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INTRODUÇÃO
As aulas de concordância nominal e verbal têm como objetivo principal fazer com que o aluno conheça os aspectos essencias da língua escrita padrão. Observa-se, contudo, que não se deve perder de vista que esse conhecimento está a serviço do aluno, proporcionando ao mesmo a facilidade de uma leitura compreensiva, uma escrita correta e clara de um texto, assim como para a eficiência de sua expressão oral.
O exercício proposto revê tópicos estudados durante toda a lição.
ORIENTAÇÕES
   Tema/Assunto: Concordância nominal

   Objetivos: 
Ampliar as habilidades lingüísticas a partir da reflexão sistemática sobre os recursos disponíveis da língua, seus significados e efeitos na comunicação;
Identificar e aplicar corretamente a concordância verbal e nominal em diversos textos;
   Orientações de como desenvolver as aulas:
Apresentou-se, no primeiro slide, uma tirinha de Fernando Gonsales. O aluno deverá lê-la com bastante atenção para interagir com o conteúdo do próximo slide, em que procuramos discutir as idéias veiculadas.
Discussão de idéias
O aluno deve responder as perguntas sobre a tirinha lida. Depois, ele deverá ler um texto retirado da seção de perguntas do Jornal Estado de Minas, e responder as perguntas sobre esse texto. Depois de responder às questões dos dois primeiros slides, o professor deverá sugerir ou instigar o questionamento nos alunos, levantando as comparações entre o texto I e o texto II.
Sugerimos que a atividade de discutir idéias seja feita apenas oralmente, de preferência em pequenos grupos e, quando possível, com abertura de debates.
Trata-se, a nosso ver, de um excelente momento para desenvolver a fluência da expressão oral e possibilitar a troca de idéias e a integração dos alunos nos grupos.
Cabe ao professor observar e orientar as reflexões. Essas reflexões deverão levar os alunos a condensarem e entenderem a regra geral da concordância nominal.
  • No terceiro slide, mostrar aos alunos se as reflexões que fizeram ao responderem as questões anteriores estão corretas.  Discutir as opiniões divergentes. Levar o aluno a refletir sobre as considerações certas e as erradas.
  • No quarto slide, discutir o quadro de funções morfológicas com o objetivo de levar o aluno a escrever, por indução lógica, a regra geral da concordância nominal.
  • No quinto slide, o aluno deverá ler atentamente a tirinha do Quino e cabe ao professor alertá-lo da existência das exceções da regra geral da concordância nominal. 
  • No sexto e no sétimo slide, o professor deve levar o aluno perceber a regra do adjetivo, quando esse se refere a mais de um substantivo.

 SUGESTÃO:
Explore outros exemplos. Peça aos alunos que escrevam em seu caderno esses exemplos para treinarem a regra de concordância em questão.
  • Na seqüência, há quatro slides onde serão observadas mais três regras, que são exceções da regra geral de concordância nominal.  Trabalhar com os alunos de forma que eles construam uma regra para cada situação a partir da comparação entre os textos. Caso os alunos não conheçam os termos, introduza-os. Trabalhe com outros exemplos sempre que necessário. 

  • No décimo segundo slide, há a introdução da regra geral da concordância verbal. Apresentou-se um poema de Mauro Mota. O aluno deverá lê-lo com bastante atenção para interagir com o conteúdo do próximo slide, em que procuramos discutir as idéias veiculadas.

  • No décimo terceiro slide, depois de responder as questões propostas no slide anterior, o professor deverá sugerir ou instigar o questionamento nos alunos até que todos consigam definir a regra geral da concordância verbal.

  • No décimo quarto slide, o professor deverá mostrar ao aluno a existência das exceções da regra geral da concordância verbal. 
     
  • Na seqüência, há cinco slides onde serão observadas mais quatro regras, que são exceções da regra geral de concordância verbal. Trabalhar com os alunos de forma que eles construam uma regra para cada situação a partir da comparação entre os textos. Caso os alunos não conheçam os termos, introduza-os.   

  • O vigésimo slide proporciona a prática consciente do uso da concordância verbal e da nominal. É importante nesse momento levar o aluno a tirar conclusões sobre o conteúdo estudado, perceber se foi construído o conceito, se ele consegue compreender a função e a importância da concordância verbal e nominal na construção e leitura dos textos.

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