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Questões referentes a pronomes e período composto. São 50 questões divididas em volumes e organizadas por assunto/tema abordados (...)



SUGESTÕES DE QUESTÕES DE PRONOMES

Leia atentamente o texto seguinte. As questões 56, 57 e 58 referem-se a ele.

Foi o caso que, alguns dias depois, indo eu a Botafogo, tropecei num embrulho, que estava na praia. Não digo bem; houve menos tropeção que pontapé. Vendo um embrulho, não grande, mas limpo e corretamente feito, atado com um barbante rijo, uma causa que parecia alguma cousa, lembrou-me bater-lhe com o pé, assim por experiência, e bati, e o embrulho resistiu. Relanceei os olhos em volta de mim; a praia estava deserta; ao longe, uns meninos brincavam, - um pescador curava as redes ainda mais longe – ninguém que pudesse ver a minha ação; inclinei-me, apanhei o embrulho e segui.
Segui, mas não sem receio. Podia ser uma pulha de rapazes. Tive idéia de devolver o achado à praia, mas apalpei-o e rejeitei a idéia. Um  pouco adiante, desandei o caminho e guiei para casa.
- Vejamos, disse eu ao entrar no gabinete.
- E hesitei, creio que por vergonha; assaltou-me outra vez o receio da pulha. É certo que não havia ali nenhuma testemunha externa; mas eu tinha dentro de  mim mesmo um garoto, que havia de assobiar, guinchar, grunhir, patear, apupar, cacarejar, fazer o diabo, se me visse abrir o embrulho e achar dentro uma dúzia de lenços velhos ou duas dúzias de goiabas podres. Era tarde, a curiosidade estava aguçada, como deve estar a do leitor; desfiz o embrulho, e vi... achei... contei... recontei nada menos de cinco contos de réis.

(Machado de Assis – Memórias Póstumas de Brás Cubas)


QUESTÃO 56 (FGV-00)

Explique por que, em “lembrou-me bater-lhe com o pé”, o verbo lembrar está na terceira pessoa do singular.


QUESTÃO 57 (FGV-00)

Em “bater-lhe o pé”, substitua o pronome lhe por outra palavra adequada à frase.







QUESTÃO 58 (FGV-00)

Em nossa língua, a palavra a pode ser classificada, por exemplo, como artigo, preposição, pronome demonstrativo ou pronome oblíquo. Na frase “...como deve estar a do leitor...”, como você classificaria esse a? Explique.


QUESTÃO 59 (FGV-00)

Nas frases abaixo, preencha o espaço com o pronome que (obrigatoriamente que não outro pronome relativo), antecedido ou não de preposição, conforme o caso.

a)  Eles têm consciência dos limites ______ podem chegar.
b)  Tratava-se de pessoas ______ podia encontrar-me, mesmo a altas horas da noite.
c)  Os arruaceiros ______ eu devia desfiar eram três.
d)  Reencontrei Janete, a menina ______ havia conversado dois dias antes.
e)  O fundo de ações ______ dependia minha remuneração havia rendido oito por cento naquele mês.


QUESTÃO 60 (FGV-00)

Em cada uma das frases abaixo, preencha cada espaço com o pronome relativo adequado, antecedido ou não de preposição, conforme o caso.

a)     A vizinha, ______ beleza muito se falava nas redondezas, passou altiva e séria.
b)    Havia casos de doenças endêmicas ______ nenhum secretário conseguia erradicar.
c)     Os dados ______ se baseia o ministro podem não corresponder à verdade dos fatos.
d)    Georgina, ______ faces enrubesceram, quase desfaleceu.


QUESTÃO 61

“Casa que não entra sol, entra médico.” Esse antigo ditado revela uma inadequação no uso do pronome relativo. Indique o erro e faça a correção necessária.


QUESTÃO 62 (Fuvest-95)

“Haveis de entender, começou ele, que a virtude e o saber têm duas existências paralelas, uma no sujeito que as possui, outra no espírito dos que o ouvem ou contemplam. Se puserdes as mais sublimes virtudes e os mais profundos conhecimentos em um sujeito solitário, remoto de todo contato com outros homens, é como se eles não existissem. Os frutos de uma laranjeira, se ninguém os gostar, valem tanto como as urzes e plantas bravias, e, se ninguém os vir, não valem nada; ou, por outras palavras mais enérgicas, não há espetáculo sem espectador.
Um dia, estando a cuidar nestas cousas, considerei que, para o fim de alumiar um pouco o entendimento, tinha consumido os meus longos anos, e, aliás, nada chegaria a valer sem a existência de outros homens que me vissem e honrassem; então cogitei se não haveria um modo de obter o mesmo efeito, poupando tais trabalhos, e esse dia posso agora dizer que foi o da regeneração dos homens, pois me deu a doutrina salvadora.”
(Machado de Assis – O segredo do bonzo)

Nos segmentos do texto “o ouvem ou contemplam”, “se eles não existissem” e “se ninguém os vir”, os pronomes o, eles e os referem-se, respectivamente, a

a)  espírito, outros homens, frutos de uma laranjeira.
b)  sujeito, profundos conhecimentos, outros homens.
c)  saber, frutos de uma laranjeira, virtudes e conhecimentos.
d)  sujeito, virtudes e conhecimentos, frutos de uma laranjeira.
e)  espírito, virtudes e conhecimentos, outros homens.
QUESTÃO 63 (Fuvest-SP)

Selecione a alternativa que contém a forma adequada ao preenchimento das lacunas.

Era para ... falar ... ontem, mas não ... encontrei em parte alguma.

a)  mim __ consigo __ o .
b)  eu __ com ele __ lhe.
c)  mim __ consigo __ lhe.
d)  mim __ contigo __ te.
e)  eu __ com ele __ o .


