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Caro professor,

 livro 1 de Literatura,  Elas contemplam, principalmente, a fixação e avaliação dos conteúdos explorados ao longo do primeiro semestre letivo. Como o principal foco do livro-texto é a abordagem das manifestações literárias do século XX e a consolidação dos conceitos de metalinguagem e de intertextualidade, as questões apresentadas exploram enfaticamente tais temas.



                                                                                      




Assunto
Questões
Características modernista
Q. 1
Correntes modernistas de 1ª fase
Q. 2
Características modernistas
Q. 3
Movimentos de Vanguarda Européia
Q. 4, Q. 17, Q.18, Q. 19, Q.20
Metalinguagem
Q. 5, Q. 13
Características do discurso literário
Q. 6
Intertextualidade
Q. 7, Q. 8, Q.9, Q.10, Q. 12 Q.39
Contexto sócio-cultural do modernismo europeu
Q. 11
Linguagem figurada
Q. 14
Contemporaneidade poesia e prosa
Q. 21, Q. 22, Q.23, Q.24, Q.31, Q.32, Q.33, Q.36, Q.37
Modernismo brasileiro: poesia e prosa
Q. 25, Q. 26, Q.27, Q. 28, Q.29, Q.30, Q.34. Q.35, Q.40






















QUESTÃO 01 (Descritor: reconhecer em textos literários as características do Modernismo)

Assunto: Modernismo

Todas as características modernistas citadas foram corretamente exemplificadas, EXCETO

a)     Valorização da cultura popular, do regional, do folclórico.

Quando ontem adormeci
Na noite de São João
Havia alegria e rumor
Estrondos de bombas luzes de Bengala
Vozes cantigas e risos
Ao pé da fogueira acesas.                                         
 (Manuel Bandeira)
      
b)    Ausência de limites entre o poético e o não-poético, irreverência, humor.

Não, meu coração não é maior que o mundo.
É muito menor.
Nele não cabem nem as minhas dores.
Por isso gosto tanto de me contar.
Por isso me dispo,
por isso me grito,
por isso freqüento os jornais, me exponho cruamente nas livrarias:
preciso de todos.                                                     
(Carlos Drummond de Andrade)

c)     Coloquialismo lingüístico, interesse pelo homem comum.

O capoeira

-          Qué apanhá sordado?
-          O quê?
-          Qué apanhá?
Pernas e cabeças na calçada.                                        
 (Oswald de Andrade)
d)    Exploração do espaço em branco

Abaixo a carestia
Chega de comer angu
stia e solidão.                                                              
(Marcelo Dolabela)

QUESTÃO 02 (Descritor: conceituar a tendência modernista intitulada Antropofagia)

Assunto: Correntes modernistas de 1ª. Fase.

O trecho abaixo pertence a William Roberto Cereja / Thereza Cochar Magalhães e foi adaptado para esta prova.

Assim como os índios primitivos devoravam seu inimigo, acreditando que assim assimilavam suas qualidades, os artistas propõem a “devoração simbólica” da cultura estrangeira, aproveitando dela suas inovações artísticas, porém sem perder nossa identidade cultural. Trata-se de um aprofundamento da idéia da “digestão cultural”, proposta pelo movimento denominado ____________________________.

Complete CORRETAMENTE a lacuna acima.

a) Verde-Amarelismo
b) Desvairismo   
c) Antropofagia     
d) Universalismo
e) Tropicalismo
QUESTÃO 03 (Descritor: identificar em texto literário características modernistas)

Assunto: Modernismo

A questão abaixo se refere ao texto Poema tirado de uma notícia de jornal, de Manuel Bandeira.

            João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barraco sem número      

                        Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
                        Bebeu
                        Cantou
                        Dançou
                        Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

É INCORRETO afirmar que no texto existe:

a)     rompimento com a sintaxe tradicional.
b)    narração de seqüência de acontecimentos.
c)     emprego de versos livres e brancos.
d)    ataque à postura estática parnasiana.


QUESTÃO 04 ( Descritor: Reconhecer característica de movimentos de vanguarda européia)

Assunto: Modernismo / Movimentos de Vanguarda Européia

A estrofe abaixo pertence ao poema “Canto de regresso à pátria”, do modernista Oswald de Andrade.

                                               Não permita Deus que eu morra
                                               Sem que eu volte pra São Paulo
                                               Sem que veja a Rua 15
                                               E o progresso de São Paulo.

A respeito do que foi exposto, é INCORRETO afirmar que o texto

a)     sugere uma ideologia futurista, no último verso.
b)    há identificação explícita de qual é a terra de origem do eu-lírico.
c)     a voz poética suplica a Deus a possibilidade de retornar à terra natal.
d)    os versos de Oswald parodiam “Não permita Deus que eu morra
Sem que eu volte para lá
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá.”




















