extingue a vida do torrão de açúcar aos simples contacto da água - Oração
subordinada adverbial comparativa
QUESTÃO 99
E
QUESTÃO 100
C
QUESTÃO 101
C
QUESTÃO 102
a) Há o país das Minas Gerais com cidades adormecidas
no tempo onde ecoam passos de inconfidentes.
b) Os índios tupis são brasileiros e têm muitas
famílias que estão espalhadas por todos os brasis.
c) No Brasil há três raças básicas formadoras de
nossa cultura e de nossa personalidade e, por isso, apresentamos uma grande
diversidade.
d) Os alemães e os poloneses fabricam vinho de boa
qualidade bem como os italianos que moram em Garibaldi, sul do país.
QUESTÃO 103
a) mas
b) por isso
c) nem
d) pois
e) ou
f)
porquanto
g) porque
QUESTÃO 104
D
QUESTÃO 105
a)
‘’Empregos
desaparecem em ritmo alucinante enquanto outros são criados.’’
b)
‘’Empregos
desaparecem em ritmo aluciante e outros são criados.’’
Há varias possibilidades de
relacionar as duas orações. No caso (1) a escolha recaiu sobre um articulador
temporal (enquanto) por haver a sugestão de que ao mesmo tempo que algumas
funções deixam de existir com a modernização de uma sociedade, outras são
criadas pela mesma razão. No caso (2) a justificativa se deve ao fato de se
estar somando duas realidades : empregos que desaparecem mais outros que
vão sendo criados.
QUESTÃO 106
B
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