QUESTÃO 64 (VUNESP-MG)

Assinale a alternativa em que os pronomes pessoais estão empregados de acordo com a norma culta.

a)  Não deixe que notem que há um acordo entre você e eu.
b)  Para mim, ajudar cada um de vocês será um prazer.
c)  Torcemos para que os pais façam ela decidir da melhor maneira possível.
d)  Insisti para que deixassem eu participar do grupo.
e)  Todas as correções do texto ficaram para mim fazer até amanhã.


QUESTÃO 65 (Fuvest-SP)

Ele voltou – e veio bravo. El Niño, a inversão térmica que esquenta parte das águas do Oceano Pacífico e muda o clima de quase todo o planeta, atingiu na semana passada a temperatura mais alta desde os anos 80. (Veja, 27/08/97, p. 42)

a)  Observe que o texto começa com o pronome “ele” e só depois designa o fenômeno a que esse pronome se refere. Explique o efeito que o texto procura produzir no leitor, ao empregar tal recurso.
b)  Reescreva o trecho, mantendo os períodos na ordem apresentada e fazendo apenas as adaptações necessárias para que a expressão “El Niño” seja enunciada anteriormente ao pronome.


Leia o texto abaixo, retirado da primeira página de um caderno da marca Tilibra, antes de responder às questões 66 e 67.

Cuide Bem do Seu Caderno

A Tilibra tem como objetivo desenvolver produtos de alta qualidade, usando matérias-primas resistentes e duráveis. Mas isso não é tudo. É muito importante que você cuide bem do seu caderno, para que ele possa acompanhá-lo por mais tempo. Veja no quadro ao lado algumas dicas de como fazer isso:

1 – O caderno é feito para você estudar e não fazer dele um apoio para se sentar.
2 – Não deixe seu caderno exposto ao tempo, ele pode não resistir.
3 – Não deixe formar “orelhas” nas folhas de seu caderno, isso prejudica o seu visual.
4 – Seu caderno deve ser transportado com cuidado.
5 - Não jogue seu caderno em qualquer lugar. Guarde-o em local próprio e adequado.

QUESTÃO 66

(PUC-MINAS/jun99) Assinale a alternativa que apresenta análise ADEQUADA do texto.

a)  O primeiro uso do vocábulo “isso” recupera o item “matérias-primas resistentes e duráveis”
b)  O segundo uso de “isso” tem como referente as dicas de 1 a 5.
c)  Todos os itens grifados no texto têm como referente “caderno”.
d)  Pode-se atribuir o mesmo sentido para o vocábulo “tempo” nas duas vezes em que ele aparece no texto.
e)  A dica número 5 leva o leitor a interpretar que o caderno deverá ficar sempre guardado em lugar próprio e adequado; não devendo, portanto, ser usado.
QUESTÃO 67

(PUC-MINAS/jun99) Em todos os trechos abaixo, o item grifado poderia ser retirado sem prejuízo do sentido do texto, EXCETO em

a)  “É muito importante que você cuide bem do seu caderno...”
b)  “...para que ele possa acompanhá-lo.”
c)  “Veja no quadro ao lado algumas dicas...”a
d)  “O caderno é feito para você estudar e não fazer dele um apoio para se sentar.”
e)  “Guarde-o em um local próprio e adequado.”





QUESTÃO 68 (UFES)
Não, Hagar não tem como única habilidade aparar as flechadas dos adversários nas batalhas. Veja como ele estruturou bem sua frase, demonstrando dominar a norma culta, no tocante ao uso do PRONOME RELATIVO e da PREPOSIÇÃO, quando necessária.
É a única coisa EM QUE sou bom.
Demonstre que você também tem esse domínio, indicando a opção em que o período, resultante da ligação entre as frases, ESTÁ  BEM ESTRUTURADO.

a)  FRASES

"Mas existe uma responsabilidade estrutural que não é imposta de fora para dentro. Todos querem fugir dela."
ISTO É - 15/7/98

PERÍODO

Mas existe uma responsabilidade estrutural que não é imposta de fora para dentro, que todos querem fugir dela.

b)  FRASES

"Mas eles são artistas de cinema. A atividade deles é fazer show usando movimentos extremamente plásticos."

VEJA - 8/10/97


PERÍODO

Mas eles são artistas de cinema, cuja a atividade  é fazer "show" usando movimentos extremamente plásticos.





c)  FRASES

"Um bom exemplo de gestão pública criativa é o mutirão do reflorestamento. Por meio dele, em 12 anos, foi plantado 1,7 milhões de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em morros urbanos do Grande Rio (...)"

ÉPOCA - 27/7/98


PERÍODO

Um bom exemplo de gestão pública criativa é o mutirão do reflorestamento que por meio dele, em 12 anos, foi plantado 1,7 milhão de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em morros urbanos do Grande Rio.


d)  FRASES

"A secura do ar na Indonésia e na Malásia provocou incêndios florestais, poluiu cidades e enfumaçou o céu de tal forma que até a semana passada havia provocado dois desastres horrendos. Num deles, um jato de passageiros estatelou-se no chão da Indonésia matando todas as 234 pessoas a bordo."

VEJA - 8/10/97


PERÍODO

A secura do ar na Indonésia e na Malásia provocou incêndios florestais, poluiu cidades e enfumaçou o céu de tal forma que até a semana passada havia provocado dois desastres horrendos, num dos quais um jato de passageiros estatelou-se no chão matando todas as 234 pessoas a bordo.