QUESTÃO 05 (Descritor: reconhecer função da metalinguagem em textos)

Assunto: Metalinguagem

(FUVEST – SP)

Ora, aí está justamente a epígrafe do livro, se eu lhe quisesse pôr alguma, e não me ocorresse outra. Não é somente um meio de completar as pessoas da narração com as idéias que deixarem, mais ainda um par de lunetas para que o leitor do livro penetre o que for menos claro ou totalmente escuro.
Por outro lado, há proveito em irem as pessoas da minha história colaborando nela, ajudando o autor, por uma lei de solidariedade, espécie de troca de serviços, entre o enxadrista e os seus trebelhos(1).

(1) trebelhos: peças do jogo de xadrez.

A intervenção direta do narrador no texto cumpre a função de:

a)     despertar a atenção do leitor para a estrutura da obra, convidando-o a participar da organização da narrativa.
b)    sintetizar a seqüência dos episódios, para explicar a trama da narração.
c)     distanciar o leitor da articulação da história, evitando identificação emocional com as personagens.
d)    levar o leitor a refletir sobre as narrativas tradicionais, cuja seqüência lógico-temporal é complexa.


QUESTÃO 06 (Descritor: conceituar Literatura)

Assunto: Características do discurso literário.

Considere as seguintes afirmações:

I – Como fazem parte da cultura, as obras literárias, de certa forma, carregam em si o imaginário social, com suas crenças, valores, visões de mundo.
II – A literatura, por classificar-se como arte, é mais valorizada quanto maior for a semelhança com o mundo retratado e quanto mais neutra for a linguagem utilizada para retratá-la.
III – Por não terem compromisso com a verdade documental, os textos são especialmente abertos a diferentes possibilidades de leitura.
IV – No discurso literário, a linguagem funciona de forma semelhante às linhas e cores na pintura ou aos sons na música.
V – O tema é importante critério de distinção entre o texto literário e o não-literário, uma vez que há conteúdos excluídos da literatura e outros que são avessos a seu domínio.

Estão CORRETAS as afirmativas:

a)     I, II, IV
b)    I, III, IV.                          
c)     III, IV.
d)    I, II, III, IV, V
e)     II, V
















QUESTÃO 07 (Descritor: reconhecer conceitos de intertextualidade)

Assunto: Intertextualidade

Leia o poema de José Paulo Paes e, em seguida, responda ao que se pede.

                                               Canção do exílio facilitada

                                                           Lá?
                                                           Ah!

                                                           Sabiá...
                                                           Papá...
                                                           Maná...
                                                           Sofá...
                                                           Sinhá...

                                                           Cá?

                                                           Bah


(Maná: suco resinoso e açucarado de algumas plantas. Fig.: alimento delicioso, ambrosia, coisa excelente, vantajosa, deliciosa)

Considere, com atenção, os itens abaixo.

I – Os versos estabelecem um diálogo intertextual com o poema clássico “ Canção do Exílio” , de Gonçalves Dias.
II – O texto oferece, pela justaposição de elementos heterogêneos, sem ligação direta entre si,  múltiplas possibilidades de associação e de produção de sentido.
III – O título do poema associa-se à concisão telegráfica, pois o poeta emprega um número reduzidíssimo de palavras na composição do texto.
IV – O poema apresenta os sentimentos de prazer e desprazer por meio do jogo com as interjeições “Ah!”  e “Bah!”, respectivamente.

Estão CORRETOS os itens apresentados em:

a)     I, II, III
b)    I, II, III, IV.    
c)     I, III, IV.   
d)    II, III, IV.  
e)     III e IV              


QUESTÃO 08 (Descritor: distinguir diversos tipos de intertextualidade)

Assunto: Intertextualidade

Existem diferentes formas de marcar, no enunciado, a inserção ou retomada de um texto em outro. Algumas são formalmente mais explícitas, outras, por não obedecerem a nenhuma convenção gráfica nem indicarem a origem ou a fonte do texto inserido ou retomado, apelam para os conhecimentos prévios do leitor.

Considerando os procedimentos intertextuais conhecidos, assinale a alternativa  INCORRETA.

a)         Recuperação de um texto por outro de forma dócil, isto é, retomando seu processo de construção em seus efeitos de sentido, é o que chamamos de paráfrase.      Também resumir ou recontar uma história é parafraseá-la.
b)        Epígrafe é um tipo de intertextualidade em que se nota uma menção a outro texto ou a um componente seu. Trata-se de um recurso para referir-se, normalmente, a título e/ou autor de outra obra.
c)         Paródia é também semelhanca, é repetição com diferença; é imitação com  distanciamentoto crítico. A  paródia funciona como um canto que desafina o  tom elogioso e bem comportado.
d)        No processo intertextual, o pastiche assume os traços de um estilo com tal ênfase que o
      sentido se torna deslocado. Ele não retoma textos específicos, mas reporta-se a todo
      um gênero.

As questões 09 e 10 se referem aos textos abaixo. O primeiro é de um autor romântico; o segundo, de um modernista. Após lê-los responda às questões 09 e 10.