QUESTÃO 69 ( UERJ)

"Melhor é QUE seja menina" ( Darcy Ribeiro)

A palavra em maiúsculo introduz uma oração substantiva, não podendo ser analisada como pronome relativo. Um dos trechos a seguir, porém, contém exemplo de um "que" relativo. Esse exemplo está indicado em:

a)  "dum cismar tão puro, QUE sorrias por noites de vigília"  (Casimiro de Abreu)
b)  "Sempre QUE se agita esta questão das reivindicações femininas"  (Olavo Bilac)
c)  "a única razão seria QUE podemos apresentar contra as pretensões" (Olavo Bilac)
d)  "Até parece QUE já não sou capaz"  (Darcy Ribeiro)


QUESTÃO 70

(ITA) O item 2 deve ligar as orações do item 1, empregando corretamente um pronome relativo. Assinale a alternativa em que isso 'não' ocorre:

a)  1 - O caminho era longo. O atalho do caminho era perigoso.
2 - O caminho, cujo atalho era perigoso, era longo.
b)  1 - O caminho era longo. O atalho do caminho era perigoso.
2 - Longo era o caminho cujo atalho era perigoso.
c)  1 - São pessoas necessárias, com o auxílio delas sobreviverei.
2 - São pessoas necessárias, cujo auxílio sobreviverei.
d)  1 - Era honorável figura, o presidente. De suas mãos recebi o prêmio.
2- O presidente, de cujas mãos recebi o prêmio, era honorável figura.
e)  1 - A árvore era antiga, pelos galhos dela passavam fios telefônicos.
2 - A árvore, por cujos galhos fios telefônicos passavam, era antiga.




QUESTÃO 71

(UNICAMP) (...) vejo na televisão e no rádio que o 'cujo' bateu asas e voou. Virou ave migratória.

O comentário acima, do escritor Otto Lara Rezende (Folha Ilustrada de 08/11/92), refere-se ao fato de que o uso do pronome relativo "cujo" é cada vez menos freqüente. Isso faz com que os falantes, ao tentarem utilizar esse pronome na escrita, construam seqüências sintáticas que levam a interpretações estranhas. Veja o exemplo seguinte:

        O povo não só quer o impeachment desse aventureiro chamado Collor, como o confisco dos bens nada honestos do sr. Paulo Cesar Farias e companhia. E que a esse PFL e ao Brizola (cuja ficha de filiação ao PDT já rasguei) reste a vingança do povo...
                                                 (L. A. N., Painel do Leitor, Folha de S. Paulo, 30/07/92)

a)  que L. A. N. pretendeu dizer com a oração entre parênteses?
b)  que ele disse literalmente?
c)  Que tipo de conhecimento deve ter o leitor para entender o que L. A. N. quis dizer?


QUESTÃO 72

 

(UNICAMP) Leia atentamente os textos a seguir:


I. Estes são alguns dos equipamentos que a reserva de mercado não permitia a entrada no país sem a autorização do DEPIN.
        (FSP, 18.10.92 )

II. Fazer pesquisa insinuando que 64% dos brasileiros acham que existe corrupção no governo Itamar não é um ato inteligente, de um jornal de que todos gostamos e que é dever de nós brasileiros lutar pela conservação de sua isenção".
                                                (Adaptado de Ewerton Almeida, vice-líder do PMDB da Bahia, Painel do Leitor, FSP 08.06.93)
       
Reescreva os trechos acima, introduzindo as seqüências "cuja entrada" e "cuja isenção", respectivamente. (faça apenas as alterações necessárias, decorrentes da nova estrutura das frases).

QUESTÃO 73 (Uviçosa)

A alternativa em que a palavra ou expressão em destaque NÃO se refere ao pronome em destaque é
a)     ... olhavam-na com um ar de superioridade. (par.1)
na = Flávia.
b)    ...vai determinar suas neuroses na vida adulta. (par.1)
suas = da criança.
c)     Você não gostaria de praticar algum esporte? (par.6)
Você = Paulinho.
d)    As mães, vocês sabem, disputam entre elas um torneio surdo... (par.12)
vocês = os leitores.
e)     ...um tio perguntou a Paulinho o que ele queria ser... (par.22)
ele = um tio

QUESTÃO 74 (FGV )

Célia marcou um encontro entre mim e ele, pois a montagem dependia da aprovação do diretor.

a)  Está correto o uso de mim na frase acima ou deveria ter sido utilizado o pronome eu? Explique.
b)  Invertendo a ordem, como deveria ficar a frase: entre ele e mim ou entre ele e eu? Justifique sua resposta.

QUESTÃO 75 (FGV - Adaptação)

Conheci Marcos quando sonhava tornar-me escritor.

Na frase acima, substitua me por o, fazendo as adaptações necessárias.


QUESTÃO 76

(UFMG) Em todas as alternativas, as palavras destacadas estão empregadas de acordo com normas da língua padrão, EXCETO em :  

a)  As irmãs tinham toda razão, pensou ela, tentando impedir as lágrimas.
b)  A filha mais velha era mais discreta, por isso a ela o pai confiou o segredo.
c)  A moça viu que era preciso ela esconder a repulsa que nutria pelo visitante.
d)  A mãe, ao encontrar a filha na farmácia, mandou ela ir para casa.


QUESTÃO 77

(UFMG) Todas as frases se desviam de normas da língua padrão, EXCETO 

a)  Meu tio era um indíviduo que ele nunca estava satisfeito com a vida.
b)  O caminho que nós passávamos por ele tinha sofrido bastante com a chuva.
c)  As mulheres organizavam festas que a renda revertia para um asilo.
d)  O esporte de que eu gosto mais é o futebol.


QUESTÃO 78

(IZABELA HENDRIX) Segundo a norma culta da língua, em qual das alternativas seguintes o termo em destaque foi empregado CORRETAMENTE ?

a)  ‘’Cortina de Fumaça’’, filme AONDE o único especial é a fumaça do cigarro, não tem nada de herórico ou vistoso para exibir.
b)  O filme, ‘’Forest Gump’’, CUJO O enredo é interessante, tem dado grande lucro.
c)  Lembrei-me do nome do filme QUE assisti ontem : ‘’Carlota Joaquina’’.
d)  A beleza da fotografia e o talento dos atores foram os motivos POR QUE  fomos assistir ao filme ‘’Entre dois amores’’.


QUESTÃO 79

Marque a alternativa em que a palavra destacada está INCORRETAMENTE  relacionada.

a)  É inconcebível o que a televisão mostrou, aqueles homens indefesos apanhando, pedindo clemência e vida. (que = homens)
b)  A resposta que nos chega não é a exaltação dos nossos mitos.... (que = resposta)
c)  ... o Brasil é um país que tem uma sociedade injusta... (que = país)
d)  Não tive olhos para continuar a ver essa barbaridade, nem sono para dormir, numa noite em que se pode olhar a vilolência no seu aspecto mais primitivo e cruel. (que = noite)









QUESTÃO 80

Uso do pronome se como apassivador e como pronome indeterminador do sujeito :

Português de Portugal
Português do Brasil

Fuma-se aqui. (Alguém fuma aqui)
Referente de sujeito indeterminado

Fuma-se charuto. (charuto é fumado)
Apassivador sujeito-alvo da ação

Vendem-se ovos. (ovos são vendidos)
Apassivador sujeito-alvo da ação


Fuma-se aqui. (Alguém fuma aqui)
Referente de sujeito indeterminado

Fuma-se Charuto. (Alguém fuma charuto)
Referente de sujeito indeterminado

Vende-se ovos. (Alguém vende ovos)
Referente de sujeito indeterminado

A partir dos exemplos comparativos, responda em um parágrafo dissertativo. Qual o tratamento dado, no Brasil, à  voz passiva sintética e ao pronome apassivador? O que possivelmente determinou essa mudança?


QUESTÃO 81

·       Não me conformo com isso.
·       Ele se machucou com a faca.
·       Eles se deram as mãos.
·       Vive-se bem aqui.
Não Æ conformo com isso.
Ele Æ machucou com a faca.
Eles deram as mãos um para o outro.
A gente vive bem aqui. Vivem bem aqui.
Eles vivem bem aqui. Diz que vivem bem aqui.

Compare a 1ª coluna, com exemplos tirados da norma-padrão, às frases encontradas na linguagem coloquial. Qual é a diferença entre as duas colunas e qual é a influência que se pode fazer a partir daí em relação ao uso dos pronomes oblíquos átonos?


QUESTÃO 82

(Milton Campos) “Anafórico, genericamente, pode ser definido como palavra ou expressão que retoma ou recupera um termo já expresso no texto”.

Considerando a conceituação acima, que expressões são recuperadas, respectivamente, pelos anafóricos destacados na seguinte passagem textual :

 “Mas espere um pouco: será que os paparazzi não fazem o que fazem apenas porque o público que ver seu trabalho?’’


QUESTÃO 83 (UFOP 2000)

Assinale o período em que o uso do pronome relativo onde está de acordo com as normas previstas pela gramática tradicional do Português e que contém as seguintes informações:

I   -Florianópolis é a capital de Santa Catarina;
II   -     Haverá eleições para prefeito em Florianópolis.

 ( A ) Florianópolis é a capital de Santa Catarina, onde haverá eleições para prefeito.
 ( B ) Florianópolis, onde haverá eleições para prefeito, é a capital de Santa Catarina.
 ( C ) Florianópolis, onde é a capital de Santa Catarina, haverá eleições para prefeito.
 ( D ) Em Santa Catarina, onde Florianópolis é a capital, haverá eleições para prefeito.
 ( E ) Em Florianópolis, onde a capital é Santa Catarina, haverá eleições para prefeito.

PERÍODO COMPOSTO



QUESTÃO 84

Conto em letras garrafais

Todos os dias esvaziava uma garrafa, colocava dentro sua mensagem, e a entregava
     ao mar.
Nunca recebeu resposta.
Mas tornou-se alcoólatra.
Marina Colasanti

Lendo o conto acima, podemos indicar que ele foi construído com base em

a)  três frases e três orações.
b)  quatro orações.
c)  três frases e cinco orações.
d)  cinco frases.


QUESTÃO 85 (PUCSP)

"Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta."
Bastante experimentei depois a verdade deste aviso, que me despia, num gesto, das ilusões de criança educada exoticamente na estufa de carinho que é o regime do amor doméstico, diferente do que se encontra fora, tão diferente, que parece o poema dos cuidados maternos um artifício sentimental, com a vantagem única de fazer mais sensível a criatura à impressão rude do primeiro ensinamento, têmpera brusca da vitalidade na influência de um novo clima rigoroso. Lembramo-nos, entretanto, com saudade hipócrita, dos felizes tempos; como se a mesma incerteza de hoje, sob outro aspecto, não nos houvesse perseguido outrora e não viesse de longe a enfiada das decepções que nos ultrajam. 
                                                                       Raul Pompéia


Leia o período:

"Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu."

Considerando a possibilidade de várias organizações sintáticas para os períodos compostos, assinale a alternativa em que não há alteração de sentido em relação ao período anteriormente indicado:

a)  Meu pai disse-me, à porta do Ateneu, que lá eu encontraria o mundo.
b)  À porta do Ateneu, meu pai disse-me que lá eu teria de encontrar o mundo.
c)  Disse-me meu pai, à porta do Ateneu, que somente lá eu encontraria o mundo.
d)  Quando chegamos à porta do Ateneu, meu pai disse-me que lá eu precisaria descobrir o mundo.
e)  Ao chegarmos à porta do Ateneu, meu pai orientou-me para que lá eu encontrasse o mundo.