I – Mulher, irmã, escuta-me: não ames.
      Quando a teus pés um homem terno e curvo
      Jurar amor, chorar pranto de sangue,
      Não creias, não mulher: ele te engana!
      As lágrimas são galas de mentira
      E o juramento manto da perfídia.     
          (Joaquim Manuel de Macedo)

II – Teresa, se algum sujeito bancar o sentimental em cima de você
      E te jurar uma paixão do tamanho de um bonde
      Se ele chorar
      Se ele se ajoelhar todo
      Não acredita não Teresa
      É lágrima de cinema
É tapeação
Mentira
Cai fora.                                             
 (Manuel Bandeira)


QUESTÃ0 09 (Descritor: Comparar textos poéticos de diferentes épocas)

ASSUNTO: Intertextualidade

Assinale a alternativa INCORRETA.

a)     O texto II dialoga com o poema I.
b)    Manuel Bandeira atualiza a linguagem do texto do século XIX.
c)     O eu-lírico assume papel de protetor em relação à mulher.
d)    O modernista rompe com a mensagem inicial de Macedo.


QUESTÃO 10 (Distinguir os diferentes tipos de diálogo intertextual)

Assunto: Intertextualidade

Entre os poemas existe:

a)     paródia.
b)    paráfrase.
c)     alusão.
d)    citação.
e)     ironia
















QUESTÃO 11 (Descritor: enumerar as características sócio-culturais do início do século XX)

Assunto: Contexto sócio-cultural do Modernismo europeu.

Considere as seguintes afirmativas:

I – As inovações tecnológicas encantam e, ao mesmo tempo, amedrontam o homem do século XX.
II – Uma nova concepção de arte e do fazer literário era inevitável em um mundo de reformas sociais e sob o impacto da 1a. Guerra Mundial.
III – As idéias psicanalíticas de Freud, a física de Einstein,  a filosofia socialista de Marx e Engels, confirmam a teoria de que a humanidade deveria caminhar rumo ao racional, objetivo, lógico.

As alternativas que contêm afirmativas historicamente CORRETAS são:

a) I, II         b)  II, III              c) I, III            d) I, IV          e) II, IV


 QUESTÃO 12 (Descritor: reconhecer características do diálogo intertextual)

Assunto: Intertextualidade

A respeito do conceito de INTERTEXTUALIDADE pode-se afirmar que:

a)     a dessacralização dos discursos produz novas redes de significado, sem objetivo de valorização hierárquica.
b)    o artista é visto como gênio, produtor de um mundo nebuloso e absolutamente novo.
c)     no plano ideológico, o texto original terá melhor conceito para o público do que o reelaborado posteriormente.
d)    o diálogo entre os textos restringe a possibilidade de os signos circularem em épocas diferentes.


QUESTÃO 13 (Descritor: aplicar conceito de metapoesia em texto literário )


Assunto: Metalinguagem

Leia alguns versos de Ferreira Gullar, em Toda Poesia:


Poesia – deter a vida com palavras?
                     Não – libertá-la,
Fazê-la voz e fogo em nossa voz.
                  (...)
               
                  poesia
                  paixão
                  revolução

Esses versos podem ser classificados como exemplos de metapoesia (metalinguagem), porque:

a)         vão além da própria poesia, ultrapassando seus limites.
b)        constituem um poema, falando da própria poesia.
c)         questionam a função da poesia de hoje.
d)        defendem um ponto de vista sobre o papel revolucionário da poesia moderna.








QUESTÃO 14 ( Descritor: Distinguir linguagem conotativa de linguagem denotativa)


Assunto: Linguagem figurada

NÃO existe linguagem figurada em:

a)     Batia seu coração, inundando a cabeça de zumbidos.
b)    Tremia a mão  empunhando chave.
c)     Apenas uma fresta de luz escorria junto ao chão.
d)    Festa de nossos trapos coloridos/a mostrar que nos morros mal vestidos é sempre feriado nacional.


QUESTÃO 15 (Descritor: reconhecer características do Modernismo europeu e do brasileiro)

Assunto: Modernismo / Movimentos de Vanguarda Européia

 UFU (adaptação)

Dentre as afirmações abaixo, assinale a INCORRETA a respeito do Modernismo.

a)     Os escritores modernistas inspiraram-se na literatura oral – nos seus temas e nos seus variados recursos literários – para comporem suas obras poéticas e narrativas.
b)    Tendências nacionalistas e/ou regionalistas estão ausentes da produção artística modernista brasileira, a reflexão a respeito da consciência brasileira cede espaço para as regras das grandes correntes européias.
c)     Quando sinto a impulsão lírica escrevo sem pensar tudo o que meu inconsciente me grita. A afirmativa preconiza, em afinidade com a corrente surrealista, a escrita automática.
d)    A técnica de justaposição ou montagem, em que se relacionam elementos heterogêneos, sem ligações evidentes entre si, é um dos procedimentos da arte moderna, largamente utilizado pelos autores modernistas.
e)     Defendem o ideal de perfeição formal.