QUESTÃO 86 (UELONDRINA)

Considere as frases a seguir.

I.      Eles estavam preocupados com o problema que causaram.
I.      Eles apresentaram suas explicações.
II.    As explicações não eram convincentes.

Reunidas em um só período, elas estarão em correta relação lógica e sintática na frase:

a)  Apresentaram suas explicações porque estavam preocupados com o problema causado por eles, pois não eram convincentes.
b)  As explicações não eram convincentes, mas eles as apresentaram, contudo estavam preocupados com o problema que haviam causado.
c)  Preocupados com o problema que haviam causado, eles apresentaram suas explicações, ainda que não convincentes.
d)  Quando apresentaram suas explicações, elas não eram convincentes, portanto estavam preocupados com os problemas que causaram.
e)  Quanto mais eles apresentavam suas explicações, mais elas não eram convincentes, à medida que eles estavam preocupados com o problema que causaram.


QUESTÃO 87 (FUVEST)

A Casa não passava, bem dizer, de uma casa-rancho. A rebaixa - um alpendre cercado; o rancho de carros-de-boi; outros ranchos; outras casinhas; outros rústicos pavilhões.

A apresentação de elementos descritivos estáticos, por meio de frases nominais, ocorre também em:

a)  Convidei-o silenciosamente olhando uma janela por onde se viam, sobre livros de escrituração, as suíças brancas e os óculos de seu Ribeiro.
b)  E mestre Caetano gemendo no catre, recebia todas as semanas um dinheirão de Madalena. Visitas, remédios de farmácia, galinhas.
c)  E tu falavas de um amor celeste,
       De um anjo, que depois se fez esposa...
d)  Pera aquele fogo ardente, que nom temeste vivendo.
e)  Projetava-se nela a imagem de mulher poderosa e humilde ao mesmo tempo.


QUESTÃ0 88 - FUVEST

"Uma forte massa de ar polar veio junto com a frente fria e causou acentuada queda da temperatura. As lavouras de trigo da Região Sul foram danificadas. Isso, associado ao longo período com registro de pouca chuva, deve reduzir o potencial produtivo da cultura."

         (Adaptado de "O Estado de S. Paulo", 04/08/93, Suplemento Agrícola)

Reescreva o texto acima, reunindo em um só, composto por subordinação, os três períodos que o compõem, mantendo as relações lógicas, existentes entre eles e fazendo as adaptações necessárias.


QUESTÃO 89

"Lá vem a Mãe Nácia com briga! NÃO É DOMINGO? ESTOU DESCANSANDO."

Reescreva as orações em maiúsculo, unindo-as em um só período por meio de uma palavra de ligação, mantendo o sentido original do texto.



QUESTÃO 90

(UFMG)  A existência de preconceitos não é natural O homem não nasce com preconceitos, ele os aprende socialmente.
A alternativa que MELHOR representa as relações entre as idéias nessa passagem é :

a)  A existência de preconceitos não é natural, mas, se o homem não nasce com preconceitos, ele os aprende socialmente.
b)  A existência de preconceitos não é natural, pois, quando o homem não nasce com preconceitos, ele os aprende socialmente.
c)  A existência de preconceitos não é natural, uma vez que o homem não nasce com preconceitos, mas os aprende socialmente.
d)  Como a existência de preconceitos não é natural, o homem não nasce com preconceitos porque ele os aprende socialmente.


QUESTÃO 91

(UFMG) Em todas as alternativas, está presente a relação de idéias identificada entre parênteses, EXCETO em

a)    Quando nos dizem que não nos é permitido (...) passar dos 17 anos sem nos alistarmos, é evidente que um poder se exerce sobre nós...
(temporalidade)
b)    Entretanto, ao pensarmos ou agirmos de determinadas maneiras que não raro julgamos naturais ou espontâneas, esse poder é menos fácil de visualizar.
(conformidade)
c)    Quando sonhamos "ficar sem fazer nada " no futuro e apenas gozar a vida, não estamos pensando em Política.
(adição)


QUESTÃO 92

O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha
                                                                               [aldeia
Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia.

O Tejo tem grandes navios
E navega nele ainda,
Para aqueles que vêem em tudo o que lá não está,
A memória das naus.

O Tejo desce de Espanha
E o Tejo entra no mar em Portugal.
Toda a gente sabe isso.
Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia
E donde ele vem.
E por isso, porque pertence a menos gente,
É mais livre e maior o rio da minha aldeia.

Pelo Tejo vai-se para o Mundo.
Para além do Tejo há a América
E a fortuna daqueles que a encontram.
Ninguém nunca pensou no que há para além
Do rio da minha aldeia.

O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)


Fazendo da oração causal (3º verso) a oração principal, escreveríamos, sem deturpar o sentido, assim:

a)   Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia,
Portanto, o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia.
b)   Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia
Porque o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
c)   Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia
A fim de que o Tejo não seja mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
d)   Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia
Enquanto o Tejo não for mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
e)   Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia
Desde que o Tejo não seja o rio que corre pela minha aldeia


QUESTÃO 93

REFEITAS AS CONTAS, percebeu-se que tudo estava em ordem.

A oração em maiúsculo está corretamente substituída, sem alteração do sentido da frase dada, em:

a)  À medida que se refaziam as contas.
b)  Enquanto se refaziam as contas.
c)  Embora se refizessem as contas.
d)  Depois de se refazerem as contas.
e)  Ainda que se refizessem as contas.


QUESTÃO 94


 Reorganize as idéias do texto a seguir, em apenas um parágrafo. Deixe claras as relações entre elas, servindo-se de conectivos que reduzam o trecho a poucos períodos.

A mulher enfrenta sérios obstáculos no mercado de trabalho. A mulher negra é duas vezes discriminada. Pesquisa do IBGE: 84,5% das mulheres negras brasileiras são chefes de família. Ganham até três salários mínimos. Os homens brancos chegam a ganhar até quatro vezes mais que as mulheres negras, nas mesmas atividades.
                                                       (Adaptado de "Marginalidade à flor da pele". ISTO É, 30-08-1995, p.34.)


QUESTÀO 95
 
Classifique as orações reduzidas (em maiúsculo) desenvolvendo-as numa subordinada:

1.    Vi a criança DORMINDO NO SOFÁ.
Reduzida de
Desenvolvida:

2.    Via pela janela pequenas poças d’água A REFLETIR O CÉU  JÁ SEM NUVENS. 
Reduzida de
Desenvolvida :

3.    TERMINADO O CURSO, recebeu o diploma.
Reduzida de
Desenvolvida:





QUESTÃO 96


Destaque as orações subordinadas adjetivas do texto e classifique-as:

"A água que deste ao animal foi recolhida na fonte que fica atrás daquela gruta onde as pessoas iam rezar."


INTRODUÇÃO: As questões seguintes tomam por base o poema A E I O U, do simbolista Alphonsus de Guimaraens (1870-1921) e um fragmento do conto UMA HISTÓRIA DE MIL ANOS, do escritor, editor e polemista Monteiro Lobato (1882-1948).

                A E I O U

        Manhã de primavera. Quem não pensa
        Em doce amor, e quem não amará?
        Começa a vida. A luz do céu é imensa...
        A adolescência é toda sonhos. A.

        O luar erra nas almas. Continua
        O mesmo sonho e oiro, a mesma fé.
        Olhos que vemos sob a luz da lua...
        A mocidade é toda lírios. E.

        Descamba o sol nas púrpuras do ocaso.
        As rosas morrem. Como é triste aqui!
        O fado incerto, os vendavais do acaso...
        Marulha o pranto pelas faces. I.

        A noite tomba. O outono chega. As flores
        Penderam murchas. Tudo, tudo é pó.
        Não mais beijos de amor, não mais amores...
        Ó sons de sinos a finados! O.
       
        Abre-se a cova. Lutulenta e lenta,
        A morte vem. Consoladora és tu!
        Sudários rotos na mansão poeirenta...
        Crânios e tíbias de defunto. U.
                in: GUIMARAENS, Alphonsus de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1960. p.506.

        UMA HISTÓRIA DE MIL ANOS

        - HU... HU...
        É como nos ínvios da mata soluça a juriti.
        Dois HUS - um que sobe, outro que desce.
        O destino do u!... Veludo verde-negro transmutado em som - voz  das tristezas sombrias. Os aborígines, maravilhosos denominadores das coisas, possuíam o senso impressionista da onomatopéia. URUTÁU, URÚ, URUTÚ, INAMBÚ - que sons definirão melhor essas criaturinhas solitárias, amigas da penumbra e dos recessos?
        A juriti, pombinha eternamente magoada, é toda US. Não canta, geme em U - geme um gemido aveludado, lilás, sonorização dolente da saudade.
        O caçador passarinheiro sabe como ela morre sem luta ao mínimo ferimento. Morre em U...
        Já o sanhaço é todo AS. Ferido, debate-se, desfere bicadas, pia lancinante.
        A juriti apaga-se como chama de algodão. Frágil torrão de vida, extingue-se como se extingue a vida do torrão de açúcar aos simples contacto da água. Um U que se funde.

                                                                       in: LOBATO, Monteiro. NEGRINHA. 9ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1959, p. 135.





QUESTÃO 97

Os efeitos estilísticos dos textos literários são muitas vezes obtidos pela adoção de procedimentos bastante simples. É característica, no poema de Alphonsus de Guimaraens, a insistência em períodos simples, bem como a repetição de vocábulos no conto de Lobato. Releia os textos e, a seguir :

a)  transcreva e classifique a única oração subordinada que aparece no poema de Alphonsus de Guimaraens :
b)  indique a classe de palavra em que se enquadra "u", no último período do texto de Monteiro Lobato, e justifique sua resposta com base no contexto.


QUESTÀO 98

Retire do texto de Monteiro Lobato um exemplo de:

a)  Oração Subordinada adjetiva  (classifique-a):
b)  Oração Subordinada Adverbial (classifique-a):


QUESTÃO 99 (Milton Campos) 
 
“Ao caminharmos por ruas ou avenidas de amplos centros urbanos, temos a impressão...”
Sem alterar o sentido da estrutura acima, podemos substituir o termos destacado por

a)  Visto que caminhamos
b)  Porque caminhamos
c)  Porquanto caminhamos
d)  Já que caminhamos
e)  Quando caminhamos


QUESTÃO 100 (Milton Campos)
 
“se observarmos com maior profundidade, reduzimos as expressões fisionômicas a dois grandes grupos.”

A mesma relação estabelecida entre as orações do período acima foi estabelecida em:

a)  “Acredita-se que ele guarda uma revolta intensa no fundo de sua lama.”
b)  “Não sei se é possível impor silêncio àquela praça barulhenta.”
c)  “A obra em si mesma é tudo: se te agradar, fino leitor, pago-me da tarefa...”
d)  “Perguntei-lhe se estava incomodado com o barulho.”
e)  “Tinha os olhos negros e um pouco amortecidos: adivinhava-se, porém, que deviam ter sido vivos e ardentes.”