QUESTÃO 16 (Descritor: aplicar conceito de metalinguagem em texto literário)


Assunto: Metalinguagem

Todas as seguintes passagens de Cadernos de João, de Aníbal Machado, contêm reflexão a respeito do fazer literário, EXCETO

a)     Se, para ser e florescer, a planta ainda sem nome tivesse que esperar o batismo da palavra, que seria de nossos campos? Ó vegetação à margem dos dicionários, êxtase e aflição dos amantes!
b)    Depressa, poeta. Chegou o momento fonético. Convoca os teus circunflexos, que os gramáticos estão na porta cobrando os sinais diacríticos...
c)     Valem também quando o dado biográfico se dissolve em poesia. Aqui, já não é mais memória, é superação do real pela evocação lírica ou horror.
d)    Ao transfundir-se em criação artística, o estado privilegiado de poesia logo se desliga de suas fontes subterrâneas e começa a perder em substância.















QUESTÃO 17 (Descritor: distinguir características de diferentes Movimentos de Vanguarda Européia)

Assunto: Movimentos de Vanguarda Européia

Considere as afirmativas, a respeito dos Movimentos de Vanguarda Européia.

I -  Para os dadaístas, não havia passado nem futuro: o que existia era a guerra, o nada.
II- No Expressionismo, a atmosfera de densidade psicológica, de dor, lamento e destruição caracterizam um modo de apreensão da realidade deformada pela subjetividade do artista.
III- No Cubismo, a realidade é apresentada a partir de formas geométricas, não se obedecendo aos princípios clássicos da descrição dos objetos tal como seriam vistos.

Marque:

a)     se todas as alternativas forem corretas.
b)    se I e II forem corretas.
c)     se II e III forem corretas.
d)    se I e III forem corretas.
e)     Se nenhuma das alternativas forem corretas.


QUESTÃO 18 (Descritor: conceituar Surrealismo)

Assunto: Movimentos de Vanguarda Européia

Assinale a alternativa que contém visão artística típica do SURREALISMO.

a)     Não há mais beleza senão na luta. Nada de obra-prima sem caráter agressivo.
b)    O artista fraciona o elemento da realidade que está interessado em representar e recria-o por meio de planos geométricos superpostos.
c)     Politicamente firma-se como um protesto contra uma civilização que não conseguia evitar a guerra. Defende-se a desordem, o caos.
d)    O escritor deveria deixar-se levar pelo seu impulso, sem se preocupar com a ordem e a lógica. Dessa forma, pretendia atingir a realidade situada no subconsciente e no inconsciente.

A questão 19 se refere ao fragmento do poema “ Ode Triunfal”, de Fernando Pessoa.

Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos modernos.
De vos ouvir demasiadamente de perto.
E arde-me a cabeça de vos querer cantar com um excesso
De expressões de todas as minhas sensações,
Com um excesso contemporâneo de vós, ó máquinas.
                                ( ... )
Ah, poder exprimir-me todo como um motor se exprime!
Ser completo como uma máquina!
Poder ir na vida triunfante como um automóvel último-modelo!


QUESTÃO 19 (Descritor: conceituar Futurismo)

Assunto: Movimentos de Vanguarda Européia

O trecho acima contém elementos típicos do:

a)     Dadaísmo
b)    Futurismo
c)     Cubismo
d)    Expressionismo
e)     Regionalismo




QUESTÃO 20 (Descritor: conceituar Dadaísmo)

Assunto: Movimentos de Vanguarda Européia

(Newton Paiva) adaptação

Todas as alternativas estão de acordo com as correntes de vanguarda européias que impulsionaram o surgimento do Modernismo brasileiro, EXCETO

a)     O Futurismo tem, como características, o tom agressivo e exclamativo; cultua a vida moderna, a velocidade, além de manifestar desprezo pelo passado.
b)    O Cubismo corresponde à fragmentação dos planos e focos narrativos, à superposição e simultaneidade de imagens, para criação de obras nada convencionais.
c)     O Dadaísmo defendia a arte engajada, pois acreditava no poder transformador dessa frente a uma realidade com a qual seus representantes não podiam concordar.
d)    O Surrealismo buscava a expressão inconsciente do artista que utilizava, no caso específico da literatura, a técnica da escrita automática.


As questões 21 a 24 se referem ao poema abaixo.

                                                           A um poeta
                                                           Olavo Bilac

              Longe do estéril turbilhão da rua,
              Beneditino escreve! No aconchego
              Do claustro, na paciência e no sossego,
              Trabalha, e teima, e lima, e sofre e sua!

              Mas que na forma se disfarce o emprego
Do esforço; e a trama viva se construa
De tal modo, que a imagem fique nua,
Rica mas sóbria, como um templo grego.

             Não se mostre na fábrica o suplício

Do mestre. E, natural, o efeito agrade,
Sem lembrar os andaimes do edifício.