QUESTÃO 101 (Milton Campos)
 
“Mesmo que a ciência e a técnica tenham presenteado o homem com abrigos confortáveis, pés velozes como raio, olhos de longo alcance e asas para voar, não resolveram o problema das injustiças.”

Dentre as relações estabelecidas entre as orações do período acima, NÃO está presente a de

a)  comparação
b)  concessão
c)  adversidade
d)  finalidade


QUESTÃO 102 (Newton Paiva)
 
Reúna em um único período, usando elementos coesivos, as frases a seguir, sem prejuízo da coerência e da clareza.

a)  Há o país das Minas Gerais. Há cidades adormecidas no tempo. Ecoam passos dos inconfidentes.
b)  Os índios tupis são brasileiros. Eles têm muitas famílias. Suas famílias estão espalhadas por todos os brasis.
c)  No Brasil há três raças básicas. Essas três raças são formadoras de nossa cultura e de nossa personalidade. No Brasil apresentamos uma grande diversidade.
d)  Os alemães e os poloneses fabricam vinho de boa qualidade. Os italianos fabricam vinho de boa qualidade. Os italianos moram em Garibaldi, sul do país.


QUESTÃO 103
 
(Guedes e Moreno. Curso básico de redação. Ed. Ática) Construa frases compostas, utilizando uma conjunção do tipo indicado entre parênteses. Não repita conjunções.

a)  Sabia dos perigos da missão ____ aceitou a missão assim mesmo. (adversativa)
b)  A água está escassa ____ não desperdicemos nem uma gota. (conclusiva)
c)  Não foram para a praia ____ não acompanharam os colegas ao piquenique. (aditiva)
d)  O professor deve estar irritado ____ jogou o apagador pela janela. (explicativa)
e)  Você trouxe o trabalho? ____ Você vai contar-me novamente a história de sua avó doente? (alternativa)
f)    Ele é um grande escritor ____ foi eleito para a Academia Mineira de Letras. (explicativa)
g)  Ontem deve ter sido dia de carne assada ____ hoje serviram croquetes no almoço. (explicativa)


QUESTÃO 104

Em todas as alternativas abaixo, as relações presentes entre as orações foram corretamente interpretadas nos parênteses, EXCETO

a)  ‘’O Brasil gosta de perguntar que país é este, mas não se preocupa muito em saber que povo é este...’’(oposição).
b)  ‘’Quando Bill Clinton esteve no Brasil, um dos seus diplomatas se referiu à nossa ‘’corrupção endêmica’’. (tempo).
c)  ‘’De fato parece, se o observarmos numa fila de hospital, espremido num ônibus, pingente de um trem, vendo a corrupção de sua elite, os escândalos.’’ (condição).
d)  ‘’Um explicador de Brasil escreveu que a tristeza é a nossa característica.’’ (causa)


QUESTÃO 105

‘’Empregos desaparecem em ritmo alucinante. Outros são criados.’’

a)     Que ARTICULADOR você usaria  para relacionar as duas orações, de forma a manter o mesmo sentido entre elas ?
b)     REDIJA um pequeno texto, justificando o motivo pelo qual você optou pelo articulador acima.











QUESTÃO 106 (UFV 2001)

Assinale a alternativa em que a circunstância de causa sucede linearmente na frase a circunstância  de conseqüência:

a)   O jovem se drogou tanto, que teve uma parada cardíaca.
b)   O jovem teve uma parada cardíaca porque se drogou muito.
c)   Como se drogou muito, o jovem teve uma parada cardíaca.
d)   Como os médicos atestaram, o jovem teve uma parada cardíaca.
e)   Os médicos atestaram que o jovem teve uma parada cardíaca.


















































GABARITO PRONOMES (REMISSÃO  GRAMATICAL)

QUESTÃO 56


O verbo lembrar está na terceira pessoa do singular porque nos remete a isso, ou seja, “um embrulho” que é trazido à lembrança casualmente, sem esforço: isso (o embrulho) me lembrou aquilo (bater-lhe com o pé).
Isoladamente, a oração “bater-lhe com o pé” pode ser considerada subjetiva, levando o verbo para a terceira pessoa do singular.


QUESTÃO 57


Em bater-lhe, o lhe pode ser substituído adequadamente por termos como nele, no pacote, naquilo.


QUESTÃO 58


O a, no exemplo citado, pode ser substituído por “como deve estar aguçada a curiosidade do leitor”, sendo classificado como pronome demonstrativo porque retoma a idéia de “curiosidade aguçada”.
Os pronomes a(s), o(s) quando aparecem antes de preposição de ou do e do relativo que são classificados como pronomes demonstrativos.


QUESTÃO 59


a)  a que
b)  com que
c)  que
d)  com que
e)  de que


QUESTÃO 60


a)  de cuja
b)  que
c)  nos quais (em que)
d)  cujas

 

 

QUESTÃO 61


Na expressão, o pronome relativo que foi usado sem a preposição. O pronome deve vir preposicionado por exigência da regência verbal. Correção: Casa em que não entra sol, entra médico.


QUESTÃO 62

D


QUESTÃO 63

E


QUESTÃO 64

B

QUESTÃO 65


a)  O texto emprega o pronome ele para referir-se a um termo posterior. Esse emprego visa a produzir no leitor expectativa, curiosidade ou suspense em relação ao assunto do texto.
b)  El Niño voltou – e veio bravo. Esse fenômeno que esquenta parte das águas do Oceano Pacífico e muda o clima de quase todo o planeta atingiu na semana passada a temperatura mais alta desde os anos 80.


QUESTÃO 66

C


QUESTÃO 67

E


QUESTÃO 68

D


QUESTÃO 69

B


QUESTÃO 70

C


QUESTÃO 71

a)  Que ele (L. A. N.) tinha rasgado sua ficha de filiação ao PDT.
b)  Que rasgou a ficha de filiação de Brizola.
c)  Conhecimento do contexto político.