Porque a Beleza, gêmea da Verdade,
Arte pura, inimiga do artifício,
É a força e a graça na simplicidade.


Vocabulário:

Beneditino= monge / Claustro= aposento individual de convento ou de mosteiro, cela / Limar= polir, retirar imperfeições / Suar= transpirar / Sóbria= simples, sem excessos / Artifício= truque, afetação.

Questão 21 (Descritor: interpretar texto de concepção poética tradicional)

Assunto: Estrutura do poema A um poeta.

É INCORRETO afirmar que o artista:

a)     emprega a forma de composição denominada soneto.
b)    utiliza métrica regular e rimas.
c)     estrutura o texto em dois quartetos e dois tercetos.
d)    discute temática de caráter social.





Questão 22 (Descritor: interpretar poema a partir das pistas textuais)

Assunto: Poema de Olavo Bilac

Marque a afirmativa INCORRETA.

a)    O leitor deve perceber na obra as marcas das fases de composição do trabalho artístico.
b)    O texto final deve ser agradável e parecer natural a quem o lê.
c)    O artista ideal consegue unir beleza e simplicidade.
d)    A arte verdadeira é graciosa e rica.

Questão 23 (Descritor: interpretar texto literário)

Assunto: Poema de Olavo Bilac

Na elaboração do texto são necessários, EXCETO

a)    Sofrimento
b)    Esforço
c)    Sofisticação
d)    Técnica

Questão 24 (Descritor: interpretar linguagem literária de um poema)

Assunto: Linguagem metafórica

Para o artista, o poema ideal é sinônimo de:

a) turbilhão / aconchego
b) forma / suplício
c) templo grego / trama
d) arte pura / artifício


QUESTÃO 25 (Descritor: confrontar concepção de poesia da 1ª. Fase modernista com os preceitos poéticos do Parnasianismo )


Assunto:Modernismo / Parnasianismo

Leia o poema abaixo.
                                               POÉTICA

                                   Vou lançar a teoria do poeta sórdido.
                                   Poeta sórdido,
                                   Aquele em cuja poesia há a marca suja da vida.
                                   O poema deve ser como a nódoa no brim.
                                   Fazer o leitor satisfeito de si dar o desespero.

                                   Sei que a poesia é também orvalho
                                   Mas este fica para as menininhas, as estrelas
                                    Alfa, as virgens cem por cento e as amadas
                                   Que envelheceram sem maldade.
                                                                                                      (Manuel Bandeira)

a)     O trecho acima rompe com os ideais poéticos valorizados no Parnasianismo. CONFRONTE as teorias de Manuel Bandeira com as de Olavo Bilac, presentes no poema intitulado A um poeta.
b)    Redija um pequeno texto, EXPLICANDO qual é a concepção de poesia do eu-lírico no texto Poética.
c)     Reconheça, na 2ª estrofe, o tipo de lirismo criticado pelo poeta.



A questão 26 se refere-se ao poema de Cecília Meireles, transcrito abaixo.

QUESTÃO 26 (Descritor: Reconhecer concepção literária do artista universalista da 1ª. Fase do Modernismo.)
Assunto: Modernismo

                                MOTIVO

 

Eu canto porque o instante existe

E a minha vida está completa
Não sou alegre nem sou triste:
Sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
Não sinto gozo nem tormento
Atravesso noites e dias
No vento

Se desmorono ou se edifico
Se permaneço ou me desfaço
- Não sei, não sei! Não sei se fico
Ou passo.

Sei que canto e a canção é tudo.
Tem sangue eterno e asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada..

 a) TRANSCREVA o verso do poema que MELHOR explicita a importância do fazer poético para o eu-lírico.
 b)REDIJA, pelo menos duas frases, JUSTIFICANDO o título dado ao texto.


QUESTÃO 27 (Descritor: Reconhecer ironia em texto literário)
Assunto: Poesia de 1ª. Fase do Modernismo

erro de português

Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse um manhã de sol
O índio tinha despido
O português                       

(Oswald de Andrade)


a) O título do texto é ambíguo. EXPLICITE duas possibilidades de interpretação para ele.
b) JUSTIFIQUE as respostas dadas com duas características do Modernismo na 1ª. Fase,que se apliquem ao poema lido.












As questões 28 e 29 se referem ao texto O AUTOMÓVEL ATROPELA O PÉGASO.


                                   O AUTOMÓVEL ATROPELA O PÉGASO ( 1 )

            Longe vão os tempos em que Olavo Bilac, o poeta sagrado, intocável, encarnação da Musa Perfeita, passeia ao lado de José do Patrocínio, pelas ruas do Rio de Janeiro, no primeiro automóvel que ali aparecera, e que fora adquirido pelo orador abolicionista, deixando toda a população embasbacada e os moleques das ruas em grande agitação, porque, de vez em quando, o “ monstro” encrencava – e era preciso empurrá-lo...
            Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, o príncipe dos poetas parnasianos, mal sabia que aquele automóvel “feio, amarelo, aos trancos e solavancos pelos calçamentos cheios de altos e baixos, largando atrás o cheiro insuportável de petróleo”, mais do que um brinquedo pitoresco, era simbolicamente o grande inimigo e viria atropelar o alado e soberbo Pégaso. Não sonhara o cantor de Frinéia ( 2 ) que o antiestético veículo era o Cavalo de Tróia  ( 3 ) no reduto parnasiano e representava o mundo mecânico – mundo que o Modernismo cantaria, glorificaria e temeria, conseqüência dele que era.
                                  
                                               (História do Modernismo Brasileiro, Mário da Silva Brito)

(1) Pégaso: cavalo alado da mitologia grega. Era fruto da união entre Netuno e Medusa. Foi transformado pelos deuses em constelação.
(2) Frinéia: título de obra poética feita por Olavo Bilac.
(3) Cavalo de Tróia: imenso cavalo de madeira,feito pelos gregos. Foi recheado de soldados armados antes de ser enviado como presente ao inimigo troiano. O objetivo era surpreender o adversário e, conseqüentemente, vencê-lo.


QUESTÃO 28 (Descritor: reconhecer afirmativas acerca de transformações sócio-cultural em texto metafórico)

Assunto: Modernismo / Parnasianismo

a) INDIQUE DOIS MOTIVOS que justifiquem a denominação de  “monstro”, dada ao automóvel.
b) IDENTIFIQUE quais movimentos artísticos citados no texto são representados, metaforicamente, pelos substantivos AUTOMÓVEL e PÉGASO, respectivamente.


QUESTÃO 29 (Descritor: argumentar convenientemente na explicação de afirmativas)

Assunto: Modernismo / Parnasianismo

REDIJA um parágrafo argumentativo, de estrutura completa, EXPLICANDO a frase final do texto. Utilize, na fundamentação das afirmativas, elementos relevantes, objetivos e coerentes.


QUESTÃO 30 (Descritor: reconhecer características do Concretismo em texto)

Assunto: Concretismo

O texto de Paulo Leminski, poeta da fase contemporânea da literatura brasileira sempre reconheceu que sofreu influências do Concretismo em seu trabalho artístico.

Identifique no texto abaixo, pelo menos, três aspectos típicos dessa fase da literatura.

1930
1960
1980
amor
homem
ama
dor
come
cama

fome


a)
b)
c)
           
QUESTÃO 31 (Descritor: distinguir preocupações estético-temáticas em diferentes fases da poesia brasileira)

Assunto: Poesia Contemporânea

a) Tomando como base o poema da questão 30, EXPLICITE o principal objetivo da produção artística da década de 60.

b)  JUSTIFIQUE suas afirmativas a partir do vocabulário do poema.


QUESTÃO 32 (Descritor: reconhecer linguagem coloquial)

Assunto: Presença de linguagem simples no texto literário.

No trecho abaixo, o artista explora a linguagem cotidiana na produção do poema. Identifique um verso em que isso pode ser confirmado e justifique sua resposta.

                                               Aqui estou,
                                               Dora, no teu colo,
                                               nu
                                               como no princípio
                                               de tudo.

                                               Me pega
                                               me embala
                                               me protege.
                     
                                                                                       José Paulo Paes

a) Transcrição do/dos versos:
b) Justificativa:


QUESTÃO 33 (Descritor: ausência de limites entre o poético e o não-poético)

Assunto: Temática modernista

Os autores modernistas consideram que tudo pode ser tema de poesia. Reconheça no texto de Carlos Drummond de Andrade tal comportamento e comente-o.

                        Vou jogar meu guarda-chuva
                        no depósito de objetos sem uso.
                        guarda-chuva ridículo, monstruoso morcego
                        que abro contra o céu negro.
                        Não mais me adianta abri-lo contra a chuva das horas.

a)     Tema do poema:
b)    Comentário:














QUESTÃO 34 (Descritor: distinguir diversas nuances do nacionalismo brasileiro)

Assunto: Verde-Amarelismo – 1ª. Fase do Modernismo

O texto abaixo se filia a  que tipo de nacionalismo da 1ª. Fase do Modernismo? Justifique sua resposta, em até três frases completas e claras.

                        Mas o que eu ouço, antes de tudo, nesta hora de sol puro
                        palmas paradas
                        pedras polidas
                        claridades
                        brilhos
                        faíscas
                        cintilações

                        é o canto dos teus berços, Brasil, de todos esses teus berços, onde dorme,
                        com a boca escorrendo leite, moreno, confiante, o homem de amanhã!
                                                                                  Ronald de Carvalho

a) O texto se filia ao nacionalismo classificado como_______
b) Justificativa:

QUESTÃO 35 (Descritor: reconhecer o emprego de imagens não-lógicas na construção do lirismo)


Assunto: Espontaneidade modernista

Oswald de Andrade compõe um retrato de uma cidade brasileira de maneira aparentemente ilógica. Que recursos ele utilizou para descrever Nova Iguaçu? Cite a característica modernista presente no poema e comprove sua afirmativa com trechos do texto.