QUESTÃO 72

I. Estes são alguns dos equipamentos cuja entrada no país sem a autorização do DEPIN a reserva de mercado não permitia.

II. ...de um jornal de que todos gostamos e cuja isenção nós brasileiros devemos lutar para que seja conservada.


QUESTÃO 73

E


QUESTÃO 74

a)  A preposição entre exige o uso do pronome do oblíquo mim.
b)  A inversão não altera o uso do mim, que é exigido pela a preposição entre: Célia marcou um encontro entre ele e mim...
QUESTÃO 75

Conheci Marcos quando sonhava torná-lo escritor.


QUESTÃO 76

D


QUESTÃO 77

D


QUESTÃO 78

D


QUESTÃO 79

A


QUESTÃO 80

A tendência do português coloquial do Brasil e dar o mesmo tratamento aos dois casos : o da voz passiva sintética e o do sujeito indeterminado, não fazendo a concordância no plural, exigida pela norma padrão, como se vê em : ‘’vende-se ovos’’. Possivelmente o falante imagina haver nessa frase um sujeito que é o agente da ação (alguém que vende) e um objeto que é vendido (ovos), equiparando assim as duas diferentes modalidades e conseguindo com isso uma simplificação.


QUESTÃO 81

Os pronomes oblíquos átonos vêm desaparecendo em algumas frases da língua coloquial (‘’não conformo com isso’’) ou têm sido substituídos por outras expressões mais usadas na fala (‘’um para o outro, ‘’a gente’’). As tendências podem apontar para uma tentativa de simplificação do idioma, já que em alguns casos a ausência do pronome não causa mudança significativa da frase e em outros elimina dificuldades ou sofisticações impróprias para a fala do dia-a-dia.


QUESTÃO 82

Que – retoma anoforicamente o pronome demonstrativo o (aquilo)
Seu – substitui a expressão dos paparazzi na frase : ‘’ o público quer ver (seu) o trabalho dos paparazzi.’’


QUESTÃO 83

B








GABARITO PERÍODO COMPOSTO

QUESTÃO 84

C


QUESTÃO 85

A


QUESTÃO 86

C


QUESTÃO 87

B


QUESTÃO 88

Uma forte massa de ar polar, que veio junto com a frente fria e causou acentuada queda da temperatura, danificando as lavouras de trigo da Região Sul, associada ao longo período com registro de pouca chuva, deve reduzir o potencial produtivo da cultura.
 
 
QUESTÃO 89

Já que é domingo, estou descansando. É domingo e eu estou descansando. Estou descansando porque é domingo. (outras possibilidades equivalentes)


QUESTÃO 90

C


QUESTÃO 91

B


QUESTÃO 92

A


QUESTÃO 93

D






QUESTÃO 94


A mulher enfrenta sérios obstáculos no mercado de trabalho, mas a mulher negra é duas vezes discriminada, pois, segundo pesquisa do IBGE, 84% das mulheres negras brasileiras são chefes de família e ganham até três salários mínimos, enquanto os homens brancos chegam a ganhar nas mesmas atividades, até quatro vezes mais.


QUESTÀO 95


1.    Gerúndio - Adjetiva Restritiva
2.    Infinitivo – Adjetiva Restritiva
3.    Particípio - Adverbial Temporal


QUESTÀO 96


1.    que deste ao animal - Adjetiva Restritiva
2.    que fica atrás daquela gruta - Adjetiva Restritiva
3.    onde as pessoas iam rezar - Adjetiva Restritiva
 

QUESTÃO 97

a)  Na frase, "olhos QUE VEMOS SOB A LUZ DA LUA", tem-se oração subordinada adjetiva restritiva.
b)  Em "Um U se funde" tem-se o U acompanhado do artigo indefinido, o que o torna um substantivo


QUESTÃO 98

a)  Um U que se funde- oração subordinada adjetiva restritiva
Dois Hus- um que sobe, um que desce. oração subordinada adjetiva restritiva
b)  A juriti apaga-se como chama de algodão- Oração subordinada adverbial comparativa
Frágil torrão de vida, extingue-se como se extingue a vida do torrão de açúcar aos simples contacto da água - Oração subordinada adverbial comparativa


QUESTÃO 99

E


QUESTÃO 100

C


QUESTÃO 101

C


QUESTÃO 102

a)  Há o país das Minas Gerais com cidades adormecidas no tempo onde ecoam passos de inconfidentes.
b)  Os índios tupis são brasileiros e têm muitas famílias que estão espalhadas por todos os brasis.
c)  No Brasil há três raças básicas formadoras de nossa cultura e de nossa personalidade e, por isso, apresentamos uma grande diversidade.
d)  Os alemães e os poloneses fabricam vinho de boa qualidade bem como os italianos que moram em Garibaldi, sul do país.
QUESTÃO 103

a)  mas
b)  por isso
c)  nem
d)  pois
e)  ou
f)    porquanto
g)  porque


QUESTÃO 104

D


QUESTÃO 105

a)     ‘’Empregos desaparecem em ritmo alucinante enquanto outros são criados.’’
b)     ‘’Empregos desaparecem em ritmo aluciante e outros são criados.’’

Há varias possibilidades de relacionar as duas orações. No caso (1) a escolha recaiu sobre um articulador temporal (enquanto) por haver a sugestão de que ao mesmo tempo que algumas funções deixam de existir com a modernização de uma sociedade, outras são criadas pela mesma razão. No caso (2) a justificativa se deve ao fato de se estar somando duas realidades : empregos que desaparecem mais outros que vão sendo criados.


QUESTÃO 106

B


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