                        NOVA IGUAÇU

             Confeitaria Três Nações
            Importação e Exportação
            Açougue Ideal
            Leiteria Moderna
            Café do Papagaio
            Armarinho União
      No país sem pecados.

a)     Característica modernista:

b)    Comprovação:


QUESTÃO 36 (Descritor: reconhecer intenções participantes do artista)

Assunto: Arte engajada

Affonso Romano de Sant´Anna registra a sua preocupação com a realidade contemporânea no poema abaixo. Leia-o com atenção e, em seguida, redija um texto de, no máximo, três frases completas sobre o aspecto social abordado nos versos.

                        Há 500 anos caçamos índios e operários
                        há 500 anos queimamos árvores e hereges,
                        há 500 anos estupramos livros e mulheres,
                        há 500 anos sugamos negras e aluguéis.
                        ...
                        Este é um país de síndicos em geral,
                        Este é um país de cínicos em geral,
                        Este é um país de civis e generais.


QUESTÃO 37 (Descritor: reconhecer o efeito do diálogo intertextual)

Assunto: Intertextualidade

Compare a temática e a estrutura dos poemas I e II.

Poema I:  Canção do Exílio, de Gonçalves Dias.

                        Minha terra tem palmeiras
                        Onde canta o sabiá
                        As aves que aqui gorjeiam
                        Não gorjeiam como lá.

Poema II:  Fazendeiros de Cana, de Carlos Drummond de Andrade.

                        Minha terra tem palmeiras?
                        Não. Minha terra tem engenhocas de rapadura e cachaça
                        E açúcar marrom, tiquinho, para o gasto.

                        As fazendas misturam dor e consolo
                        Em caldo verde-garrafa
                        E sessenta mil réis de imposto fazendeiro.

O eu-lírico do poema II dialoga com o texto romântico de Gonçalves Dias. Entretanto, o modernista Drummond rompe com o sentido do poema original. Redija um pequeno texto, CONFRONTANDO as duas posturas dos artistas.

QUESTÃO 38 (Descritor: explicitar a concepção artística de um texto)      
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
Assunto: Metalinguagem

Leia com atenção a crônica que se segue, da obra Ai de ti, Copacabana!, do escritor Rubem Braga.

            Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial! Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas não existem na pena de um pavão. Não há pigmentos.  O que há são minúsculas bolhas d´água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas.
            Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade.
            Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! Minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico.
                                                                       Rio, novembro, 1956

a)     Dê um exemplo de linguagem metafórica utilizada no texto:
b)    Avalie, em duas frases no máximo,o grau de importância da explicação científica da natureza em relação à fantasia.
c)     Comente a metáfora da criação artística a partir da figura do pavão.















QUESTÃO 39 (Descritor: interpretar intenções poéticas em poemas)

Assunto: Intertextualidade

Unicamp/SP 

Leia com atenção o poema de Carlos de Oliveira e responda às questões que se seguem.

                        LAVOISIER

            Na poesia,
            natureza variável
            das palavras,
            nada se perde
            ou se cria,
            tudo se transforma:
            cada poema,
            no seu perfil
            incerto
            e caligráfico,
            já sonha
            outra forma.

O princípio enunciado por Lavoisier, na química, diz que “ na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

a) O que teria levado Carlos de Oliveira a dar a esse poema o título de Lavoisier?
b) Como podem ser interpretados os seis versos finais?

QUESTÃO 40 ( Descritor: iInterpretar texto modernista em prosa)

Assunto: Prosa modernista

O fragmento abaixo foi extraído do conto Amor, de Clarice Lispector. Leia-o com atenção, antes de responder aos itens da questão.

            O bonde se sacudia nos trilhos e o cego mascando goma ficara atrás para sempre. Mas o mal estava feito. A rede de tricô era áspera entre os dedos, não íntima como quando a tricotara. A rede perdera sentido e estar num bonde era um fio partido; não sabia o que fazer com as compras no colo. E como uma estranha música, o mundo recomeçava ao redor. O mal estava feito. Por quê? Teria esquecido de que havia cegos? A piedade a sufocava. O mundo se tornara de novo um mal-estar.

a)     Clarice Lispector integra o grupo modernista que pesquisa o interior do ser humano. A partir de passagens contidas no trecho lido, redija um pequeno texto comprovando tal afirmativa.
b)      A frase O mal estava feito é repetida duas vezes no fragmento lido. Interprete os efeitos de tal estratégia de composição do texto.

 

 













GABARITO DAS QUESTÕES OBJETIVAS


QUESTÃO 01:
B

QUESTÃO 13:
B
QUESTÃO 02:
C

QUESTÃO 14:
B
QUESTÃO 03:
D

QUESTÃO 15:
B
QUESTÃO 04:
D

QUESTÃO 16:
A
QUESTÃO 05:
A

QUESTÃO 17:
A
QUESTÃO 06:
C

QUESTÃO 18:
D
QUESTÃO 07:
B

QUESTÃO 19:
B
QUESTÃO 08:
B

QUESTÃO 20:
C
QUESTÃO 09:
D

QUESTÃO 21:
D
QUESTÃO 10:
B

QUESTÃO 22:
A
QUESTÃO 11:
A

QUESTÃO 23:
C
QUESTÃO 12:
A

QUESTÃO 24:
C


GABARITO DAS QUESTÕES ABERTAS

QUESTÃO 25

a)
  • Poeta é um ser especial x Dessacralização da poesia
  • Forma rígida x Versos livres e brancos
  • Tradição x Visão inovadora
  • Conservadorismo x Ousadia poética
  • Beleza clássica x Visão crítica da vida

b)
·         Artista quer produzir textos opostos aos que existiam no parnasianismo e modernismo.
·         A figura feminina idealizada não pode ser musa do poeta modernista.
·         O texto modernista deve incomodar, abordar o lado real, sujo da existência.

c) Lirismo romântico fugia da realidade da vida.


QUESTÃO 26

a)     Sei que canto e a canção é tudo.
b)    O substantivo motivo sugere que o artista explicitará quais são as razões que o levam a escrever. Observar que o eu-lírico se define como alguém preocupado com o presente, consciente de que ele ficará conhecido por causa da sua produção artística, crente em que não é especial por ser capaz de escrever. Texto é metalingüístico.

QUESTÃO 27

a)     Há duas possibilidades de interpretação do título do poema:
- erro gramatical
- equívoco do colonizador  ao desprezar a cultura indígena.

b)
  • Valorização do nacional
  • Revelação de um país até então atrelado aos modelos europeus.
  • Interesse da nacionalização da poesia
  • Irreverência
  • Linguagem coloquial
QUESTÃO 28

a)     Usar o que está entre aspas no texto para justificar os motivos do grande estranhamento da sociedade diante das transformações.
b)    Automóvel = Modernismo
Pégaso = Parnasianismo


QUESTÃO 29

O texto deverá demonstrar que o autor indicou metaforicamente que a arte do século XX deveria refletir os avanços tecnológicos do século que se iniciava. Deve-se citar explicitamente os ideais parnasianos não se enquadravam no novo mundo.


QUESTÃO 30

  • Abolição do verso
  • Exploração do espaço em branco
  • Economia verbal
  • Disposição das palavras no papel
  • Anti-discursionismo

QUESTÃO 31

a)     arte engajada – participante – poesia de denúncia social
b)    Os substantivos homem  - come – fome sugerem quais as condições de vida do povo na década  - título


QUESTÃO 32

a)     Transcrever os três últimos versos
b)    Próclise em inicio de frase é típico de linguagem coloquial.


QUESTÃO 33

a)     O guarda – chuva e sua finalidade para o eu – lírico.
b)    No Modernismo não há um fio nítido que distinga o poético do não poético.


QUESTÃO 34

a)     Nacionalismo ufanista – Corrente Verde – Amarelismo
b)    O Brasil é idealizado. A nação é o futuro de humanidade.


QUESTÃO 35

a)     Uso de idéias fragmentadas, sobreposição de imagens descontínuas.
b)    Os substantivos confeitaria, açougue, leiteria, armarinho, constroem o cenário de Nova Iguaçu.


QUESTÃO 36

A resposta deverá fazer referência à organização injusta da sociedade brasileira, aos grupos sociais que dominam e aos que são dominados. Poderá haver referência ao contexto histórico do país nas décadas de 60/70.




QUESTÃO 37

Há paródia do texto II em relação ao texto I. O texto I idealiza a pátria do eu – lírico, o texto II aborda mais criticamente a terra natal do poeta.


QUESTÃO 38

a)     Última frase do primeiro parágrafo
Segunda frase do último parágrafo
b)    A ficção, a imaginação são mais significativas que a análise racional da realidade.
c)     A partir da figura do pavão é feita uma analogia como o ato de criar: na arte, há situações que não podem ser descritas no discurso científico.


QUESTÃO 39

a)     O princípio da Química se aplica ao ato de criar
Os textos criados são uma releitura de outras composições: diálogo intertextual.
b)    A cada leitura ou interpretação, os textos adquirem novos / outros sentidos.

QUESTÃO 40

a)     Os elementos prosaicos, comuns, os acontecimentos do dia-a-dia: o bonde, as compras, a rede de tricô e, principalmente o cego, são pretextos para a narradora mergulhar em seu universo particular e questionar a própria existência. É o que se denomina monólogo interior.
b)    O cego mascando chiclete é o detonador das reflexões da narradora. Nas duas ocasiões em a frase O mal estava feito é usada, a figura do cego emerge na lembrança da protagonista e lhe causa certo desconforto.

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